Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Itália e Brasil assinam acordo de cooperação para troca de tecnologia



Parceria será entre estado de São Paulo e região da Úmbria
Assinatura do memorando ocorreu nesta segunda-feira, 29 de janeiro


Uma delegação do Estado Italiano da Úmbria chegou ao Brasil neste domingo (28) para a assinatura de um memorando de entendimentos com o Governo do Estado de São Paulo, visando à cooperação nas áreas econômica, de saúde, social, científica e cultural. A comitiva foi recepcionada pelo senador italiano Fausto Longo, que vem trabalhando há meses para que este acordo entre os dois países se concretizasse. A assinatura ocorreu hoje, segunda-feira (29), às 14h, no Palácio dos Bandeirantes. A comitiva ficará no Brasil até dia 30 e tem agenda também em Campinas e Piracicaba.


Além do senador Longo, o deputado Fabio Porta, também eleito na Itália pelos cidadãos residentes na América do Sul, participa da recepção ao grupo, que inclui o responsável pelo Serviço de Relações Internacionais e Cooperação da Região da Úmbria e pela Úmbria Jazz, Giampiero Rasimelli; o diretor da Área da Saúde da Região da Úmbria, Walter Orlandi; e o responsável pela área internacional da Confindústria Úmbria para o setor biomédico, Maurizio Petrozzi.



A programação de atividades em São Paulo inclui encontros com o cônsul geral da Itália, Michele Pala, e com o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEREX/FIESP).

De lá, a comitiva segue para Campinas e Piracicaba, respectivamente, onde tratará assuntos pertinentes ao protocolo assinado com o Estado de São Paulo. Os encontros em Campinas ocorrerão na prefeitura, com o prefeito Jonas Donizette, e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o reitor Dr. Marcelo Knobel.

Isso porque a cooperação prevê uma parceria com a Unicamp, com projetos no campo sociossanitário, com particular atenção à predisposição e instalação, no município de Campinas, de um polo sanitário avançado de oncologia e oncoematologia, em colaboração, dentre outras instituições, com o sistema sanitário do Estado da Úmbria, em particular o Hospital de Perugia.

Para Longo, o compromisso em criar, facilitar e ampliar o relacionamento entre Itália e Brasil faz parte do seu empenho como parlamentar. “A proposta de uma colaboração na área da saúde com a Itália é algo que a comunidade italiana presente no Brasil anseia há muito tempo, tanto na capital de São Paulo, como no interior. Vimos trabalhando durante esses anos e, com a colaboração de todos, conseguiremos dar este primeiro passo na cidade de Campinas, tendo a oportunidade de, no futuro, fazer mais nesta e em outras áreas”, afirma.


Memorando

O memorando no setor econômico prevê a implementação de ações que envolvem o intercâmbio nos setores comercial, produtivo e tecnológico, desenvolvimento de projetos de cooperação e incremento das relações econômicas, orientação às pequenas e médias empresas, transferência tecnológica, além de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos setores manufatureiros avançados, tais como agricultura, produção alimentar, energias renováveis, mecânica agrícola e industrial (automobilística, motociclística, aeronáutica e packaging) e design (decoração de casa, moda e artesanato artístico).

A criação de uma plataforma de pesquisa no âmbito das metodologias e tecnologias para o desenvolvimento da qualidade e da produção de produtos alimentícios e a promoção de intercâmbio cultural, formativo e universitário, além de intercâmbio de pesquisadores, estudiosos e especialistas também integram o documento que prevê, ainda, a elaboração de projetos nos setores da conservação, restauro e valorização do patrimônio cultural tradicional e uma organização conjunta de seminários, fórum, mostras e eventos culturais, partindo do empenho conjunto destinado a favorecer a realização, em colaboração com o Úmbria Jazz, de festival de Jazz italiano no Brasil. O acordo também se coloca na sustentação às iniciativas das comunidades de emigrados presentes em ambos os países.

“Estamos muito otimistas quanto aos resultados que este acordo de cooperação técnica pode trazer para os italianos e ítalo-descendentes que vivem aqui, e também para aqueles que tiverem sua cidadania reconhecida no futuro. Com certeza é uma troca de tecnologia e conhecimento que terá benefícios tanto para o Brasil, quanto para a Itália”, analisa Longo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados