Um dos momentos que gera grandes
expectativas para as famílias é a iniciação dos filhos na vida escolar.
Independente da idade da criança, a adaptação é encarada como um período de
múltiplos sentimentos, tais como receio, preocupações e insegurança.
Os primeiros dias podem não ser
fáceis. É preciso que exista muita certeza e segurança na decisão tomada e que
isso seja repassado à criança da forma mais natural e firme possível. Por essa
razão, sugerimos que não poupem tempo nem energia para visitar uma diversidade
de instituições.
É importante que a escola tenha uma
proposta de adaptação para as crianças e para as famílias a fim de que esse
momento seja bem sucedido. Nessa proposta há necessidade de brincadeiras que
possibilitem a criança explorar o novo espaço, os brinquedos e interagir com as
pessoas que nele atuam.
Algumas escolas possuem um período de
adaptação exclusivo para os novos estudantes, o que permite ao professor e à
criança se conhecerem melhor. Há aquelas, inclusive, que reduzem a carga
horária dos primeiros dias para que a criança não fique muito tempo no ambiente
escolar e faça a adaptação aos poucos, já que na Educação Infantil a noção
temporal ainda não foi construída. Há também as instituições onde é permitida,
por um tempo, a permanência da família ou de alguém conhecido da criança, para
que ela perceba que não está sozinha.
Portanto, ao escolher uma escola,
atenção! Atenção a tudo! Veja como ela lida com a criança desde a entrada,
quais brincadeiras são praticadas, como acontece o envio de comunicados, de que
forma os pais ou responsáveis se comunicam com os professores e como se dá o
relacionamento entre os profissionais que nela atuam. Não esqueça, ainda, da
limpeza dos ambientes, do fornecimento dos alimentos e da segurança na entrega
das crianças na saída.
Outro detalhe importante é conversar
com a direção, com a coordenação e com os professores para conhecer a rotina, a
Proposta Pedagógica e ouvir as orientações sobre a fase de adaptação.
A escola ideal é aquela que seu
coração escolhe e também aquela que após uma análise de critérios já
mencionados aqui, correspondam ao que você idealiza como formação para seu
filho. Tenha em mente o que considera importante para ele de acordo com a idade
correspondente. Além disso, pense nos fatores que podem deixá-lo mais seguro e
tranquilo, especialmente nessa fase.
Cada escola tem seu ritmo. Cada
família tem seu ritmo. Ambas precisam se conhecer e se identificar. Algumas
instituições costumam fazer entrevistas com as famílias para conseguirem
compreender um pouco mais os hábitos e perfis das crianças e as expectativas em
relação ao trabalho que será desenvolvido no decorrer do ano letivo.
É importante lembrar que a criança
está chegando num espaço desconhecido em que os vínculos ainda serão formados.
Portanto, paciência e carinho são fundamentais por parte das famílias e da
escola, assim como as seguintes atitudes:
· Evite
que a criança falte à escola. Ir diariamente colaborará para a formação do
hábito;
· Não ceda
aos choros e à resistência. Insista para que a criança fique e permaneça na
escola. Isso contribuirá para a formação do vínculo e para a aquisição de
segurança por parte dela;
· Quando
se ausentar do espaço escolar, avise à criança que sairá por um instante, mas
que retornará. Sumir do campo visual da criança só gerará insegurança;
· Mantenha
uma postura firme e convicta. Transmita confiança. Não demonstre medo,
preocupação e não chore na frente dela, pois poderá entender que há algo errado
naquela situação e apresentar resistência para permanecer e se adaptar ao
local.
Se a criança resistir em permanecer
no ambiente escolar e não houver ninguém da família por perto, é importante que
a instituição compartilhe o que está acontecendo. Sinceridade sempre! Confiança
na relação família/escola é algo a ser construído diariamente.
Caso essa resistência persista após
diversas tentativas e propostas realizadas, dê um tempo para a criança.
Que tal visitar outra instituição?
Tentar uma proposta e espaço diverso
do anterior pode mostrar se a criança ainda não está pronta para esse novo
convívio social ou se o problema era a adaptação com a proposta anterior. Estar
atento às reações é de extrema importância.
A adaptação escolar é um momento
especial e varia de criança para criança. Por esse motivo, demonstre
interesse pelas propostas realizadas, participe das reuniões, questione o que
for preciso e, sobretudo, confie em sua intuição e na instituição escolhida.
Desejo boa sorte a todos nesta etapa
e que as crianças sejam felizes nesse espaço de aprender e conviver chamado
ESCOLA.
Jozimeire
Stocco - diretora geral do Colégio Stocco, um dos mais tradicionais do ABC
Paulista, desde 1954. É pós-doutoranda em Educação pela PUC-SP; doutora e
mestra em Educação; especialista em Educação Infantil; e bacharel em Direito.
Integra o Banco de Especialistas em Direito Educacional da ABRADE (Associação
Brasileira de Direito Educacional).
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