Para formar
novos leitores, é preciso não apenas incentivo, mas exemplo dentro de casa, diz
especialista
Segundo dados do Instituto Pró-Livro (IPL/2016), a
leitura é um hábito de 56% da população brasileira. E o número parece não ter
evoluído nos últimos anos: eram 55% em 2007 e 50% em 2011. Para ser
considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao
menos um livro nos últimos três meses. Segundo o gerente editorial da Editora
Positivo, Júlio Röcker Neto, para formar leitores é essencial entender o perfil
de leitura do brasileiro e compreender quais são seus hábitos, para focar na
criação de livros que se adequem à demanda dos cidadãos. Isso porque, enquanto
43% dos entrevistados alegaram falta de tempo para leitura, outros 28% (num universo
de 5 mil pessoas), declararam – simplesmente – que não gostavam de ler.
Ainda segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados disseram ler a Bíblia, seguidos
por livros religiosos, contos e romances (todos com 22%). Já os livros
didáticos aparecem como leitura frequente de 16% dos entrevistados, enquanto os
infantis de 15% do público.
“Fazer com que estes 28% desenvolvam o prazer pela
leitura é um grande desafio para o país. Quanto mais cedo as pessoas criarem o
prazer pela literatura, mais chances terão de se tornar um leitor assíduo e um
cidadão mais crítico", defende o especialista. Entre os benefícios da
leitura, Röcker Neto cita o aprimoramento do vocabulário, a
dinamização do raciocínio e da interpretação, além da aquisição de conhecimento
e informação. “Ler, antes de tudo, é uma operação de percepção, em que estão
envolvidos muitos processos: neurofisiológico, cognitivo, afetivo,
argumentativo, simbólico (não necessariamente nessa ordem) - daí a complexidade
e abrangência do conceito de leitura”, complementa.
Exemplo
Graduado em Letras, especialista em Leitura e
Múltiplas Linguagens, e mestre em Literatura, Röcker Neto observa que um dos
primeiros passos na formação de leitores é promover o acesso ao livro e
estimular a leitura por meio do exemplo. “Facilite o acesso, levando os
pequenos na biblioteca ou na livraria e deixe com que escolham o livro que
desejam ler ou que querem que você leia para eles. Não se preocupe com o tema.
A literatura é um espaço de fantasia, de liberdade, de imaginação. Leia para os
pequenos, dê o exemplo em casa, e deixe que eles, mesmo que não alfabetizados,
leiam para você, aproveitando para conversar sobre o tema e as ideias que
surgem a respeito”, sugere.
Segundo o especialista, também é importante chamar
a atenção para as imagens que estão nas obras, uma vez que, muitas vezes,
sozinhas, elas contam uma outra história, estimulando a criatividade. Ele
observa que, para criar o hábito, vale a pena desligar a televisão dez minutos
mais cedo e ir para o quarto ler com as crianças, antes de dormir: “esse
momento pode se tornar um tempo de convivência maravilhoso entre pais e
filhos”, ressalta.
Para auxiliar aqueles que desejam compreender mais
sobre a leitura e as diversas fases das crianças e jovens nesse universo,
Röcker Neto apresenta uma sugestão de leitura para cada etapa de
desenvolvimento:
Fases da formação do leitor:
·
PRÉ-LEITOR (entre 2 a 5 anos): Fase dos primeiros
contatos da criança com os
livros antes da alfabetização,
quando o objeto livro e as imagens em situação começam a ser
descobertas. Sugestão de leitura: “O Encontro”, de Michele Iacoca (Ed. Positivo, R$ 39,80) -
narrativa visual mostra o desenrolar de uma situação
intrigante por meio do deslocamento de um personagem não
identificado por diversos ambientes de uma casa. É um livro que exige a
participação ativa da criança.
·
LEITOR INICIANTE (dos 6 aos 7 anos): Fase da
aprendizagem da leitura; início do processo de socialização e de racionalização da realidade com que a criança entra em contato. Sugestão de leitura: “O leão e
o pássaro”, de Marianne Dubuc (Ed. Positivo, R$ 44,30) - num dia de outono, o
leão encontra perto de casa um pássaro machucado. Começa assim uma amizade. Um
texto delicado, em que os ritmos da natureza e as estações do ano moldam o
curso da vida e impregnam a relação desses dois seres.
·
LEITOR EM PROCESSO (8 aos 9 anos): Fase do
domínio relativo do mecanismo da leitura e de agudização do interesse pelo conhecimento das coisas, com
o pensamento lógico se organizando em formas concretas que permitem as operações mentais. Sugestão de
leitura: “Visita à baleia”, de Paulo Venturelli (Ed. Positivo, R$ 39,80) -
texto emocionante, em que os desejos e as dúvidas de
um menino afloram por entre as frestas da imaginação.
·
LEITOR FLUENTE (dos 10 aos 11 anos): Fase de
consolidação do
domínio da leitura e da compreensão do mundo expresso no livro. Sugestão de
leitura: “Marcéu”, de Marcos Bagno (Ed. Positivo, R$ 44,30) - com
beleza e sensibilidade trata da relação de dois irmãos. O mais novo, que tem um contato íntimo com a
natureza, morre em uma enchente. O mais velho, com a trágica experiência,
amplia e aprofunda sua visão de mundo e de si mesmo.
·
LEITOR CRÍTICO (entre 12 e 13 anos): Fase de total
domínio da leitura, da linguagem escrita, capacidade de reflexão em maior
profundidade, podendo ir mais fundo no texto e atingir a visão de mundo ali
presente. Sugestão de leitura: "Apenas Tiago", de Caio Riter (Ed.
Positivo, R$ 44,30) - Tiago é um jovem que foi abandonado pelos pais, vive com
uma tia e é levado por más companhias. Trama envolvente à medida que propõe uma
reflexão sobre quem realmente somos em situações adversas.
Editora
Positivo