Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dossiê da Depilação - Cuidados, benefícios e desvantagens de cada técnica




O desejo de ter uma pele sempre bonita e lisinha já vem de tempos atrás. No Egito, por exemplo, considerado o berço dos procedimentos estéticos no mundo, a famosa rainha Cléopatra já utilizava tiras de pele de animal, banhadas em mel quente de abelha, para arrancar os pelos das axilas. Hoje, existe uma grande variedade de métodos e tecnologias a favor a beleza, mas como escolher qual é a melhor para seu tipo de pele? "Cada pessoa tem um jeito preferido para se depilar. Fatores como tempo, dinheiro, sensibilidade da pele e até a dor entram em jogo na hora de escolher o melhor método de depilação", afirma a dermatologista Larissa Viana. "Mulheres com pelos densos e mais espessos devem evitar as lâminas, enquanto as que têm o privilégio de terem poucos pelos não precisarão se importar em usá-las", ressalta. O importante, no fim, é se sentir confortável com a técnica escolhida.


LÂMINAS
Indicação: Indicado para mulheres com poucos pelos finos.
Vantagem: o método mais rápido, prático e barato que existe. Pode ser levado na bolsa de viagem e ser feito durante o banho.
Desvantagem: a eficácia e duração é reduzida por não remover os pelos pela raiz. Então, o tempo de uma depilação e outra é bem curto e pode causar a folicute e irritação de pele. Larissa relembra: "também remove uma camada da pele, o que a deixa mais sensível e seca." Durabilidade: de 1 a 3 dias


CERA QUENTE
Indicação: esse método é indicado para regiões com maior quantidade de pelos.
Vantagem: "a temperatura alta da cera ajuda a retirar os pelos desde a raiz com mais facilidade, pois abre os poros.", afirma Larissa. Também é uma das alternativas mais procuradas por quem quer uma depilação duradoura. Possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser ou com linha, é menos dolorosa que a cera fria.
Desvantagem: o método não é indolor, geralmente causa incômodo, principalmente para pessoas que tem sensibilidade a dor. Durabilidade: cerca de 1 mês


CERA FRIA
Indicação: é indicado para quem tem poucos pelos e prefere se depilar em casa, mas é aconselhável para pequenas regiões, como o buço.
Vantagem: é mais prático que a cera quente, mais econômico e pode ser feita em casa.
Desvantagem: é mais dolorido que a cera quente, pois não tem o calor que ajuda a abrir os poros. Durabilidade:  de 15 a 20 dias.


LASER
Indicação: O laser é um método de depilação semi-definitiva. "O calor dos raios laser agem sobre a região a ser depilada, queimando o folículo piloso, que pouco a pouco deixa de produzir pelos", explica Larissa. É o método mais indicado para mulheres que têm muitos pelos e desejam se livrar das constantes e dolorosas depilações.
Vantagem: reduz a quantidade de pelos na região, cerca de 75% a 80%, e a durabilidade é a maior comparada com outros métodos.
Desvantagem: o custo é um dos mais altos e é necessário buscar por profissionais de qualidade, pois os aparelhos utilizam níveis altos de energia, passíveis de provocar queimaduras irreversíveis ou cegueira, caso os raios atinjam os olhos acidentalmente. Durabilidade: manutenção a cada seis meses em média.


FOTODEPILAÇÃO
Indicação: a fotodepilação é uma novidade. "Essa tecnologia inovadora torna os fios mais finos e frágeis, reduzindo a sua quantidade parcialmente", ressalta Larissa.
Vantagem: além de ter efeito duradouro, essa técnica ajuda na foliculite.
Desvantagem: o custo é mais alto que a cera e inferior a depilação a laser. Durabilidade: manutenção a cada seis meses.


LINHA
Indicação: É indicada para áreas com poucos pelos finos, como o buço. Utilizando uma linha de algodão, seda ou mesmo poliéster, esse processo retira os pelos um a um.              
Vantagem: método de origem Marroquina, a depilação com linha elimina os pelos sem o atrito violento da cera.
Desvantagem: requer muita técnica de quem o desempenha para reduzir a dor causada, além de ser uma técnica demorada. Durabilidade: cerca de um mês


CREMES DEPILATÓRIOS
Indicação: para quem tem sensibilidade à depilação com lâmina de barbear e possui poucos pelos finos.
Vantagem: sem dor, investimento baixo, pode ser feito em casa e não exige técnica, apenas atenção nas orientações do rótulo do produto.
Desvantagem: sua principal desvantagem é a durabilidade, pois não remove o pelo pela raiz. "E cuidado com o tempo indicado de exposição na pele - que vai de 5 a 10 minutos - caso ultrapasse pode ocorrer queimaduras químicas, dermatite de contato ou escurecimento da área por conta de irritações", avisa Larissa. Durabilidade: costuma crescer em 4 ou 5 dias.


MÁQUINAS DE DEPILAÇÃO
Indicação: para quem tem poucos pelos ou muita resistência à dor, a máquina de depilação consiste em pinças giratórias que removem os pelos pela raiz.
Vantagem: não requer técnica e pode ser feita em casa e o investimento é feito uma vez só, na compra do aparelho. Outra vantagem é que não precisa esperar todos os pelos crescerem para repetir o procedimento, como acontece no caso da cera.
Desvantagem: pessoas com muito pelo e grosso podem sentir muita dor com esse método. Durabilidade: O intervalo entre as depilações é de 15 a 30 dias

 


Dra. Larissa Viana (CRM 109322) - formada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Membro e dermatologista especialista  pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além de membro do Congresso Iberolatinoamericano de dermatologia. Também é membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e fez parte do corpo clínica da dermatologista Ligia Kogos.
www.larissaviana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados