87% dos consumidores dizem que os ovos estão mais caros este ano, revela pesquisa
Com o bolso
apertado, a maioria da população prioriza a compra de produtos acessíveis
A Páscoa de 2025 chega com menos brilho nas
vitrines e mais cautela no bolso. A inflação e o orçamento apertado estão
redesenhando o feriado mais doce do calendário brasileiro. Neste ano, 10% dos
brasileiros afirmam que não vão comprar nenhum tipo de chocolate para a data,
indicando um comportamento marcado pela contenção de gastos e priorização de
despesas essenciais. Os dados são da pesquisa nacional “Celebração e Consumo de
Páscoa | Mar/25”, realizada pela Hibou, empresa especializada em monitoramento
e insights de consumo.
O coelhinho ficou caro: o que
define a compra
Enquanto os tradicionais ovos perdem espaço nas
cestas, sendo escolhidos por apenas 34% dos consumidores, as caixas de bombom
lideram a preferência com 43%, seguidas de perto pelas barras de chocolate
avulsas, com 42%. Chocolates artesanais também vêm ganhando espaço, com 21% de
preferência, e 30% dos consumidores afirmam que vão aproveitar promoções.
Preço sobe, consumo diminui
Para 87% dos entrevistados, os ovos de chocolate
estão mais caros do que no ano passado. Como reflexo, 34% afirmam que vão
reduzir a compra de ovos e 24% vão substituir os ovos por barras de chocolate.
O impacto no bolso é evidente: 65% pretendem gastar até R$250, 26% entre R$250
e R$500 e apenas 8% acima de R$501. O que define a compra é, principalmente, o
preço (69%), seguido por promoção (41%), sabor (39%), e preferência pessoal
(33%). Pedidos dos filhos influenciam 18% dos consumidores, enquanto marca
(18%), brindes (14%) e temas dos ovos (12%) completam os itens mais
considerados.
Reuniões menores e viagens
mais curtas
A celebração também passou por mudanças. O
tradicional almoço em família, por exemplo, segue como a principal tradição,
com 60% dos brasileiros afirmando que participarão, seguido pela troca de ovos
e chocolates (30%) e pratos típicos (22%). Além disso, 26% pretendem
visitar familiares ou amigos na cidade.
E as viagens? 8% viajarão para o interior, 3%
preferem viajar para a praia, e apenas 1% tem planos para o
exterior.
Dos motivadores das viagens, 36% querem visitar
familiares, enquanto 30% preferem conhecer um novo destino. E este destino
provavelmente não será praia, pois segundo os dados de 2025, apenas 16% querem
curtir uma praia neste feriado, sendo que nos anos anteriores a intenção era
muito maior, sendo a escolha de 40% em 2024 e 37% em 2023.
E já entre os meios de transporte escolhidos
pelos brasileiros que vão viajar, o carro próprio é a opção preferida
para 69%, seguido pelo avião (27%) e ônibus (2%). O aumento de 10 pontos
percentuais nas viagens aéreas em relação ao ano passado indica uma leve
retomada no transporte aéreo.
Entre fé, chocolate e descanso
O significado da Páscoa também está em
transformação. Para 50% dos entrevistados, a data está associada ao simbolismo
religioso, enquanto 35% a veem como um momento de descanso. Comer chocolate é o
que mais atrai 15% das pessoas, e 10% associam a data à oportunidade de viajar.
As tradições, como a missa (13%) e pratos típicos (22%), ainda são mantidas,
mas rituais como a abstinência de carne na Sexta-Feira Santa estão em declínio,
com 36% dos brasileiros declarando que irão manter o costume este ano, contra
40% em 2024.
Páscoa menos instagramável
As redes sociais, por sua vez, perderam protagonismo
na Páscoa de 2025. O uso do Instagram caiu de 59% em 2024 para 45% em 2025. O
Facebook será utilizado por 16% e o TikTok por 8%, apontando uma tendência de
celebrações mais offline, com mais foco nos encontros presenciais e menos nos
registros digitais.
"Estamos diante de uma Páscoa 2.0: menos ovos
caros, mais bombons acessíveis. Os dados mostram um consumidor adaptado à
realidade econômica, e isso é um chamado para marcas se reinventarem",
afirma Lígia Mello, CSO da Hibou. “O consumidor escolhe com o coração, mas
também com o bolso. Existe um esforço para manter as tradições e o carinho por
meio do presente, mesmo com orçamento enxuto”, completa Lígia.
Metodologia
A pesquisa “Celebração e Consumo de Páscoa |
Mar/25” foi realizada entre os dias 28 e 31 de março de 2025 com 1.248
brasileiros maiores de 18 anos, das classes A, B, C e D. A margem de erro é de
2,8% com 95% de confiança.
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