Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O controle do estresse no dia a dia do trabalho



Mecanismo do estresse serve como alerta corporal para que possamos reagir a situações de perigo e pressão, porém a vivencia prolongada desse estado, pode levar a pessoa a um quadro de depressão grave. Com algumas dicas é possível controlar e até mesmo reverter .


O estresse é um mecanismo físico arcaico que serve para reagirmos a situações de perigo e pressão. Ao nos depararmos em uma situação desta o corpo libera dois hormônios que são chamados de adrenalina e o cortisol. A Adrenalina é a responsável por nos dá força e energia na realidade para lutarmos, ou fugirmos de uma situação de risco e pode ser utilizado como fator que nos impulsiona. Já a supersecreção de cortisol, ou a exposição de nosso organismo ao longo do tempo, pode ser prejudicial. Ele causa um envenenamento esteroide suprimindo o sistema imunológico e destrói as células cerebrais responsáveis pela memória e consequentemente afetando os processos de aprendizagem.

Os sintomas mais comuns que nos deparamos quando estamos estressados são: Distúrbios do Sono; Irritação Excessiva; Angústia; Fadiga durante o dia; Vontade de Sumir; Medo; Falta de Ar; Depressão. Adriana Vicco, psicóloga e coach de carreira olha para o cenário atual hoje com certa atenção "Encontramos muitas pessoas até deprimidas por causa do trabalho e que projetam a tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o ciclo de sono é alterado e prejudica a imunidade corporal." Avalia.

Socar a almofada, falar exaustivamente do motivador do estresse, entre outros sistemas , não são as melhores soluções para lidar com a situação, já que o cérebro não distingue o que passa em sua mente naquele momento é atual ou é passado. Reviver as situações irá liberar novamente os hormônios de adrenalina e cortisol, comenta a psicóloga. Como lidar então de forma diferente com situações que geram estresse? Vicco elenca algumas dicas:


- Conhecer as circunstancias que desencadeiam a reação de lutar ou fugir: Toda vez que o corpo reage e sente a adrenalina no sistema, vale anotar em algum lugar, assim que possível. Isto gerará a cada dia um aumento do autoconhecimento.

- Respiração: Retirar-se da situação e procurar um local calmo, para que sentado de costas eretas possa respirar inflando a área abdominal com uma contagem básica. 4 segundos para inspirar, 4 segundos retendo o ar e 4 tempo soltando o ar.


- Refletir sobre qual a importância deste fato dentro de 01 ano?


- Delegar sempre que possível. Esta é uma forma de eliminar parte da carga;
- Treinar uma equipe para depender o mínimo de você;


- Criar momentos para recarregar a bateria longe do trabalho. Sejam momentos com familiares, amigos ou mesmo um tempo sozinho;


- Após cada situação de estresse, vale visualizar o que foi aprendido e a forma de agir diferente.


Somos seres que possuem a capacidade de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos, então aproveite esta capacidade para criar sinapses diferentes em nosso cérebro.













Adriana Vicco -Graduada em Psicologia, Pós Graduada em Administração Geral, atuou nas áreas de Recursos Humanos principalmente em Treinamento e Desenvolvimento, Proprietária da AVicco Consultores, especializada em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações Certificação Internacional na Califónia em Coaching Inner Game com Timothy Gallwey e John Whitmore; International Coaching Certification Program in Personal and Executive Coach, formada pelo ICI – Integrated Coaching Institute que é credenciado pelo ICF – International Coach Federation. Também com formação como Coach pela Marcondes e na Metodologia PulvermacherFirth trazida para o Brasil por DA Consulting. Autora dos livros: Nós Peregrinos da Vida e dos e-book – Janela da Vida – Coaching Auxiliando você a alçar voo e Spiritual Thinking. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados