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quinta-feira, 6 de julho de 2017

4 dicas de bom senso no WhatsApp para sua empresa



O WhatsApp passou de apenas uma mídia social para uma ferramenta fundamental para as relações de trabalho. O problema é que nem sempre as pessoas sabem fazer bom uso desse aplicativo quando o assunto são os negócios. “A relação entre empresa e cliente precisa ser estritamente profissional, mesmo que ela acontece muitas vezes via uma mídia social”, explica Ana Tex, especialista em marketing digital.

Se você pretende adotar o WhatsApp como uma ferramenta de relacionamento  com os seus clientes, Ana tex recomenda que primeiramente você opte por um número de telefone exclusivo para isso e que apenas pessoas devidamente treinadas tenham acesso a ela.
Para você não fazer feito com seus clientes e parceiros e se livrar de muitas saias justas, Ana Tex listou quatro regras de bom senso no WhatsApp:


1 – NUNCA tenha nudes no celular

O risco de você enviar um nude sem querer para um parceiro de negócios é muito grande. Isso pode comprometer sua imagem como profissional além de gerar problemas pessoais. Por isso, EVITE ao máximo correr esse risco! Caso o seu celular salve arquivos automaticamente, vá na configuração e coloque para não salvar as mídias.


2 - NÃO faça grupo com todos os seus clientes

Se você tem um negócio como uma academia, por exemplo, não crie um grupo para os alunos. O concorrente pode se infiltrar nesse grupo, ter acesso a todos os seus clientes e fazer uma ação de Marketing para eles. Outro risco que você corre mantendo grupos de clientes é a fomentação de comentários negativos. Se você quer usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, opte SEMPRE pela lista de transmissão. Ela é capaz de replicar uma mensagem para vários contatos individualmente.


3 - NUNCA mande piadinhas e correntes

Não! Você não vai morrer se deixar de enviar uma corrente para x números de contatos. O hábito de compartilhar esse tipo de publicação pode te queimar profissionalmente. Fora as piadas, muitas vezes sem senso algum! Por isso, saiba separar o tipo de conteúdo que compartilha entre amigos do que é realmente relevante para a sua empresa.


4 - NÃO mande áudios longos

Seja sucinto! Principalmente com quem não conhecemos. Às vezes, a pessoa está muito ocupada e não tem tempo para ouvir um “podcast”. Para não ser cansativo, mande uma mensagem de texto explicando o motivo do seu áudio ou pedindo autorização para manda-lo. Se puder, ligue, mas não se alongue. Priorize áudios curtos e objetivos. E lembre-se, antes de qualquer áudio, faça uma rápida apresentação em texto, caso seja o primeiro contato. A pessoa a receber o áudio deve saber do que se trata antes de ouvi-lo.

Ana Tex - empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias. Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o faturamento de empreendedores.






7 dicas para promover sua carreira freelancer



Com mais de 14 milhões de desempregados a categoria Freelancer ganha força entre os brasileiros


O freelancer, termo inglês para denominar o profissional autônomo, depende basicamente da quantidade clientes conquistados e trabalhos desenvolvidos para alavancar sua carreira/projeto. E, para isso, é essencial que exista uma boa divulgação do trabalho realizado.

“Divulgar o trabalho e ter o nome conhecido, sem dúvidas, é um dos principais obstáculos no início da carreira. Por isso, é importante pensar em algumas estratégias para fazer o próprio marketing e divulgar o que você faz de melhor”, alerta o CEO da Crowd, uma das maiores plataformas de freelancer do Brasil, Gabriel Carlos Matias.
Como promover à carreira freelancer? Veja abaixo algumas dicas, que o empresário separou, para tornar o seu trabalho conhecido entre os clientes.


1 – Qual é o seu nicho de atuação?

Provavelmente, o serviço que você oferece também é realizado por outros profissionais. Portanto, observe o seu ramo e em qual área específica você deseja se destacar. Dessa forma, sua concorrência com outros profissionais diminui e a chance de alcançar clientes aumenta.

É fundamental fazer essa distinção de setores e habilidades logo de inicio, pois será mais fácil encontrar clientes interessados nos seus serviços e o projeto será concluído de maneira satisfatória. É importante conhecer e dominar mais de uma habilidade, mas não “venda” seu trabalho de forma generalizada.

Quando o freelancer se dedica a um nicho, torna-se um especialista. Isso agrega valor ao trabalho desenvolvido e notoriedade ao profissional. Atuando em uma área específica, seu olhar ficará muito mais apurado e seu trabalho mais relevante.


2 – Desenvolva seu próprio conteúdo

Seja em um blog, canal no YouTube ou rede social, o profissional que opta por criar o próprio conteúdo promove sua carreira por meio desta atividade.

A criação de conteúdo própria desenvolvida por freelancers, além de instruir pessoas interessadas em determinado assunto, também constrói um novo tipo de portfólio.

Já sabe o seu nicho? Então você já sabe sobre o que pode produzir. Se você é um programador, pode dar dicas de desenvolvimento de programas e softwares; um designer pode falar sobre novas técnicas e ferramentas da área e assim por diante. A variedade de assuntos é infinita.

Use palavras-chave relacionadas à sua área para a produção do conteúdo; isso ajudará navegadores a identificarem sua página em possíveis pesquisas. Quem produz conteúdo também é visto como especialista; faça e veja seu trabalho ganhar mais destaque.


3 – Construa um trabalho consistente

Como freelancers, os projetos desenvolvidos são para o cliente, mas fazem parte do seu portfólio. Portanto, seu trabalho deve ter uma constância, para que sua evolução como profissional possa ser notada.

Saiba destacar os pontos fortes de cada trabalho e como seu talento pode contribuir com a demanda do cliente e chegar ao resultado final.


4 – Vá além do online

Não basta apenas concentrar toda a sua estratégia para promover sua carreira no ambiente digital. Uma apresentação feita pessoalmente ainda possui muito valor. Pense que cada workshop, feira ou congresso é uma oportunidade de fazer networking pessoalmente com possíveis clientes.

Se prepare para um pitch, tenha um bom cartão de visita, e se achar interessante, ande com uma amostra do seu material ou use uma forma simples de apresentá-lo (num dispositivo móvel, por exemplo).


5 – Seu cartão de visita

Se você ainda não tem um cartão de visita, está na hora de repensar. Nunca se sabe o momento exato onde acontecerá o networking e o cartão é o que fecha a oportunidade.
Na área de comunicação e marketing é permitido pensar em modelos mais criativos, que combinam com seu trabalho.
As informações principais são: logo, nome, profissão, e-mail, telefone e site ou link para o portfólio. E sempre tenha cartões com você!
Dica: Fale sobre seus projetos em suas redes sociais e otimize a divulgação de sua carreira.


6 – Compartilhe seus projetos

Falar sobre seu trabalho no seu campo pessoal também é uma forma de promover sua carreira freelancer.
Está escrevendo para diferentes sites? Fez um trabalho fotográfico especial? Compartilhe seus jobs em redes sociais relevantes.

Use sua página no Facebook, seu perfil no LinkedIn e até mesmo no Twitter ou Instagram.
Desta forma, quem acompanha suas publicações nas mídias vai poder identificar seus trabalhos em outros espaços. Em casos em que o job não é assinado é ainda mais interessante este tipo de divulgação.


7 – Esteja presente em plataformas para freelancer

O profissional freelancer vai muito mais longe quando conrói um perfil em comunidades voltadas para a atividade. Otimize sua carreira a promover seu trabalho em comunidades especializadas. A Crowd é a principal rede conectando freelancers a grandes empresas e agências, dando toda a estrutura necessária, desde o briefing até a aprovação. Isso permite que o profissional esteja muito mais focado nos resultados.

Lembre-se: é um trabalho contínuo.

Pensar em formas de promover sua carreira freelancer é um trabalho ininterrupto. Não deve ser feito apenas no início ou apenas quando você tem menos projetos.

Preocupe-se em sempre manter seu portfólio atualizado, compartilhe seu trabalho e mantenha contatos. Seja visto para que você seja lembrado como uma opção.








MUSEU SEM CHATICE



Três estratégias para tornar os programas culturais nas férias ainda mais divertidos


1-   Incentive seu filho a fazer arte no museu

Nada de ficar tirando selfies ou registrando a visita pelo celular! Para tornar o contato com a arte mais rico para as crianças, a dica é levar um bloco de desenho, estojo, e incentivar a meninada a produzir algo em resposta ao que estão observando. Não se trata de ‘imitar’ ou ‘copiar’ as obras, mas de criar, livremente, a partir das emoções e impressões causadas pela visita. 

2-   Vá além do “bonito” ou “feio”

Ao emitir - ou solicitar da criança que ela emita – juízos muito fechados sobre uma obra de arte, o adulto acaba por limitar muito a experiência do jovem visitante. Para não cair nesta armadilha, deixe de lado os julgamentos e exercite um olhar mais curioso. Um bom ponto de partida são os materiais usados pelo artista para compor aquela obra. Por que será que os escolheu? Como fez para juntar esses elementos? Que sensações eles provocam? No que essa obra nos faz pensar (músicas, filmes, experiências, conversas)? O mais importante é deixar claro para a criança que não há respostas certas ou erradas. 

3-   Invente uma história 

Convidar a criança a criar uma história a partir da cena ou do objeto que está observando é uma ótima maneira de disparar a curiosidade e de levá-la, de forma lúdica, a interpretar o que está vendo. Você pode, se quiser, registrar essas narrativas. Mais tarde, ao revisitá-las, você resgatará a experiência da visitação.





Fonte: Fernanda Assumpção
- Professora de Artes do Colégio Stockler
- Arquiteta pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
- Artista Plástica pela Faap


 


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