Segundo Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços, empresas autênticas são vistas não apenas como fornecedoras de produtos ou serviços, mas como parte integrante e positiva na vida de seus consumidores
A autenticidade tornou-se inestimável no mundo dos
negócios, especialmente quando se trata de construir e sustentar uma relação
duradoura entre marca e clientes. Afinal, empresas que conseguem estabelecer
essas conexões com seu público, tendem a desfrutar de maior lealdade, melhor
reputação e resultados financeiros mais robustos.
Propósito como bússola
De acordo com Alexandre Slivnik, renomado
especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o propósito é o guia de todas
as ações de uma empresa. “Mais do que simplesmente buscar lucro, uma marca com
um propósito claro e definido é capaz de comunicar seus valores de maneira
consistente e inspiradora”, revela.
Para definir claramente o propósito de uma marca,
as ações e comunicações devem ser transparentes, mostrando como esse trabalho
contribui para um bem maior. “Isso não apenas diferencia a companhia no
mercado, mas também cria uma conexão emocional com os clientes”, pontua.
Cultura e valores
Slivnik acredita que a cultura de uma empresa é o
reflexo de seus valores internos, e quando bem cultivada, transparece para os
clientes. “Uma cultura empresarial forte e positiva é percebida externamente e
pode se tornar um grande atrativo para os consumidores”, declara.
Para isso, o primeiro passo é definir uma cultura
organizacional que promova valores como integridade, inovação e respeito. “Os
gestores devem assegurar-se de que cada membro da equipe entenda e viva esses
valores no dia a dia, o que naturalmente se refletirá no atendimento e na
experiência proporcionada ao cliente”, relata.
Gestão e valorização
Funcionários satisfeitos e engajados costumam ser
embaixadores da marca. Por isso, uma gestão de pessoas eficaz não apenas
melhora o ambiente de trabalho, mas também potencializa a qualidade do serviço
ou produto oferecido. “Quando os colaboradores estão contentes no ambiente,
transmitem essa energia positiva para os clientes, fortalecendo a percepção da
marca no mercado”, revela.
A implementação de práticas de RH que focam no
bem-estar dos colaboradores, seja oferecendo treinamentos regulares ou
reconhecendo as ações e conquistas, são boas opções. “As lideranças devem
promover um ambiente de trabalho inclusivo, facilitando o desenvolvimento
profissional contínuo”, pontua.
Encantamento e superação de
expectativas
Segundo Slivnik, o encantamento é sobre superar as
expectativas dos clientes, oferecendo não apenas produtos ou serviços de
qualidade, mas também experiências memoráveis. “Encantar é um diferencial
competitivo que tem o poder de converter consumidores casuais em defensores
fervorosos da marca”, ressalta.
O especialista acredita que a atenção aos detalhes
pode fazer toda a diferença na experiência do cliente. “Seja através de um
atendimento excepcional, de ofertas personalizadas ou de um pós-venda
atencioso, é fundamental buscar e encontrar maneiras de superar as
expectativas”, declara.
Para o vice-presidente da ABTD, a construção de uma
relação autêntica com os clientes é um processo contínuo, que exige dedicação e
coerência. “Empresas que demonstram autenticidade são vistas não apenas como
fornecedoras de produtos ou serviços, mas como parte integrante e positiva da
vida de seus consumidores”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).
Para mais informações, acesse o site oficial: alexandreslivnik.com.br.
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