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sexta-feira, 26 de março de 2021

Próximos passos da IoT no Brasil

Sancionada a lei que promete incentivos à Internet das Coisas, a expectativa é que a medida aqueça o setor, torne a tecnologia mais barata, traga investimentos para o Brasil e gere mais de 10 milhões de empregos nos próximos anos, segundo o Ministério das Comunicações.

Por outro lado, a tecnologia desponta como uma das viabilizadoras para promover a transformação digital e lastrear novos modelos de negócios na pós-pandemia. Em um mundo de tantas oportunidades, num país de dimensões continentais, como esse avanço deve impactar a nossa vida, no Brasil?

Primeiro, é necessário dizer que o avanço e a popularização dessa tecnologia não devem tomar lugar “a jato” no país. Isso porque o Brasil ainda precisa investir em infraestrutura adequada para suportar a larga escala desse tipo de tecnologia fora dos grandes centros urbanos.

Isso não significa, entretanto, que o setor não esteja avançando – e alguns segmentos podem exemplificar muito bem essa dinâmica. Em termos práticos e mais próximos do cotidiano de grande parte dos cidadãos, o uso de IoT para conectar maquininhas de cartão e rastreadores de veículos já é bastante empregado há algum tempo.

Um outro setor que tem esse uso avançado no país é o da manufatura, com a indústria 4.0. Vale ressaltar que o avanço está presente majoritariamente em fábricas de grande porte e companhias com fôlego de investimento, mas seus avanços já são notáveis.

O uso de IoT para melhorar a segurança de funcionários em fábricas e plantas, ativando alertas para os operários que se encontram em situação de risco ou que não estão utilizando EPIs, ou ainda se são identificadas oscilações anômalas em estruturas, são algumas das aplicações de  sucesso que a Minsait tem realizado. A companhia também utiliza o IoT na eficiência operacional, mediante a capitalização de dados de dispositivos IoT para otimizar custos e maximizar a vida útil de ativos por meio da manutenção preditiva baseada no dado. De fato, graças ao desenho e implantação de soluções como estas a Minsait já reduziu em até 50% os custos operacionais de supervisão de ativos em zonas de alto risco, minimizando a necessidade de atuação humana na prevenção de acidentes.

Partindo para outras esferas, o setor elétrico é outro exemplo próximo, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções relacionadas à descarbonização e eficiência energética. Pontos como o armazenamento de energia, geração distribuída, mobilidade elétrica e gestão de demanda ativa, bastante discutidos, dependem do avanço de tecnologias como IoT e Big Data para ampliarem seu potencial no país.

Neste âmbito, a Minsait tem apoiado o maior produtor de energia renovável de um importante país europeu a alcançar altos níveis de antecipação e controle, por meio da adoção de uma plataforma IoT e Big Data que permite o processamento contínuo de mais de 200 sinais de suas 1.500 turbinas para convertê-los, com o uso de analítica avançada, no conhecimento que permite a esta companhia prever a produção eólica do dia seguinte, maximizando assim sua rentabilidade e evitando penalizações por desvios.

O setor de saúde também pode se beneficiar largamente do uso de IoT. Com dispositivos conectados, será cada vez mais fácil fazer diagnósticos e cruzar informações para obter benefícios. Alguns exemplos práticos disso são o armazenamento automático na nuvem, empoderamento do paciente e o registro autônomo de informações.

Há vários anos a Minsait posicionou-se como pioneira com uma solução de tele assistência e monitoramento em hospitais, habilitando a análise em tempo real e de maneira remota e desatendida das variáveis clínicas de pacientes crônicos por meio de dispositivos IoT, assim como reduziu os deslocamentos aos hospitais em até 40% e deslocamentos médicos às residências em cerca de 20%. Portanto, o IoT não só se tornou uma ferramenta de eficiência hospitalar, como também estabeleceu desde então novos níveis de qualidade de vida a estes pacientes, mantendo sua segurança e controle, sem implicar em visitas periódicas e desnecessárias ao hospital.

O agronegócio também tem sua parcela de benefícios. Eficiência na produção, transporte e no plantio já são realidade e contam com o apoio de dados para minimizar perdas. Fazer com que o país avance no ranking mundial de produção de alimentos certamente é um interesse para os brasileiros que atuam nesse setor – um dos mais representativos para a economia do país.

Na outra ponta, em termos de setores com aplicação ainda em menor escala da internet das coisas, está a meteorologia, por meio do conceito de “weather of things”. Basicamente, trata-se do uso de dados – além dos tradicionais e conhecidos satélites – para fornecer previsões super precisas a respeito da previsão do tempo, um fator extremamente útil se considerarmos regiões de risco ou previsões de alagamentos, por exemplo.

O uso de drones conectados, medidores de poluição e carros autônomos também entram nesse escopo. Para seu amplo desenvolvimento no país, a aprovação e o uso do 5G devem desempenhar um papel essencial, contribuindo não só para a conexão individual de cada setor, mas para a construção de um objetivo final ainda maior: o das cidades inteligentes.

O IoT teve nos últimos anos um papel protagonista na transformação de cidades em Smart Cities. A centralização e exploração cruzada do dado proveniente das diferentes “verticais” da cidade (transporte, comunicações, iluminação, turismo, etc) habilitou a criação de casos de uso sofisticados que otimizaram a utilização dos recursos nas cidades, tais como: iluminação inteligente, gerando economias de cerca de 40% no consumo elétrico e irrigação inteligente, com economias de até 25% no consumo de água.

Do ponto de vista tecnológico, as empresas que buscam avançar em IoT serão desafiadas a revisitar sua estratégia e arquitetura tecnológica. No “final do dia”, IoT se trata de dados, “Things” geram dados e estes serão gerados em uma escala cada vez maior, exigindo uma arquitetura que seja capaz de capturá-los, processá-los e armazená-los. Além disto, com o IoT, uma porta para implementação de novos casos de uso se abre e estes, por sua vez, requerem tecnologias complementares como soluções de “streaming” para análises real time, microsserviços, Inteligência Artificial e edge computing.

Neste contexto, é preciso bastante atenção para não se perder neste universo de novas possibilidades. É preciso priorizar os casos de uso a serem implementados, definir corretamente o roadmap de evolução da arquitetura tecnológica e escolher adequadamente as soluções a serem implantadas. Aqui, vale lembrar que as soluções disponíveis no mercado estão cada vez mais diversificadas e sobrepostas, levando a um aumento de complexidade no processo deseleção e tomada de decisão. Este é um ponto em que temos aportado bastante valor aos nossos clientes. Ao combinar conhecimento de diversas indústrias com conhecimento tecnológico, temos sido capazes de acelerar toda esta jornada e, principalmente, otimizar os investimentos dos nossos clientes.




Glênio Araújo - Gerente Sênior de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil

 

Minsait

www.minsait.com

 

Indra

www.indracompany.com

 

Emprego na pandemia: especialista dá dicas como fazer um vídeo currículo e se destacar entre os candidatos

Novo formato ainda é uma novidde, mas já está ganhando espaço nos processo seletivos das empresas 

 

 

 

Em tempos de pandemia e com boa parte dos trabalhadores em home office, muitas empresas e recrutadores - especialmente no setor varejista e nas seleções com muitos candidatos, como as de trainees - passaram a requisitar o currículo por meio de vídeo aos candidatos. Esse tipo de produção audiovisual requer basicamente que os interessados descrevam suas habilidades e conquistas profissionais, assim como seus objetivos de carreira e pretensões futuras.

 

De acordo com Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, o currículo escrito já não é um bom parâmetro para capturar a personalidade ou essência da pessoa nos tempos atuais. “Na melhor das hipóteses, os documentos em papel ou PDF apenas atestam o que o candidato fez no passado, porém não demonstram o que é capaz de realizar no futuro”, afirma.

 

Para o executivo, o material em vídeo é muito mais rico para o recrutador avaliar e conhecer melhor a personalidade do candidato como um todo, além de agilizar algumas etapas do processo seletivo. Por todas essas razões, muitas empresas passaram a requisitar o envio de um vídeo currículo na primeira etapa da candidatura desde o início da pandemia, inclusive a própria LEO Learning.


 

Questionamentos


Embora algumas pessoas possuam uma certa resistência, tendo como base de argumentação o fato de não ser ator ou ter vocação para artes cênicas, o modelo é eficaz porque o recrutador consegue avaliar se o candidato consegue expressar uma ideia e a sua linha de raciocínio. “A capacidade de comunicação hoje é fundamental para diversas vagas no mercado de trabalho. Com o vídeo, é possível começar a avaliar tudo isso de uma forma bem tranquila e ágil”, explica Richard.

 

Outro benefício do vídeo currículo é a possibilidade de checar a capacidade de protagonismo do candidato. “Muitas pessoas têm vergonha ou medo de falar em um vídeo. Ele acaba sendo uma boa opção para verificar quem tem coragem para se apresentar dessa forma. Isso também mostra um maior interesse pela vaga, pois uma gravação demanda tempo de preparação por parte dos candidatos”, argumenta.

 

O executivo ainda lembra que o vídeo currículo não substitui a entrevista, serve apenas como a primeira triagem de currículos escritos. “Muitas vezes o currículo audiovisual vem também acompanhado ao modelo tradicional, o que mostra ao gestor de RH uma boa versatilidade do candidato, além de ressaltar diferentes qualidades”, completa.  


 

Como fazer um vídeo currículo atraente?


Segundo o CEO da LEO Learning, o vídeo currículo deve contar com um breve resumo sobre os principais feitos da carreira, projetos, resultados, além das suas expectativas futuras. Para isso, é preciso que o candidato faça um roteiro e estude muito bem antes o que vai falar. Isso não significa, entretanto, que o candidato deve decorar ou ler um texto. “O recrutador precisa sentir a naturalidade no vídeo. Uma pessoa que não é capaz de falar um pouco sobre si mesma com naturalidade terá menores chances de ser contratada”, revela.

 

Para auxiliar os candidatos na produção do currículo audiovisual, o executivo traz outros detalhes importantes antes de realizar a gravação. Confira:


 

Roupas


Quando criamos um vídeo currículo, apresentamos um pouco da nossa própria identidade e marca pessoal. O indicado é estudar o tipo de empresa em que está se candidatando para avaliar a melhor maneira de se vestir. Caso a entrevista seja em uma companhia do mercado financeiro, vista-se de uma maneira mais formal. Já se for em uma startup, prefira utilizar roupas mais despojadas ou que podem revelar um pouco de sua personalidade.


 

Postura


Nosso corpo transmite sinais sobre quem somos ou qual momento estamos vivenciando na vida. Portanto, a postura em frente à câmera é importante. Tenha confiança e um tom de voz adequado.


 

Escolha do lugar


O ambiente de gravação deve ser silencioso, iluminado e organizado. Avise a quem estiver próximo que não poderá ser interrompido.


 

Duração


O recomendável é que o vídeo tenha, em média, de dois a três minutos. Mais uma vez, o segredo é ensaiar para que o conteúdo fique dentro deste tempo.


 

Tecnologia


Teste a câmera ou a webcam antes de gravar, para ter certeza de que estará funcionando perfeitamente e que a captação da imagem e do áudio estarão adequadas.

 

 

Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia; ViaQuatro e ViaMobilidade participam de campanha pela causa

Data tem por objetivo desconstruir preconceitos e ampliar o olhar para quem tem o problema

 

Para combater o estigma e a discriminação que ronda a epilepsia, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, respectivamente, estão juntas com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) na campanha "Epilepsia: derrubando mitos e preconceitos".

Nos nichos de leitura das 27 estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, os usuários têm acesso a folders informativos com orientações sobre a epilepsia; e, até final de abril, uma série de painéis ficarão dispostos nas plataformas das linhas, com mensagens que deixam claro que a doença não incapacita ninguém. Nos cartazes, a chamada aponta para a mensagem: "Quem vê cara não vê epilepsia".

Mais informações da campanha estão também sendo veiculadas em vídeos nos monitores dos vagões e nas estações. "A campanha se relaciona perfeitamente com a dinâmica do transporte público, com milhares de passageiros que se cruzam sem saber as histórias uns dos outros, em um ambiente onde pessoas com epilepsia podem ter crises", diz Maria Alice Susemihl, presidente da ABE. Dados da OMS mostram que 50 milhões de pessoas no mundo têm epilepsia.

Hoje, dia 26, é o Dia Roxo ou Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, data criada em 2008 por Cassidy Megan, uma criança de 9 anos, com o apoio da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). A cor foi escolhida em referência à flor de lavanda, frequentemente associada ao sentimento de solidão. Para Cassidy, a solidão era o sentimento que melhor definia as pessoas que sofrem com a epilepsia.

Segundo a ABE, muitos ainda acham que a epilepsia é contagiosa. Essa crença, infundada, impede que ajudem quando alguém está tendo uma crise convulsiva. Também existe um estigma muito forte de que é uma doença mental, o que não é verdade. A campanha tem este papel importante de mostrar que a pessoa com epilepsia sofre mais com o preconceito do que com a própria condição.

"As concessionárias apoiam campanhas como esta porque é importante que informações confiáveis cheguem a todos, a fim de acabarmos com preconceitos. O esclarecimento ajuda a salvar vidas", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

 

Falta de pessoal qualificado é o maior obstáculo para inclusão digital dos pequenos negócios

Apesar dessa dificuldade, a maioria dos empresários que ainda não vende pela internet ou aplicativos pretende investir nessa estratégia nos próximos seis meses


Para 55% dos donos de pequenos negócios, que ainda não entraram no digital, a maior dificuldade para conseguir inserir as micro e pequenas empresas nesse mundo é a falta de funcionários com habilidades e conhecimentos.  Apesar deste obstáculo, entretanto, a maioria dos empreendedores (76%) que ainda não digitalizou suas empresas pretende investir, nos próximos 6 meses, para começar a efetuar vendas por meio da internet e aplicativos.  

Os dados foram revelados por uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O levantamento ouviu 1.205 empresários (entre microempresas e empresas de pequeno porte) na segunda quinzena do último mês de dezembro. Quase 91% dos entrevistados afirmaram já ter acesso aos benefícios do mundo digital e 85% destes destacaram que o uso da internet e aplicativos melhorou a situação da sua empresa. Esses resultados estimulam os donos de pequenos negócios a continuar investindo nessa estratégia. 

De acordo com o levantamento, 81% dos empresários que já estão inseridos no mundo digital pretendem fazer novos investimentos para ampliar o nível de digitalização do seu negócio. "A digitalização do pequeno negócio é um caminho sem volta e bastante acelerado pelo cenário de pandemia. Nem que seja para atrair e efetivar vendas pelo whatsapp, os empresários entenderam que é preciso criar formas digitais de manter e ampliar o mercado", analisa o presidente do Sebrae, Carlos Melles. 

A análise da inclusão digital pelo porte do negócio mostra que as EPP (92,2%) têm a maior proporção de empresas que já contam com o acesso aos benefícios do mundo digital. Já quanto ao segmento de atividade, o setor de serviço lidera com 91,9% das empresas já inseridas. O setor com menor índice de digitalização é a Construção, com 81,8%. 

Outra análise feita pela pesquisa procurou identificar a opinião dos donos de pequenos negócios a respeito da concorrência. De acordo com 26% dos entrevistados os benefícios de um aumento da concorrência seriam maiores se este crescimento se desse entre os seus fornecedores. O desejo por uma maior concorrência entre os fornecedores foi registrado pelas Empresas de Pequeno Porte (30%) e, em especial, pelas empresas dos setores da construção (36%) e da indústria (32%). 

Do ponto de vista do acesso ao mercado digital pelos pequenos negócios, o consultor da Unctad Fernando Furlan, que participou da elaboração do estudo, alerta para o fato de que essa dependência de acesso à plataformas de mercados digitais gera preocupações concorrenciais no mudo inteiro. “Essa tem se tornando a maior discussão no mundo antitruste de como garantir a inovação das big techs e ao mesmo tempo garantir que elas não sejam abusivas ao ponto de excluir os concorrentes do mercado”, ressaltou.  Segundo ele, uma das recomendações do estudo é que os pequenos negócios tenham acesso ao comércio digital de forma igualitária se contrapondo a estratégias de fechamento de mercados de grandes empresas, por exemplo. Para isso, ele aponta que as autoridades, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), fiquem atentas à formação de estruturas anticompetitivas em mercados digitais. 

 

Cooperação internacional

Os dados da pesquisa foram apresentados durante o Segundo Diálogo Regional da Unctad-Cepal sobre MPMEs e Políticas de Concorrência, nesta quinta-feira (25). O evento online foi realizado em cooperação com o Sebrae. Os participantes apresentaram o cenário da política de concorrência em seus países da América Latina e Caribe diante dos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19 sobre os pequenos negócios, principalmente no acesso aos mercados digitais.  

Na ocasião, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, destacou que, no Brasil, os pequenos negócios possuem grande representatividade no contexto empresarial e, apesar da crise, lideram a geração de empregos no país. “O Sebrae desde o início da pandemia tem tentado mitigar os efeitos nas MPE, seja na articulação com o governo brasileiro ou dando orientação às empresas, incluindo-as com base no conhecimento e no comportamento, bem como incentivando-as na transformação digital”, declarou.


SHOPPING CIDADE SÃO PAULO: Campanha de Páscoa incentiva doação de alimentos no Drive Thru Solidário

 Iniciativa começa dia 26 de março e visa arrecadar meia tonelada de alimentos não perecíveis para quem mais precisa, até 30 de abril


O Shopping Cidade São Paulo promove a partir de 26 de março a Páscoa do Cidade São Paulo - Compartilhe o Bem, campanha em celebração à data para garantir as comemorações com segurança, e ainda ajudar quem mais precisa. A ação contempla doação de alimentos não perecíveis via Drive Thru Solidário, localizado no acesso principal do empreendimento, na Avenida Paulista, 1230, e conta com apoio do Instituto CCP, que receberá e fará a distribuição das doações para ONG NovOlhar, que conecta instituições e poder público com as demandas mais urgentes da comunidade.

Pioneiro neste sistema de vendas - que funciona todos os dias da semana, das 12h às 20h, inclusive nos feriados - hoje mais de 60% das operações presentes no shopping estão ativas neste formato de compra com conveniência e segurança. "A data é simbólica, por isso criamos uma campanha social para que juntos com os clientes, possamos estar presentes de forma efetiva na vida de quem mais precisa de um conforto neste período que estamos vivendo. Não temos dúvidas de que muitos vão nos ajudar a ampliar essa corrente do bem e chegaremos à marca de meia tonelada de alimentos doados até o dia 30 de abril, fazendo a diferença na mesa de muitas famílias”, comenta Debora Viana, gerente de marketing do Shopping Cidade São Paulo, que desde o início da pandemia vem realizando ações em prol de estimular o varejo aquecido, atendendo a demandas dos clientes em tempos de distanciamento social necessário e ajudando quem mais precisa.

E quem doar, ganha na hora um voucher de 15% de desconto* para utilizar em compras feitas em lojas selecionadas na plataforma digital do shopping, o On Stores, mais um conveniente canal de venda para as marcas presentes no empreendimento. As compras feitas diretamente com as lojas, pelo telefone ou WhatsApp, além de retirada via drive thru, podem ser recebidas em casa, com frete gratuito em um raio de até 30km (nas compras a partir de R$ 50,00). E é através desses canais de compra que o cliente poderá adoçar sua Páscoa e de quem ama, mas está longe.

Entre o mix de lojas para ajudar nesta tarefa, estão Amor aos Pedaços, Biscoitê, Casa Bauducco, Havanna, Kopehagen e Lindt, além da ampla gama de marcas que participam do Drive Thru e são um ótimo motivo para participar ativamente da campanha. O processo de cuidados e higienização dos produtos, nos dois modelos de compra é criterioso e o Shopping Cidade São Paulo segue na busca por se conectar cada vez mais, para atender a todos os clientes com segurança e qualidade.

 @shoppingcidadesp

 


*Válido até dia 30/04 nas lojas** do Cidade no On Stores. Voucher não acumulativo e restrito a um por CPF. 
**O cupom não é válido para a Abreu Turismo - agência de viagens.

 

Processos de vistos americanos ganham prorrogação de prazo

Nas últimas semanas, notamos que muitas pessoas receberam solicitações em processos de vistos no site do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), mas que chegaram com meses de atraso. Com isso, muitos escritórios também vinham se queixando a respeito de atrasos em notificações de renovação de combos e processos, além da falta do recebimento de cartas dos protocolos de visto.

No entanto, o órgão que realiza a avaliação de alguns desses procedimentos (USCIS), que venha passando por diversos problemas durante a administração Trump, vem retomando o ritmo normal de trabalho, ainda que lentamente, para começar a colocar a casa em ordem após esse período complicado.

Esse é um cenário ótimo para quem já iniciou o processo de solicitação de vistos e especialmente para pessoas que trabalham com o envio de tantos processos consulares. Quando a USCIS suspende ou reduz suas atividades, todos perdem muito e frequentemente vemos atrasos e demora no envio de documentos importantes para seguir com a fundamentação de projetos.

A notícia mais recente e que alegra esse mercado é que a USCIS estendeu a flexibilidade para responder às solicitações das agências para ajudar os candidatos peticionários e solicitantes em determinadas situações, como pedidos de evidência, avisos de intenção de vistos negados, de revogação e rescisão, a finalização de centros regionais por conta de problemas, moções para reabrir os N-400 e, além de avaliar os formulários I290B.

É uma excelente notícia não somente para os escritórios que estiveram preocupados com a situação e com os clientes, mas também para aqueles solicitantes que receberam suas RFEs no Brasil, e não conseguiram finalizar o processo por conta de prazos ou falta de contato com os consulados.

 

 


 Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito Internacional, consultor de negócios internacionais e palestrante. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail daniel@toledoeassociados.com.br.  Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 90 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB santos.



Toledo e Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br

Serviços digitais da Sabesp nos canais do Poupatempo crescem durante a pandemia

 Atendimentos contabilizados no primeiro bimestre deste ano somam quase 10 vezes mais que o total do mesmo período do ano passado

 

O Poupatempo tem ampliado a oferta dos serviços digitais nos canais eletrônicos – portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo Poupatempo Digital – para facilitar a vida da população durante a pandemia.   

Nos dois primeiros meses de 2021 a procura pelos atendimentos da Sabesp no site e app do Poupatempo cresceram quase 10 vezes mais comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 2,6 mil serviços online feitos no primeiro bimestre de 2020, e cerca de 25 mil no mesmo período deste ano, sendo 11 mil deles pelo portal e 14 mil pelo app. 

De acordo com o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, o crescimento reflete a tendência de migração para os serviços digitais e também a preferência de parte da população por realizar atendimentos pelo celular. “Com a nova realidade imposta pela pandemia, a Prodesp acelerou o processo de digitalização dos serviços e passou a trabalhar incansavelmente em busca de soluções inovadoras para que a população possa encontrar tudo o que precisa, com a mesma qualidade e eficiência oferecida nas unidades presenciais”, explica Macedo. 

Desde a implantação dos serviços digitais da Sabesp no Poupatempo, cerca de 100 mil atendimentos já foram concluídos. Entre as opções mais requisitadas estão: pesquisa de débitos (81,1 mil), segunda via de conta (9,1 mil), acordo (5,4 mil) e quitação (1,4 mil). Todos podem ser feitos de forma simples e rápida, pelo computador ou celular, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem sair de casa. 

Para solicitar os serviços da Companhia basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital e clicar na opção ‘Serviços’ e depois em ‘Água, Luz e Esgoto’. 

Nos canais digitais estão disponíveis 130 serviços, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, transferência, consulta de IPVA, carteira de trabalho, seguro-desemprego, entre outros. A previsão é que até 2022, o Poupatempo alcance 240 opções nas plataformas digitais. 


Cartilhas digitais 

Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa. 

O material está disponível para ser consultado e baixado no site www.poupatempo.sp.gov.br. Quem acessar terá orientações e o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo. 

 

Tutoriais (vídeos) 

O portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) disponibiliza vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp. 


Como evitar o vazamento de dados nas empresas?

Em meio a uma era fortemente marcada pela transformação digital, garantir a segurança dos dados dos clientes e colaboradores se tornou uma tarefa muito importante. O uso da tecnologia traz enormes benefícios para a otimização e eficiência da rotina de diversas empresas, mas a menor falha ou falta de atenção em sua administração pode acarretar em sérias consequências para a imagem de uma empresa.

Um grande exemplo foi o vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros no começo deste ano, onde informações como nome, sexo, data de nascimento e uma lista com CNPJs foram disponibilizadas em um fórum online dedicado à comercialização de bases de dados. Este caso foi considerado como o maior crime digital já registrado em nossa história e, infelizmente, apenas mais um na lista crescente de delitos cibernéticos cometidos no país.

Esses crimes estão se tornando tão frequentes que, segundo dados divulgados pela empresa de cibersegurança Kaspersky, o roubo de contas digitais foi o principal crime financeiro cometido em 2020, registrando um salto de 34% para 54% em relação a 2019. De acordo com os pesquisadores, o fato estaria atrelado a um maior uso dos aplicativos de bancos no celular e do comércio eletrônico durante a pandemia.

Felizmente, a proteção de dados se tornou uma obrigação legal a ser cumprida por todas as organizações com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), vigente desde agosto de 2020. Como consequência, a falta de mecanismos e ações que garantam essa segurança fará com que as empresas estejam sujeitas a sanções e penalizações severas.

Contudo, não há fórmula mágica para evitar um vazamento ou roubo de dados, mas existem algumas atitudes que podem contribuir para diminuir as chances de uma empresa sofrer uma violação digital e se prevenir contra o roubo de dados pessoais – focando sempre na conscientização e prevenção do problema.


Principais tipos de crimes cibernéticos

Existem dois principais tipos de crimes cibernéticos: o roubo e o vazamento de dados. O primeiro caso é mais aplicado em pessoas físicas, onde o cliente é conduzido a fornecer seus dados de forma espontânea por meio de um link falso – principalmente dados cadastrais ou de acesso a contas bancárias ou de e-mail, por exemplo. O segundo, por sua vez, está relacionado com vazamento de grandes bancos de dados de uma organização, podendo ser comandado por uma única pessoa que tenha acesso a essas informações.

Com técnicas de violação cada vez mais diversas, todas as empresas devem ter um time focado em garantir a segurança das informações dos clientes. Os profissionais devem estar constantemente atualizados nas maiores e melhores tendências do mercado para essa prevenção por meio de softwares de prevenção de perda de dados (Data Loss Protection), antivírus e sistemas de verificação em dois fatores, por exemplo.

Em conjunto, o consumidor também deve se preocupar em manter seus dados atualizados para evitar qualquer tipo de fraude. Uma dica importante é evitar o uso da mesma senha para várias atividades diferentes. E, caso o roubo venha a acontecer, ele deve imediatamente entrar em contato com a empresa para informar o ocorrido e realizar o bloqueio de sua conta.

Não há como evitar a circulação de grandes quantidades de dados pessoais em meio a um mercado cada vez mais tecnológico, mas cabe às empresas adotar ações que evitem o vazamento e roubo dessas informações. Temos uma série de mecanismos e ferramentas altamente eficientes disponíveis para essa missão, que devem ser implantadas e gerenciadas por profissionais qualificados para garantir segurança e evitar eventuais penalidades legais.

 

 


Bruno Cedaro - Diretor Operacional da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

 

Pontaltech

https://www.pontaltech.com.br/

 

quinta-feira, 25 de março de 2021

Quais perigos o consumo de chocolate pode trazer para os cães?

Há casos de o cão de repente adoecer, sem ninguém saber o porquê. 


Nenhuma época do ano é tão perigosa para os cães quanto a Páscoa. Embora o chocolate seja tão saboroso e convidativo tanto para os cães quanto para seus tutores, ele contém uma substância conhecida como teobromina, um alcaloide amargo relacionado com a cafeína, que pode ter efeitos perigosos no organismo do animal.

"A presença de um chocolate esquecido sobre a mesa ou mesmo alguns pedaços oferecidos ingenuamente aos cães podem causar intoxicação e, até levá-los à morte", salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).

Os cães de porte grande são capazes de tolerar maiores quantidades, mas a regra mais segura é manter todo chocolate fora do alcance do cão, independentemente do tamanho.

Há casos de o cão de repente adoecer, sem ninguém saber o porquê. Quem suspeitaria de algo tão delicioso como o chocolate? Mas, ele é o culpado e, se o socorro não for feito imediatamente, o animal poderá morrer.

Os sintomas dessa intoxicação surgem horas depois da ingestão e são similares àqueles que acompanham muitas infecções gastrointestinais, incluindo vômitos, diarreia, hiperatividade, respiração pesada, ritmo acelerado na batida cardíaca, tremores musculares, distúrbios no controle de bexiga e até o coma. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos, normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

"A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate, a intoxicação vai depender da quantidade ingerida. A dose tóxica de teobromina para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso", relata Vininha F. Carvalho.


Quantidade de teobromina nos diferentes chocolates:

 

- Semente de cacau: 300 a 1500 mg de teobromina em cada 30 gramas.

- Chocolate líquido bruto (industrial): 390 a 450 mg em cada 30 gramas.

- Chocolate escuro (amargo): 135 mg em cada 30 gramas.

- Chocolate ao leite: 44 a 66 mg em cada 30 gramas.

- Chocolate branco: 0,25 mg em cada 30 gramas.

- Chocolate de confeiteiro em pó: 400 a 737 mg em cada 30 gramas.

 

Segundo Vininha F. Carvalho, as quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Outra particularidade da teobromina é o tempo que fica agindo no sangue do animal. Em média permanece por 17 horas, mas pode ficar no organismo por até seis dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática.

"A rapidez com que o tratamento veterinário for procurado é fundamental, podendo este profissional ser capaz de provocar vômito para impedir a absorção massiva de teobromina ou remover a toxina do organismo do animal para evitar o agravamento da situação", alerta Vininha F. Carvalho.


Bom pra cachorro: biscoito caseiro para pet é opção saudável para seu bichinho

 Chef Flávio Duarte ensina a receita prática, saborosa e saudável para fazer em casa e agradar seu melhor amigo

 

Que os cachorros são os melhores amigos do homem não há dúvidas. Porém, neste tempo de pandemia e de necessidade de isolamento social, nota-se que a presença dos bichinhos tem se tornado fundamental para levar os dias com mais leveza e tranquilidade. Diante de tanto amor e carinho dados gratuitamente pelo pets, que tal retribuí-los com o que eles mais gostam? 

 

“Comida é sem dúvida os animais que mais gostam de receber, mas, claro, não podemos dar qualquer alimento a eles. Devemos nos preocupar com a saúde e controlar para que comam só alimentos que fazem bem”, afirma o chef confeiteiro Flávio Duarte, tutor dos cães Cadu Duarte Diniz, de 1 ano, e Otávio Duarte Diniz, de 5 meses, da raça Spitz Alemão.

 

Pensando no bem-estar dos pets, Flávio resolveu criar um biscoito caseiro, próprio para os bichinhos, com muitos alimentos saudáveis, além de doses extras de amor e gratidão.

 

“Eles são, sem dúvidas, a melhor companhia da minha família. Estão aqui para alegrar os nossos dias, com muito carinho e amor”, completa.

 

Vamos à receita?

 

Biscoitos para Pet (rendimento aproximado de 50 biscoitos de 12 gramas cada)

 

Ingredientes:

 

½ cenoura média

½ abobrinha com casca

½ xícara de abóbora cozida

1 batata doce cozida

1 xícara de espinafre cru

2 ovos inteiros

2 xícaras de farinha de trigo integral

½ xícara de flocos de aveia

2 colheres de sopa de mel

 

 

Modo de fazer:

 

Cozinhe a abóbora e a batata doce. Depois de cozidas, junte com os outros legumes e o espinafre em um processador de alimentos. Bata até ficar homogêneo. Passe para outro recipiente e junte o restante dos ingredientes. 

Amasse até obter uma mistura homogênea.

Com a ajuda de um saquinho plástico, abra a massa na espessura de 0,5 cm, use um cortador de sua preferência para cortar os biscoitos. 

Leve para assar em forno pré-aquecido a 170 graus, por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar e guarde em um pote em lugar seco. 

Obs. O mel não faz mal para os pets, porém deixa a receita mais calórica, pergunte ao seu veterinário se seu amiguinho está apto a consumir esse biscoito.

 

 


Flávio Duarte - é um dos mais renomados chefs pâtissier, com reconhecimento dentro e fora do Brasil. Além de já ter participado de uma série de programas televisivos, tem vários artigos publicados na Revista Padaria 2000 e é colunista mensal na revista Giro Morumbi. Desde janeiro de 2020 é chef pâtissier da Rich do Brasil, uma empresa multinacional americana especializada em soluções de alimentos e bebidas. (Veja mais aqui).

 

Mitos e verdades sobre o chocolate nosso de cada dia

Com a Páscoa se aproximando, parece que a vontade de comer chocolate cresce. Mas será que ele é contraindicado para os casos de doenças como diabetes e obesidade? É melhor optar pelo chocolate amargo? Será que ele é menos calórico?

A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato conta o que é mito e verdade para deixar a consciência e o peso mais leves.

 

Pessoa com diabetes não pode comer chocolate.

MITO! Claro que pode, inclusive, não só as formas diets. Se a dieta está equilibrada, pratica atividade física, está usando as medicações corretamente e está com o diabetes controlado não tem motivo para restringir o consumo, mas sem exageros.

 

Comer chocolate todos os dias causa diabetes.

MITO! O que causa diabetes, além da predisposição genética, é o excesso de peso. Então, se o consumo de chocolate leva a pessoa ao excesso de peso, provavelmente pode ser que essa pessoa acabe tendo diabetes. Mas se o consumo é feito em pequenas porções diariamente, mas aliado a isso é feita atividade física todos os dias, mantém uma boa alimentação, equilibrada e de qualidade nutricional e o peso adequado, dificilmente a pessoa terá diabetes. No entanto, é sempre bom conversar com o endocrinologista para avaliar o controle do diabetes e da obesidade.

 

Chocolate engorda.

VERDADE! É um alimento muito calórico e pode sim contribuir para o ganho de peso.

 

O chocolate amargo é mais saudável e não engorda.

VERDADE e MITO! O chocolate amargo tem mais substâncias que podem trazer benefícios à saúde, além de promover maior saciedade em relação à vontade de consumir doce. No entanto, muitas vezes é até mais calórico do que o chocolate não amargo. Sendo assim, não está liberado para comer à vontade.

 

Pessoas com obesidade não podem comer chocolate.

MITO! Podem, sim, desde que estejam dentro do peso estipulado pelo médico endocrinologista, pratiquem atividade física e estejam com a dieta equilibrada.

 

Existe uma recomendação para a ingestão do chocolate.

MITO! Não existe essa recomendação formal, mas o indicado é consumir em pequenas quantidades para não provocar ganhos de peso e alteração no colesterol.

 


Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É doutora pela USP e professora na Universidade Nove de Julho.

https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/

 

PÁSCOA: E-book gratuito dá uma força para quem quer ter renda extra

Publicação produzida pela Marajoara Laticínio e com a curadoria da chef Adriana Gomes traz receitas que podem virar fonte de bons ganhos


Além de uma das épocas mais doces do ano, a Páscoa é também um período para boas chances de se ter uma renda extra com a venda de várias guloseimas à base de chocolate. Com o objetivo de capacitar pequenos confeiteiros e confeiteiras a Marajoara Laticínios acaba de lançar um E-book  com receitas de ovos de chocolate e outros doces que podem virar fonte de bons ganhos. 

A publicação digital “Páscoa Marajoara - Faça e Venda” tem curadoria da chef e professora de confeitaria Adriana Gomes. “A Páscoa é a melhor oportunidade para confeiteiros e aspirantes a confeiteiros terem uma excelente renda e trabalhando em casa”, afirma a chef. 

Além de receitas como Ovo de Páscoa recheado com brigadeiro de colher e trufa de cereja, o Ebook, que já pode ser baixado gratuitamente no site da empresa (www.marajoaraalimentos.com.br), traz dicas de como fazer produtos que têm um custo mais baixo, mas sem perder a qualidade. “Uma sugestão é usar sempre o recurso de comprar as cascas dos ovos de chocolate prontas, assim evita desperdício de produtos e ganha velocidade na produção. Os ovos de páscoa já prontos podem ser comprados em lojas especializadas, com valor mais em conta. Outra dica é sempre inovar o cardápio de opções incluindo sugestões sem chocolate e recheios com frutas , não esquecendo do que já é trivial nesta época como os ovos de colher com recheios cremosos , mousses, recheio de Nhá Benta e outros doces”, sugere a chef.

Outra dica dada pela confeiteira profissional é fazer um bom trabalho de marketing nas redes sociais. “Nesse ramo o visual é muito importante. Além de gostoso, precisa estar bonito, afinal, também comemos com os olhos. Por isso, se puder, invista na produção de boas fotos de seus produtos e divulgue em redes como o Instagram”, explica.


Chás podem dar energia e disposição: Conheça quais tipos de ervas podem aumentar o ânimo para a realização de atividades físicas

Os chás, de maneira geral, têm fama de ser calmantes e de combater diretamente o estresse e a agitação. Mas no universo das ervas existem tantas opções que acaba passando batido a existência de chás que ajudam também a revigorar as energias, até mesmo para quem pratica atividades físicas.

Mais do que isso, alguns são recomendados por médicos e nutricionistas para associar a essas práticas. É o caso do chá-verde, que funciona como um dos termogênicos mais poderosos da natureza. Essa propriedade significa que ele literalmente faz o atleta suar mais, proporcionando a produção de energia vinda da queima de gordura presente no corpo. Em outras palavras: ajuda diretamente no emagrecimento.

O chá de gengibre, por sua vez, tem poder anti-inflamatório, auxilia na recuperação muscular e ainda é um desintoxicante natural – tudo que uma pessoa necessita antes, durante ou após o treino.

Outro exemplo da bebida que beneficia a atividade física é o chá de cavalinha, um diurético que, por essa razão, faz eliminar toxinas presentes no organismo e diminui a retenção de líquidos. Além disso, ele é capaz de acelerar o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea.

O médico e speaker da Soulchá, Lucas Penchel, explica que esses e outros chás associáveis às atividades físicas não funcionam isoladamente para emagrecer, mas são complementares a um hábito de vida saudável. “Não adianta ingerir esses chás esperando emagrecer sem combinar com um exercício aeróbico ou treinamento funcional”, esclarece. “Essas bebidas, especificamente, reúnem outros benefícios para a saúde que vão além do desempenho físico na academia. O chá-verde, por exemplo, diminui o risco de diabetes e combate infecções. Mas se a meta é perder peso, não tem segredo: a atividade faz parte do resultado”, diz Penchel.



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