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sexta-feira, 12 de março de 2021

Higienização adequada de Itens de alto toque ajuda a prevenir doenças

Utilizados com frequência no dia a dia, dispositivos inteligentes e itens de alto toque costumam ser esquecidos na rotina de higiene, sendo fontes frequentes de contaminação e disseminação de germes nocivos à saúde


A pandemia COVID-19 conscientizou o mundo inteiro sobre a importância de lavar as mãos, mas essa não é a única forma para manter uma boa higiene e evitar a propagação de germes, é preciso manter uma rotina de higienização geral, inclusive em dispositivos inteligentes e outros itens de alto toque.

Superfícies como maçanetas, interruptores de luz, torneiras e balcões devem ser bem limpas para minimizar a propagação de doenças. Outros itens que às vezes são esquecidos na limpeza e higienização regulares são os pessoais, usados e tocados constantemente. Esses são os chamados itens de alto contato e incluem:

• Dispositivos inteligentes (telefones celulares, tablets e relógios inteligentes)

• Computadores (laptops, monitores e teclados)

• Óculos

• Cartões bancários

• Chaves, carteiras e bolsas


Por que é importante limpar itens de alto toque?

Os itens de alto contato podem ser contaminados por meio do contato direto com as mãos inadequadamente lavadas. Mesmo quando as mãos são lavadas após contato com áreas públicas, como lojas ou depois de usar o transporte público, ainda é preciso desinfetar os itens pessoais de alto toque, pois eles podem ter sido tocados e contaminados antes da higienização adequada das mãos.

Superfícies de alto contato têm desempenhado um papel significativo na transmissão de vírus e bactérias, tanto por contato direto, quanto indiretamente por contaminação das mãos e contato subsequente com qualquer local suscetível do corpo humano, como nariz e olhos, por exemplo. Estudos científicos mostram que vírus como a hepatite A e o rotavírus podem permanecer infecciosos em superfícies por 2 meses ou mais, enquanto os vírus respiratórios permanecem viáveis ​​de várias horas a vários dias. O vírus que causa a COVID-19 também pode sobreviver em superfícies.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que estudos recentes sugerem que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plástico e aço inoxidável, menos de 4 horas em cobre e menos de 24 horas em papelão. Isso depende de uma série de fatores (como o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).


Dispositivos inteligentes

Os smartphones são usados por todos, constantemente, ao longo do dia. Uma pesquisa feita pela Asurion, empresa global de tecnologia de cuidados, estimou que o americano médio toca o telefone 96 vezes por dia. Isso significa que há várias oportunidades para os germes serem transferidos para o smartphone.

A universidade alemã Hochschule Furtwangen University analisou o crescimento de bactérias em 60 smartphones e constatou que 100% dos telefones que não foram higienizados continham evidências da presença de bactérias em pequenas concentrações. A pesquisa indicou que em uma tela de 4 polegadas suja, por exemplo, aproximadamente 60 microrganismos estavam presentes. É importante observar que nem todos esses microrganismos eram prejudiciais e/ou perigosos. No entanto, o estudo mostra que um pequeno número de algumas bactérias potencialmente perigosas, como Escherichia coli, foram encontradas nas telas sensíveis ao toque, e 50% das bactérias identificadas pertenciam ao Grupo de Risco 2, o que significa que eram patógenos potenciais.

Se isso ocorre com smartphones, o mesmo princípio pode ser aplicado a tablets, relógios inteligentes, telas de computador, teclados e laptops. Por isso, é importante estender as boas práticas de higiene para dispositivos inteligentes também.


Óculos

De acordo com Academia Americana de Oftalmologia (AAO), certos patógenos* prejudiciais, incluindo o vírus que causa a COVID-19, podem se espalhar pelos olhos, assim como pelo nariz e pela boca. Embora os óculos e óculos de sol não ofereçam proteção completa contra gotículas de saliva que podem transportar agentes patogênicos, podem ser uma camada extra de defesa. Para quem tem tendência a tocar ou esfregar os olhos, os óculos também podem ser uma barreira e prevenir a transmissão de germes entre as mãos e os olhos.

Apesar de oferecer uma camada adicional de proteção, no entanto, os óculos estão em uma posição exposta e em contato próximo com pele, olhos, nariz e boca. Além disso, os óculos são removidos da face com as mãos, o que significa que são manuseados com frequência.

Uma pesquisa da AAO analisou óculos usados ​​e constatou que todos, sem exceção, estavam contaminados com bactérias. Assim, é possível presumir que lentes e armações de óculos usados no dia a dia podem conter germes e, com certeza, devem ser desinfetados regularmente com produtos próprios.


Cartões bancários

Os cartões bancários e cédulas de dinheiro também são itens tocados com frequência - e trocados entre várias pessoas todos os dias. Em função disso, costumam conter grande concentração de patógenos.

Diante disso, é fundamental limpar o cartão magnético após ter sido tocado por balconistas ou inserido nas máquinas de pagamento, bem como lavar ou higienizar as mãos após cada uso e depois de manusear notas ou moedas.

É ainda melhor evitar o manuseio desses itens usando métodos de pagamento sem contato, como pagamento por aproximação de cartão, transferência bancária ou código de barras pago via aplicativo de pagamento por telefone.


Chaves, carteiras e bolsas

Na rotina diária, quando se vai à farmácia ou ao supermercado, por exemplo, carteira e bolsa costumam ser manuseados antes e depois de realizar um pagamento. As mãos tocam ainda cédulas ou cartões, que passaram pelas mão do balconista. Depois disso, tocam as chaves do carro, o volante, câmbio, além das chaves de casa, ao retornar à residência.

Isso envolve muitos toques e manuseio de várias superfícies e itens, que podem estar contaminados, o que faz com que a lavagem ou higienização das mãos e a limpeza dos itens posteriormente ao uso sejam extremamente necessárias.


Quais os melhores métodos de limpeza para itens de alto toque?

A boa notícia é que sabonete, desinfetante à base de álcool e a maioria dos produtos de limpeza doméstica regulares podem ser usados ​​de maneira bastante eficaz para limpar as mãos e a casa.

A limpeza de rotina é a melhor maneira de minimizar a propagação de germes. Limpe todas as superfícies e itens de alto contato diariamente e, quando ficarem visivelmente sujos, limpe-os imediatamente.

Os dispositivos inteligentes, assim como as lentes dos óculos, devem ser limpos apenas com os lenços de tela projetados especificamente para esse fim, caso contrário podem ser danificados. Os lenços umedecidos da alemã ZEISS, por exemplo, são projetados para remover impressões digitais e sujeira de seus óculos, smartphone ou outros dispositivos, garantindo a limpeza instantânea adequada.

Referência mundial em tecnologia voltada à saúde, a ZEISS desenvolveu lenços suaves e que garantem resultados sem riscos, especialmente para limpeza de lentes de óculos e telas. O tecido macio e microfino dos lenços ZEISS é pré umedecido com uma combinação exclusiva de agentes de limpeza, garantindo que as lentes e telas não sejam submetidas a nenhuma das substâncias agressivas contidas em muitos limpadores.

É importante ressaltar que óculos e dispositivos inteligentes devem ser limpos diariamente ou com mais frequência, dependendo do risco de exposição a germes. É muito importante verificar as informações de fabricação de cada dispositivo antes de limpá-lo.


* Patógenos são bactérias, vírus ou microorganismos que podem causar doenças e podem permanecer nas superfícies se não forem desinfetados adequadamente. Estudos científicos mostram que vírus como a hepatite A e o rotavírus podem permanecer infecciosos em superfícies por 2 meses ou mais, enquanto os vírus respiratórios permanecem viáveis de várias horas a vários dias. O vírus que causa a COVID-19 também pode sobreviver em superfícies.

 


ZEISS

https://www.zeiss.com.br

 

Fonte: https://www.zeiss.com/vision-care/int/better-vision/health-prevention/how-do-i-disinfect-my-glasses-and-how-do-i-stop-the-lenses-fogging-up-when-wearing-a-face-mask-.html e https://www.zeiss.com/vision-care/int/spectacle-lenses-from-zeiss/lens-cleaning-solution-for-glasses.html


Mulheres jovens também devem tomar cuidados para prevenir o câncer de mama

Fatores de risco como histórico familiar e idade entre 35 e 40 anos devem ser observados, sendo necessária a realização de visitas periódicas ao médico


A maioria das mulheres sabe a importância de fazer os exames de rotina para prevenir o câncer de mama depois dos 40 anos. Mas o que poucas sabem é que antes disso já é necessário manter uma rotina de cuidados. Embora a doença não seja tão comum em mulheres jovens, alguns fatores de risco devem ser levados em conta, como histórico familiar de câncer de mama e/ou ovário, principalmente em parentes próximos, de 1o ou 2o grau.

"Normalmente, no Brasil, a recomendação de início de rastreamento de câncer de mama é a partir dos 40 anos de idade. É diferente de países como EUA e alguns europeus, onde o índice de câncer de mama antes dos 40 anos é de 6% em média, enquanto em países como Brasil, México e China chega a 12%", explica a Dra. Karina Belickas, mastologista, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana e do Instituto do Câncer de São Paulo.

As mulheres com menos de 40 anos que não apresentam risco elevado de câncer de mama (acima de 15% ao longo da vida) e seguimento especializado, devem fazer o autoexame, além de consultas de rotina com ginecologistas ou mastologistas anualmente. Caso o médico julgue necessário, devem fazer exames complementares, como ultrassom, mamografia ou ressonância magnética.

Além do histórico familiar, outros fatores de risco menos frequentes influenciam no risco precoce de câncer de mama. Entre eles estão radioterapia no tórax e diagnóstico pessoal prévio de alguma síndrome genética. Para estas mulheres, o cuidado deve ser redobrado. "Se existe um risco elevado de câncer, eventualmente se pode iniciar o rastreamento mais cedo, quer seja com mamografia, quer seja com outro exame, a depender da densidade mamária, exame físico e queixa", ressalta a Dra. Karina.

É importante observar que a idade ainda é o principal fator de risco, mesmo entre as jovens. O risco de câncer de mama é maior nas mulheres entre 35 e 40 anos do que nas mais jovens. Os únicos pontos que podem ser controlados e têm fator ao longo da vida são: dieta, atividade física e peso adequado. Estes itens, além da ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo costumam estar associados aos tumores em idades mais avançadas, devido à exposição mais prolongada. Já o uso do anticoncepcional ainda é um fator de muitas discussões. "Há trabalhos contraditórios quanto ao risco durante o uso, apesar de pequeno, ou ausência de risco associado", afirma a médica.

A Dra. Karina esclarece que os tumores diagnosticados antes da menopausa costumam ser mais agressivos: "Eles são identificados em tamanho maior e existe a preocupação com a vida reprodutiva da mulher associada ao tratamento. Tanto a cirurgia mamária pode dificultar ou impossibilitar a amamentação, quanto o tratamento quimioterápico pode levar a uma menopausa precoce e inviabilizar a gestação".

Os tratamentos escolhidos vão variar de acordo com o tipo e tamanho do tumor, presença de doença fora da mama e fatores complicadores, como doenças associadas, tais como pressão alta e problemas cardíacos. A taxa de cura está principalmente associada a um tratamento precoce, podendo chegar a 95% nos tumores iniciais.


Pacientes reumáticos e os cuidados com a vacina do covid-19

A decisão de tomar a vacina deve ser compartilhada e discutida com os médicos que acompanham o paciente


Após um ano de incertezas e expectativas, finalmente foi iniciada a campanha de vacinação contra o Covid-19 no Brasil, e com ela surgiram algumas dúvidas, entre elas, se os pacientes de doenças reumáticas autoimunes devem tomar ou não a vacina contra a doença.

Os portadores de doenças reumáticas imuno mediadas como lúpus, esclerodermia, dentre outras, devem conversar com o seu reumatologista de confiança, considerando que esses pacientes podem apresentar particularidades com redução da eficiência do sistema imunológico devido a doença e ao seu tratamento.

A SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia) desenvolveu um guia para orientar os portadores de doenças reumáticas sobre a vacina contra o covid-19. A organização recomenda o uso da vacina para pacientes que tenham a doença estável, em remissão ou que apresentam estar com o sistema imunológico controlado.

Neste momento, todos devem ser vacinados, embora seja cedo para avaliar a segurança e resposta imune aos pacientes reumáticos. Mas a médica reumatologista Dra.Claudia Goldenstein Schainberg alerta: “No momento da decisão de tomar a vacina, busque seu médico, que já está acostumado e atualizado sobre sua doença, os efeitos e benefícios da vacina, deixando claro o seu quadro clínico para ele; assim seu reumatologista poderá te orientar da forma mais eficiente possível, para que você seja vacinado com segurança e a vacina tenha o efeito esperado”.

 


Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg - especialista em Reumatologia e Reumatologia Pediátrica. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado em Medicina (Reumatologia) pela Universidade de São Paulo, especialização nos EUA e Canadá.


Especialista da BP fala sobre cuidados preventivos e diagnóstico precoce das doenças renais

 Responsáveis por filtrar o sangue e retirar substâncias nocivas do organismo, os rins necessitam de cuidados e atenção aos primeiros sinais de distúrbios 

 

Os rins são pequenos órgãos (de 10 a 13 cm em um adulto) localizados um de cada lado da coluna vertebral, abaixo das últimas costelas. Apesar de pequenos, eles são essenciais para a saúde do organismo. Dentre as muitas funções que exercem no corpo, os rins são responsáveis por eliminar as toxinas filtradas do sangue; pelo equilíbrio essencial do pH para que as enzimas e proteínas sejam processadas corretamente; pelo controle da água corporal, não permitindo acúmulo ou perda desnecessária; e pela produção de dois hormônios muito importantes: a vitamina D na forma ativa, que auxilia na saúde dos ossos, e a eritropoietina, que evita a anemia.

 

Sendo tão importantes para o organismo, é fundamental saber como cuidar bem e prevenir doenças nos rins, cujo dia mundial é comemorado hoje, 11 de março. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais e, por isso, evitar ou tratar os fatores que as desencadeiam são as únicas formas de prevenção. “O ideal é realizar exames de sangue (creatinina e ureia) e urina de maneira regular, pois os sintomas podem demorar muito para aparecer e só irão se manifestar quando a função renal já está muito reduzida”, afirma Tereza Bellincanta Fakhouri, nefrologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Além de manter os exames em dia, a especialista alerta para outras medidas que podem ser adotadas para prevenir problemas renais. “Beber bastante água ajuda os rins a realizar o trabalho, assim como evitar alimentos ricos em sódio (sal). Os rins geralmente refletem a condição de saúde da pessoa e, portanto, controlar bem doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial faz parte do cuidado com esses órgãos. A atenção com a alimentação e a prática de exercícios físicos regulares são ótimas medidas para quem quer cuidar bem dos rins”, reforça Tereza.

 

A idade também provoca uma perda de função renal, esperada com o envelhecimento. Com isso, mais exames podem ser requeridos para avaliar o estado dos rins, bem como o monitoramento dos fatores de riscos associados. “Se há pessoas com problema renais na família, o acompanhamento deve ser iniciado antes do previsto, mas o mais importante é observar outras condições de saúde da pessoa como outras doenças que podem levar a um quadro de desequilíbrio renal. Eventualmente, um problema no coração pode alterar a recomendação de ingestão de água ou o diabetes pode exigir uma dieta diferente para a pessoa com problemas nos rins. Por isso o cuidado é muito individualizado e o acompanhamento médico, essencial”, destaca a nefrologista.

 

Além dos fatores de prevenção como dieta e controle de comorbidades, é importante estar alerta aos sintomas, que podem ser discretos e variar, dependendo da causa do problema renal. “De maneira geral, inchaço (edema), cansaço, fraqueza, falta de apetite e sonolência podem ser sintomas de que algo de errado está acontecendo com os rins. Algumas pessoas podem também notar a urina espumosa. Por isso é importante estar atento, pois com o diagnóstico tardio a função renal já deverá estar bastante comprometida, sendo nestes casos necessário um tratamento dialítico ou até mesmo transplante renal. Desta forma, a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças renais são essenciais para um tratamento eficaz e maior preservação das funções deles, que são órgãos tão importantes para a saúde”, conclui a médica da BP.

 


Fonte: BP –Beneficência Portuguesa de São Paulo 


Somente 15% das brasileiras consomem as vitaminas necessárias para a gravidez, aponta estudo Mulheres que não consomem vitaminas e minerais essenciais ao equilíbrio metabólico têm menos chances de engravidar. A preparação da mulher para a gravidez, é tão importante quanto a própria gestação. Ter uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e consumir suplementos vitamínicos diariamente é essencial. Estudos internacionais indicam que tentantes que fazem o uso de suplementos, vitaminas e minerais, tem sua fertilidade estimulada, o que aumenta as chances de engravidar. Porém, conforme apontou um estudo recente feito pela Famivita, 61% das mulheres que estão tentando engravidar não fazem uso de nenhum suplemento vitamínico. E somente 35% das participantes consideram ter uma alimentação saudável e balanceada. Tendo isso em vista, percebe-se que muitas mulheres ainda desconhecem a importância da ingestão de vitaminas no momento das tentativas. O Paraná é o estado em que mais mulheres consomem ou consumiram vitaminas nas tentativas, com 39% das entrevistadas. Já no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, esse percentual cai para 25%. Enquanto no Sergipe, somente 15% suplementam ou suplementaram suas tentativas de gravidez. Vitaminas e minerais contribuem para o equilíbrio metabólico necessário para a concepção e a manutenção da gravidez. E o FamiFerti supre as necessidades do organismo feminino nessa fase e pode aumentar as chances de obter o tão sonhado positivo. Até mesmo as mulheres que não têm tempo de cuidar um pouco mais da alimentação, conseguem ter todos os nutrientes necessários para a sua concepção. Fato comprovado pelos pesquisadores da Harvard T.H. A Chan School of Public Health que frisam a importância do consumo de vitaminas para as tentativas. Todos esses cuidados podem acelerar o prazo até o positivo e fazer uma diferença positiva na qualidade da saúde do futuro bebê, além de prepararem o organismo da futura gestante para a gravidez e para o parto.


 Mulheres que não consomem vitaminas e minerais essenciais ao equilíbrio metabólico têm menos chances de engravidar.


A preparação da mulher para a gravidez, é tão importante quanto a própria gestação. Ter uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e consumir suplementos vitamínicos diariamente é essencial. Estudos internacionais indicam que tentantes que fazem o uso de suplementos, vitaminas e minerais, tem sua fertilidade estimulada, o que aumenta as chances de engravidar. 

Porém, conforme apontou um estudo recente feito pela Famivita, 61% das mulheres que estão tentando engravidar não fazem uso de nenhum suplemento vitamínico. E somente 35% das participantes consideram ter uma alimentação saudável e balanceada. Tendo isso em vista, percebe-se que muitas mulheres ainda desconhecem a importância da ingestão de vitaminas no momento das tentativas.

O Paraná é o estado em que mais mulheres consomem ou consumiram vitaminas nas tentativas, com 39% das entrevistadas. Já no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, esse percentual cai para 25%. Enquanto no Sergipe, somente 15% suplementam ou suplementaram suas tentativas de gravidez.

Vitaminas e minerais contribuem para o equilíbrio metabólico necessário para a concepção e a manutenção da gravidez. E o FamiFerti supre as necessidades do organismo feminino nessa fase e pode aumentar as chances de obter o tão sonhado positivo. Até mesmo as mulheres que não têm tempo de cuidar um pouco mais da alimentação, conseguem ter todos os nutrientes necessários para a sua concepção. 

Fato comprovado pelos pesquisadores da Harvard T.H. A Chan School of Public Health que frisam a importância do consumo de vitaminas para as tentativas. Todos esses cuidados podem acelerar o prazo até o positivo e fazer uma diferença positiva na qualidade da saúde do futuro bebê, além de prepararem o organismo da futura gestante para a gravidez e para o parto.


Campanha coloca jovens e adultos com atrofia muscular espinhal no centro da discussão


• Estar atento aos sinais e buscar informações pode acelerar o diagnóstico e mudar o futuro das pessoas

• Doença impacta a vida de jovens e adultos de maneira muito particular

• Tratamento adequado, cuidado individualizado e informação são fatores determinantes para melhorar a qualidade de vida

 

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença genética rara e incapacitante, caracterizada por uma fraqueza progressiva, que pode comprometer funções como respirar, comer e se movimentar. A AME afeta indivíduos de todas as idades, desde bebês à adolescentes e adultos, com níveis variados de gravidade[1].

Os diferentes tipos de AME são caracterizados clinicamente, de acordo com a idade de início dos primeiros sintomas e o principal marco motor atingido. O tipo O é a forma mais grave e uma das mais raras. Tem início no período pré-natal. Além de acometimento motor e respiratório, os pacientes podem apresentar alterações cardíacas e cerebrais[2][3]. O tipo 1, a forma mais comum da doença, corresponde à 60% dos casos reportados e os sinais e sintomas têm início antes dos seis meses de vida fazendo com que o bebê seja incapaz de se sentar sem apoio[2][4][5]. No tipo 2 os sintomas se manifestam em crianças que têm entre 6 e 18 meses[2][6][7] e as crianças não adquirem a capacidade de caminhar. No tipo 3, os sinais e sintomas se iniciam após os 18 meses. Esses pacientes adquirem a capacidade de caminhar, mas podem perdê-la com a progressão da doença[2][6]. Existe ainda o tipo 4, que surge na fase adulta e é considerada a forma mais rara e branda da doença, respondendo por apenas 5% dos casos[8].

Os tipos 2 e 3 podem se manifestar em jovens e adultos de maneira muito diversa, com níveis e impactos diversos, sem um padrão específico. "Apesar do comprometimento físico, a AME não interfere na capacidade sensorial, mental e emocional dos pacientes. Por isso, com a função motora afetada pela doença, esses pacientes têm a qualidade de vida impactada no auge da sua fase produtiva", explica a neuropediatra, Alexandra Prufer.

Apesar da gravidade da doença, a AME ainda é pouco conhecida pela sociedade e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças, principalmente quando se trata do diagnóstico em jovens e adultos. Segundo a especialista, quanto antes for o diagnóstico, melhor para o paciente. "O problema pode estar por trás de sintomas sem causa aparente, como o comprometimento do desenvolvimento motor ou que envolvem a sustentação do corpo e a dificuldade para engolir, subir escadas e até mesmo para respirar. Por essa razão é tão importante que a sociedade conheça os sinais e entenda cada vez mais a doença", reforça.

Quando não tratada, a AME pode levar a uma série de perdas graduais e cumulativas, que podem ser irreversíveis e incapacitantes[9]. A qualidade de vida desses pacientes pode ser otimizada por meio do cuidado individualizado, de acordo com a condição clínica e função motora de cada um. A médica ressalta que, como cada caso é diferente, é importante que os pacientes tenham um cuidado multidisciplinar que atenda ao perfil individualizado, com foco na autonomia do paciente. "A informação ainda é uma importante aliada dos pacientes e seus familiares no enfrentamento dessa doença", afirma.

Para ampliar o debate da AME em jovens e adultos, a farmacêutica Biogen, uma empresa de biotecnologia focada em neurociência, desenvolveu a campanha "Se o simples complicar, investigue". Voltada ao público amplo, a iniciativa tem por objetivo assegurar que a autonomia, a qualidade de vida e as particularidades de cada indivíduo, sejam pautas presentes. Para dar visibilidade à iniciativa, a Biogen convidou seis cartunistas Helo D’Angelo, Caco Galhardo, Lila Cruz, Paulo Bruno, Fabiane Langona e Ricardo Ferraz para criar uma série de tirinhas que ilustram situações do dia a dia com muita leveza e bom humor. "É muito importante que as pessoas se sintam representadas, para que a experiência com AME traga novas perspectivas. O objetivo da campanha "Se o simples complicar, investigue" vai além da conscientização. A informação é uma grande aliada para ampliar o conhecimento e transformar o futuro dessas pessoas. A demora do diagnóstico pode influenciar negativamente a evolução da doença. Por isso, diante de uma suspeita, é preciso investigar", explica Tatiana Rivas Marante, gerente geral da Biogen Brasil.

Para saber mais detalhes da campanha, acesse www.seosimplescomplicar.com.br


Saiba mais sobre a AME: a atrofia muscular espinhal é uma das mais de 8 mil doenças raras conhecidas no mundo e afeta, aproximadamente, entre 7 a 10 bebês em cada 100 mil nascidos vivos[1], sendo a maior causa genética de morte em crianças de até dois anos de idade[10]. No Brasil, ainda não há um estudo epidemiológico que indique o número exato de indivíduos afetados pela doença.





Referências

[1] Lunn MR, Wang CH. Spinal muscular atrophy. Lancet 2008;371:2120-33
[2] Finkel R, Bertini E, Muntoni F, Mercuri E. 209th ENMC International Workshop: Outcome Measures and Clinical Trial Readiness in Spinal Muscular Atrophy 7-9 November 2014, Heemskerk, The Netherlands. Neuromuscul Disord. 2015;25(7):593-602.
[3] Grotto S, Cuisset JM, Marret S, Drunat S, Faure P, Audebert-Bellanger S, et al. Type 0 Spinal Muscular Atrophy: Further Delineation of Prenatal and Postnatal Features in 16 Patients. J Neuromuscul Dis. 2016;3(4):487-95
[4] De Sanctis R, Pane M, Coratti G, Palermo C, Leone D, Pera MC, et al. Clinical phenotypes and trajectories of disease progression in type 1 spinal muscular atrophy. Neuromuscul Disord. 2018 Jan;28(1):24-8
[5] Darras BT. Spinal Muscular Atrophies. In: Pediatric Clinics of North America. Elsevier Inc; 2015. p. 743-66
[6] Zerres K, Rudnik-Schöneborn S, Forrest E, Lusakowska A, Borkowska J, Hausmanowa-Petrusewicz I. A collaborative study on the natural history of childhood and juvenile onset proximal spinal muscular atrophy (type II and III SMA): 569 patients. J Neurol Sci. 1997;146(1):67-72
[7] Faravelli I, Nizzardo M, Comi GP, Corti S. Spinal muscular atrophy—recent therapeutic advances for an old challenge. Nat Rev Neurol. 2015;11(6):351-9.
[8] Kolb SJ, Kissel JT. Spinal Muscular Atrophy. Neurol Clin. 2015;33(4):831
[9] Wadman, R.I.; Wijngaarde, C.A.; et al. Muscle strength and motor function throughout life in a cross-sectional cohort of 180 patients with spinal muscular atrophy types 1c-4. European Journal of Neurology, v. 25, n. 3, p. 512- 518, 2018
[10] Farrar MA, Kiernan MC. The Genetics of Spinal Muscular Atrophy:Progress and Challenges. Neurotherapeutics; 2015; 12:290-302.

 

A retomada da economia brasileira e o cenário energético

São inegáveis os diversos impactos suportados por empresas, dos mais diversos setores no Brasil, em razão da pandemia de Covid-19 nos últimos 12 meses. Não obstante as centenas de milhares de mortes causadas pelo vírus, o país também se viu mergulhado em uma crise sem precedentes, resultando em desafios que transcendem, neste momento, a esfera da Saúde.

Nesse sentido, cerca de um ano após os registros dos primeiros casos de Coronavírus no Brasil, é preciso assegurar condições para o crescimento dos setores que contribuirão para a retomada econômica aguardada por todos. A partir do desenvolvimento e da aplicação em massa das vacinas, o que se espera é que o país inicie novamente sua caminhada, em um cenário que ainda exigirá muita organização e resiliência.

O setor elétrico é fundamental para que esta retomada ocorra de maneira pujante, sustentável e segura. É preciso fomentar os segmentos que serão essenciais, não somente no esforço de “fazer a roda da economia girar” novamente, mas também para mantê-la em funcionamento adequadamente.

Atualmente, o gasto com energia elétrica no Brasil representa entre 7% e 8% dos custos de uma empresa. Por isso, a demanda cada vez maior, de companhias dos mais diversos portes, por soluções inteligentes para promover um melhor aproveitamento energético em suas atividades, reduzindo ou otimizando essa despesa que representa uma parcela tão importante de seus orçamentos.

É necessário também entender, e levar em consideração, o impacto direto da pandemia no próprio setor de energia. Relatório recente da Agência Internacional de Energia (AIE) apontou para uma previsão de queda de 6% na demanda global de energia em 2020. O resultado representa um decréscimo sete vezes maior do que o registrado logo após a crise financeira global de 2008.

Ainda que o isolamento das pessoas em suas casas possa ter ampliado de forma tímida o consumo de energia, a balança ainda se revela negativa quando levado em consideração o tempo inativo de empresas por todo o país.

Há um esforço neste momento, através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para que o mercado de energia possa se recuperar de forma vivaz em 2021. No último mês de dezembro, por exemplo, houve a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a Câmara pudesse atuar no âmbito da judicialização do risco hidrológico. Trata-se de uma medida que poderá liberar aproximadamente R$ 9 bilhões nos primeiros três meses deste ano, devolvendo liquidez ao setor e proporcionando um ambiente propicio a novos investimentos e geração de empregos.

Empresas e consumidores anseiam cada vez mais por soluções que lhes tragam eficiência, segurança e, principalmente, despesas menores. O setor está atento a estas demandas, alinhado também às proposições relativas ao fortalecimento da chamada “energia verde”, por todo o país.

É premente às empresas no Brasil, diante de um cenário de profundos gargalos em infraestrutura estatal, que busquem soluções seguras, que permitam sua recuperação e a retomada do crescimento. Nesse sentido, a utilização de grupos geradores de energia, garante uma solução eficaz e imediata, às turbulências geradas pela falta de investimento público na infraestrutura nacional como um todo.

A recuperação da economia brasileira em 2021 caminha lado a lado com o fortalecimento e fomento de diversos setores. Players e entidades que representam o setor elétrico estão cientes de suas responsabilidades diante deste cenário, confiantes de que suas capacidades e lideranças mantiveram-se resistentes frente às adversidades enfrentadas no último ano.



Valdo Marques - Vice-Presidente Executivo da Stemac, empresa que oferece soluções em Grupos Geradores comercial, empresarial e industrial


5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar as ofertas de forma consciente na Semana do Consumidor

A data é comemorada nesta segunda-feira (15), mas ofertas se estendem pela semana inteira; fintech lista dicas para evitar problemas financeiros


 

O Dia do Consumidor é comemorado nesta segunda-feira (15) no Brasil, inaugurando o calendário de vendas, e promete muitos descontos e promoções, que vão se estender durante toda a semana, até o final de março. De acordo com dados da SimilarWeb, as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante essa semana e a expectativa é que as vendas sejam quatro vezes maior comparado a um dia comum, segundo o site de comparação de preços Buscapé. 

Pensando nisso, a Simplic - fintech de crédito pessoal online com mais de 4,7 milhões de contas em todo o Brasil, separou 5 dicas para que os consumidores possam aproveitar a data de forma consciente, evitando endividamentos desnecessários.

“Com tantas ofertas e descontos na semana do consumidor, pode ser desafiador resistir às tentações. No entanto, é muito importante que as pessoas se planejem e consumam de forma consciente, levando em consideração o que realmente estão precisando naquele momento para evitar arrependimentos e endividamentos”, explica João Figueira, Head de Operações da Simplic. 

Confira as dicas: 


 

Planejamento 

 

O planejamento é sempre primordial para manter a vida financeira em dia. Aqui, é importante você entender quanto do seu orçamento está disponível para novas compras, assim você avalia se é possível fazer um pagamento à vista, por exemplo, ou evita surpresas quando chegar a fatura do cartão de crédito, pois já sabe que destinou determinado valor para essas compras. 


Faça uma lista 

Antes de fazer buscas e ver os descontos, faça uma lista do que você quer comprar, do que tem em mente e do que está precisando. Procure fazer essa lista por ordem de prioridade dos itens, ou seja, o que é mais necessário ou o que você mais gostaria de comprar ao que é menos necessário ou importante no momento. 


Você realmente precisa desse item? 

 

Essa é a hora de fazer uma auto avaliação e ser sincero consigo mesmo. Você realmente precisa desse ou desses itens? Onde eles se encaixam e qual é a prioridade que eles têm para você e para sua vida financeira agora? Após essa avaliação, reveja sua lista. 

 


Monitore os preços e os descontos 

Depois de fazer uma avaliação e de consciência tranquila sobre o que precisa comprar, é hora de aproveitar os descontos que a data proporciona. Monitore os preços dos produtos que deseja. Para isso, é possível utilizar sites que fazem comparativos de preços, evidenciando as melhores ofertas. É possível fazer isso durante toda a semana de ofertas. Fique atento aos falsos descontos e cuidado com o frete grátis, muitas vezes o valor do frete é incorporado ao produto. 


Que tal um Cashback? 

Além dos descontos, existem algumas formas de economizar durante as compras. Muitos sites e lojas oferecem parcerias com a possibilidade de receber uma parte do dinheiro de volta após a compra - o Cashback. Comprar nesses sites também pode ser uma boa alternativa para a data. Mas fique atento e busque sites de confiança, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar. 

 



Simplic


Tracking da Toluna sobre a Covid-19 revela que 89% dos internautas brasileiros passaram a usar carteiras digitais durante a pandemia

Carteiras digitais, ou eWallets, são aplicativos que permitem que os usuários façam pagamentos mobile em estabelecimentos físicos e online. Seus usuários podem tanto adicionar um saldo na conta, quanto cadastrar seus cartões de crédito e débito. Com o avanço da pandemia e a recomendação de que o dinheiro vivo seja evitado pelo poder de propagar o vírus da Covid-19, estes meios de pagamento caíram de vez no gosto popular.

É o que confirma um tracking da Toluna, empresa que fornece insights de mercado. No questionário, 89% dos entrevistados revelaram que passaram a usar este método de pagamento durante a pandemia. Os tipos de carteiras digitais mais utilizadas pelos internautas, de acordo com a pesquisa, são: Paypal (68%), seguido pela PicPay (42%), Mercado Pago (41%) e Ame Digital (15%).

A pesquisa também apurou outra consequência financeira causada pela pandemia: 12% dos brasileiros conectados procuraram empréstimo bancário, mas não conseguiram que a instituição à qual solicitaram disponibilizasse o dinheiro. Já 11% conseguiram dinheiro emprestado com familiares e amigos, enquanto 68% não precisaram solicitar dinheiro extra para bancos ou amigos e familiares.

Como a Toluna realiza trackings quinzenais em torno do assunto da pandemia da

Covid-19, este mesmo questionário captou percepções que vão além do tema economia. Por exemplo, 78% dos entrevistados disseram acreditar que possam ser reinfectados pelo Coronavírus. E quando perguntados sobre o que mais sentem falta de fazer, devido ao isolamento social imposto, muitos revelaram que sentem falta de abraçar pessoas; outros confessaram que gostariam de ter a rotina de antes da pandemia de volta; enquanto uma outra parcela sente falta de encontrar pessoas. Muitos gostariam de poder ir a restaurantes, enquanto outros desejariam apenas poder sair de casa ou mesmo andar na rua.

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 4 e 5 de fevereiro de 2021, com 827 pessoas (46% homens, 54 % mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança.

 


Toluna

tolunacorporate.com

 

Dia do Consumidor: 4 estratégias para alavancar as vendas na internet durante o mês todo

Data é considerada a Black Friday do primeiro semestre; Plataforma de ecommerce Loja Integrada, focada em PMEs, dá dicas para lojistas de primeira viagem que irão participar da data no mundo online

 

Com grande relevância para o varejo virtual, o Dia do Consumidor, que acontecerá no próximo dia 15 de março, é a oportunidade para que lojistas consigam alavancar as vendas no primeiro semestre do ano. A data é uma das principais e conta com maior apelo de compras para o ecommerce. Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, o mercado virtual faturou R$ 3,62 bilhões de reais nos primeiros dias do mês, com crescimento de 23,5% em relação a quinzena de fevereiro do ano de 2020. 

 

O crescimento no número de vendas, mostra que a data pode ser uma grande oportunidade para impulsionar o comércio não só no dia, e sim, durante o mês inteiro. Para 2021, estima-se que 32% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas do dia do consumidor, segundo levantamento da Alli N & Social Miner em parceria com a Opinion Box. 

 

Para conseguir sucesso ao longo deste mês, é preciso preparar o seu negócio e pensar na estratégia e estrutura para que o atendimento seja completo e eficiente, lembrando que a experiência do cliente é algo que sempre será lembrado por ele. 

 

“Impulsionados pela pandemia, todos os dias milhares de empreendedores abrem uma loja virtual e milhares de consumidores realizam compras no mundo digital. Estar no mundo online e vender em múltiplos canais tornou-se algo essencial e aproveitar algumas datas, como o Dia do Consumidor, pode ajudar a potencializar as vendas e fidelizar novos clientes. Cupons de desconto, sorteios nas redes sociais da loja e promoções com itens encalhados no estoque estão entre as principais ações dos lojistas na data”, comenta Pedro Henrique Freitas - CEO da Loja Integrada - (www.lojaintegrada.com.br) - plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 1,6 milhão de lojas criadas. 

Para facilitar a jornada dos lojistas, o especialista indica algumas estratégias para que a data seja um sucesso, confira: 

 

Comunicação com o cliente


O contato com o cliente deve existir em todos os canais de comunicação, afinal a relação estabelecida entre usuário e negócio é a experiência que o cliente levará para futuras compras. Abra espaço para que o cliente consiga tirar possíveis dúvidas e até realizar a compra de forma mais fácil e interativa. 


 

Produtos em evidência 


De acordo com o seu nicho de mercado, escolha os produtos que mais chamam a atenção do consumidor, opte por itens competitivos e que estão em alta no momento. Reflita sobre o cenário atual que o país está passando e escolha materiais que possam auxiliar neste momento.  


 

Aposte na divulgação


Com a estratégia de promoção e divulgação já escolhidas, é hora de criar um volume de publicações nos canais que mais recebe visitas. Se a sua comunicação é feita por WhatsApp, aposte em alertas de promoções. Além disso, vale investir em posts patrocinados nas redes sociais, e stories, de forma orgânica. Destacar os produtos no banner da sua loja também é uma ótima estratégia de divulgação.


 

Proporcione vantagens


O cliente procura sempre as lojas que mais oferecem vantagens para a realização de sua compra. Essa vantagem pode ser concedida em diversos formatos, são eles: cupom de desconto, frete grátis, brindes ou vouchers. Tenha em mente que a facilidade de compra é algo atrativo e resulta em uma satisfação maior. 

 

 



Loja Integrada

www.lojaintegrada.com.br 


7 dicas para anunciar seu imóvel pela internet

Com a digitalização do mercado imobiliário, muita coisa mudou nos últimos anos. A internet passou a ser o principal meio para anunciar um imóvel e conquistar vendas. A comunicação entre os corretores, donos de imóveis e clientes se reestruturou e exigiu novas habilidades. Até mesmo a pandemia de Covid-19 intensificou esse processo.  

Com isso, é preciso atenção a alguns detalhes na hora de anunciar sua casa ou apartamento na internet, que vão desde quantificar o valor do imóvel até fazer a sua descrição e ilustrar com fotos. Para quem está querendo anunciar um imóvel, a Arbo Imóveis lista 7 dicas. Confira:

 

É realmente uma boa hora para vender um imóvel?

Objetivamente, a resposta para essa pergunta com certeza é sim! Pode não parecer, mas o mercado imobiliário teve uma alta histórica desde o início da pandemia. Isso porque as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, e por isso, investiram mais em conforto e em ambientes adequados. De acordo com o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do terceiro trimestre de 2020, realizado pelo Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), com o auxílio da Brain Inteligência Estratégica, foram quase 129 mil novos apartamentos vendidos no Brasil até o fim de setembro de 2020.

 

Por onde começar?

Segundo dados do Google, 60% do tempo em que uma pessoa gasta para comprar um imóvel se passa na internet, desde a pesquisa até o fechamento do negócio. Por isso é tão importante expor seu imóvel na rede por meio de anúncios.

 

Estabeleça um preço

Antes de tudo, atribua um valor ao imóvel. Pense na localização, na infraestrutura e no valor do IPTU. Se for apartamento ou estiver em um condomínio, atente-se à taxa condominial. Todos esses fatores podem influenciar no valor que deseja para negociar o seu imóvel. Tenha em mente que, na hora de uma negociação, os possíveis compradores ou locatários podem sugerir um preço mais baixo. Por isso, pense sempre nessa possibilidade e defina o máximo de dinheiro que você está disposto a baixar no valor do imóvel. 

 

Pesquise plataformas

Uma das alternativas para anunciar um imóvel é fazer isso de forma individual. Existem várias plataformas que oferecem esse tipo de serviço, tanto pagas como gratuitas. Você só deve prestar muita atenção se o site é confiável e seguro. Sempre verifique se os imóveis anunciados na plataforma escolhida estão com a documentação regularizada e se não existem publicações duplicadas para dar a falsa ideia de grande volume no espaço. Também é importante ficar atento às regras de cada plataforma, pois elas ajudam o comprador a ter mais confiança e aumentam a credibilidade do serviço.  Uma das plataformas disponíveis no mercado é a Arbo Imóveis, que oferece processo digital facilitado, anúncio em todas as mídias, fechamento em até 48 horas e cadastro gratuito.

 

Fotos do imóvel

As fotografias são elementos centrais de um anúncio de imóvel. É fundamental mostrar fotos em seu anúncio para que um possível comprador ou locatário tenha uma noção mínima de como é a estrutura e de como está o estado dele. Um anúncio sem imagens faz com que as pessoas não tenham ideia de como é o imóvel e afasta a possibilidade de negócio. É muito comum encontrar fotos de imóveis em baixa qualidade, tremidas, em um ângulo inadequado ou até mesmo embaçadas. Para valorizar seu imóvel, faça imagens de todos os cômodos, sempre com a melhor qualidade possível, para que chamem a atenção de interessados. 

 

Descrição do imóvel no anúncio

Assim como boas fotografias, para chamar a atenção de possíveis compradores ou locatários, o anúncio deve ter uma boa descrição. Mas aqui não estamos falando apenas de uma descrição minuciosa de cada cômodo. É preciso ter criatividade. Além de dados como metragem, quantidade de quartos, banheiros e as principais características do imóvel, use a criatividade para gerar algum tipo de conexão com quem está lendo. Conte uma história sobre como foi morar naquela casa, os momentos que passou em cada cômodo e como aquele ambiente tem um valor sentimental para você. Também fale sobre a localização, quais são as principais opções de lazer, saúde ou comércio na região, como é a vizinhança e o que o bairro tem a oferecer. Lembre-se de reforçar a situação do imóvel, sempre apresentando registro e escritura. Deixe explícitos os valores de IPTU e condomínio, todos atualizados corretamente.

 

Atendimento ao cliente

Se estiver anunciando um imóvel de forma independente na internet, é muito bom prezar por um bom atendimento, respondendo a todos os questionamentos da pessoa interessada. Programe bons horários para agendar visitas e nunca marque com mais de um interessado no mesmo horário. Mantenha a casa bem arrumada durante a visitação, pois isso pode contribuir para que possíveis compradores ou locatários se interessem pelo imóvel.

 

Varejo pode ser mais impactado pela fase emergencial do Plano SP

Medidas anunciadas pelo governo estadual podem agravar o cenário negativo, segundo FCDLESP

 

A nova etapa do Plano São Paulo começa a partir da segunda-feira (15/03) e valerá até o dia 30 deste mês. Com o anúncio de medidas mais restritivas, cerca de 14 atividades devem ser impactadas. Segundo a FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), em um ano de pandemia, o varejo apresentou queda de 14,2% e pode ser ainda mais impactado pelas novas recomendações do governo estadual.  

“É essencial que os estabelecimentos reforcem as medidas sanitárias para o combate da pandemia de Covid-19, mas os pequenos e médios empresários devem ter apoio por parte do governo estadual. Acreditamos que o fechamento total das lojas, sem apoio financeiro, não é a melhor solução”, alerta o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff. 

Durante a fase emergencial, o comércio deve seguir as recomendações restritivas da fase vermelha. Os bares e restaurantes poderão oferecer drive-thru apenas das 5h às 20h. De acordo com a entidade, a instabilidade do Plano São Paulo e o fechamento total dos estabelecimentos contribui, significativamente, para a queda no percentual de vendas no estado. 

“O período que o varejo paulista enfrenta é alarmante. Com o início da vacinação, esperávamos uma fase de fôlego para o setor, mas com o avanço da Covid-19 no país, a pausa do auxílio emergencial e alta de desemprego teremos um cenário desafiador. Ressalto que, pequenos e médios empresários buscam por segurança para produzir e comercializar, algo que não é oferecido pelo estado”, finaliza Stainoff.

 

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