Em mais de 30 anos de
atuação na área de educação percebi que os pais precisam ser parceiros da
escola, para que a criança perceba que eles e os colégios têm as mesmas
atitudes em relação à aprendizagem. Quando falamos em educação, cada família
tem a sua estrutura, já a escola trabalha com o coletivo. Ou seja, cada criança
vem de uma família diferente, com crenças diferentes, mas o colégio tem uma
rotina específica, que traz não só as questões pedagógicas e de aprendizagem,
mas também as questões de limite, e acima de tudo, de respeito. Para a fase
infantil, ter uma rotina é muito importante e a escola contribui com isso.
Quando a família escolhe a instituição de ensino para o filho, é necessário que
ela acredite nos valores e na proposta pedagógica que ela possui, para poder
validá-los. A criança tem que saber que a atitude de ambas é a mesma.
A família também precisa
caminhar junto à escola, pois se ela traz algo diferente do que a escola
oferece para a criança, que passa grande parte do dia dentro do colégio, acaba
atrapalhando o desenvolvimento infantil. Os familiares ajudam a escola quando
acredita no trabalho da escola. A criança
precisa ter a certeza de que a linguagem é a mesma, em casa e na escola, assim
ela sai ganhando com isso. Como coordenadora pedagógica da Educação Infantil no
Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo, percebi outras
atitudes importantes de pais e responsáveis que ajudam a proporcionar momentos
de estudo com qualidade aos educandos que gostaria de compartilhar.
Não há necessidade de
obrigar a criança a estudar após o colégio. Para ela, a aprendizagem é muito
espontânea e significativa. Portanto, uma atividade muito formal numa fase
inicial não se faz necessária. Vale muito mais um tempo de leitura junto à
família do que horas de estudo. Porém, você rever o que seu filho aprendeu na
sala de aula, sentar com ele para que ele conte o que fez na escola, isso sim
ajuda, além disso, ver e acompanhar a tarefa de casa é muito importante, pois
nessa fase, a tarefa que vai para casa tem o intuito de formar a rotina de
estudo. É fundamental que a criança tenha um período para essas tarefas que a
escola envia, pois é a escola que dosa esse tempo necessário mediante as
tarefas solicitadas. Não precisa de horas e horas de atividades e estudo na
infância, mesmo porque num primeiro momento ela vai se dedicar, depois não
mais, será algo mecânico.
Ela deve ter uma rotina, por
conta disso são enviadas tarefas de acordo com a faixa etária que trará essa
rotina. Dedicar um tempo curto para que a criança possa repensar o que ela
aprendeu ou o tempo da demanda da tarefa que a escola encaminhou ajuda
bastante. A família auxilia essa rotina. Se todo dia a criança tem tarefa,
então todo dia ela sentará para fazê-la naquele momento, longe de brinquedo,
televisão e outros aparelhos ou objetos que possam distraí-la. Outro
ponto que pode ajudar é reforçar a postura de estudante e, por exemplo, evitar
levar a criança para passear sem antes ter o tempo da tarefa, o que acaba
mostrando que a escola está em segundo plano e que outras atividades são as
prioridades.
Sendo assim, o tempo de
tarefa que a escola solicita deve ser respeitado, pois a criança passa a
entender qual é sua responsabilidade e vai inserindo
uma rotina adequada de estudo. A quantidade de horas que uma criança
precisa ter de estudo fora da sala de aula deve aumentar gradativamente. Para
uma criança pequena, de 4 a 5 anos, uma tarefa de 30 minutos dá conta de uma
dedicação efetiva nesse momento. Conforme ela vai crescendo, o tempo vai
aumentando, pois, a necessidade é outra.
Na infância, ela passa pelo
processo de construção do próprio conhecimento, mas com o passar do tempo o
contato será com temas mais conceituais, que necessitam de mais estudo e
pesquisa, ou seja, de um período maior. E quando, mesmo pequeno, mostramos que
esse tempo de estudo é importante e mostramos que não é opcional, trabalhamos a
postura de estudante e isso vai aumentando gradativamente, para que essa
postura seja fortalecida e para que a criança dê conta da demanda que crescerá
durante a vida escolar.
Gislene Maria Magnossão
Naxara - Coordenadora Pedagógica da
Educação Infantil e 1° ano do Colégio Salesiano Santa Teresinha, Gislene Maria
Magnossão Naxara atua na área de educação há 32 anos. Formada em pedagogia e
pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade Presbiterana Mackenzie, ela
também cursou especializações em didática de 1ª a 4ª série, semiótica e
aprendizagem cooperativa com novas tecnologias no estilo Salesiano.
Colégio Salesiano Santa
Teresinha
Rua Dom Henrique Mourão, 201
– Santa Terezinha
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