A adesão dos
e-commerces brasileiros à febre Black Friday deve bater todos os recordes este
ano. E um dos motivos para isso é exatamente a crise, que vem mantendo o
consumidor com a pulga atrás da orelha desde o ano passado. Afinal, a melhor
maneira de convencer quem está receoso a fazer compras é... derrubando preços,
levando os internautas a anteciparem as compras de Natal - o que já vimos
acontecer no ano passado. A Black Friday de 2015 registrou aumento de vendas de
44% em relação à de 2014, de acordo com relatório do Citibank.
No ano
passado, segundo levantamento que a BigData Corp. fez especialmente para o
PayPal Brasil, 89,4% dos e-commerces nacionais criaram promoções online para a
data - que é uma campeã de audiência na internet em todo o mundo.
Quem costuma
fazer a festa são as grandes lojas de varejo e vendas online (100% delas
participaram da Black Friday em 2015), que têm estoque para "queimar"
e, por isso mesmo, conseguem dar descontos maiores. Por outro lado, os sites
menores mantêm estoques por mais tempo, o que pode ser uma vantagem para o
consumidor de última hora.
A seguir,
reunimos sete dicas fundamentais para você sair satisfeito da Black Friday:
1. A
Black Friday não acontece só na sexta-feira
É preciso
ficar atento às lojas online pelo menos uma semana antes da Black Friday - que,
este ano, cairá em 25 de novembro. Tanto as grandes quanto as pequenas costumam
fazer pré-promoções bem interessantes nos dias que antecedem a data. No ano
passado, as melhores promoções da Black Friday foram encontradas nos grandes
sites. Em relação a quatro semanas antes, os descontos oferecidos nos
e-commerces de maior porte chegaram a 51,99%, segundo a Big Data Corp.
2. Faça
seu cadastro nos sites antes da Black Friday chegar
É questão de
praticidade, mesmo. Como os e-commerces (todos eles) pedem ao consumidor que
preencha um cadastro para efetuar qualquer compra, separe um tempinho para já
ir se cadastrando nos sites em que você pretende comprar durante o período de
promoções. Isto porque, quanto mais próximo da Black Friday, maiores se tornam
os riscos de queda de conexão no site escolhido, por causa do imenso fluxo de
internautas acessando ao mesmo tempo. Se você já estiver previamente
cadastrado, bastará escolher o produto, fazer o login e comprar.
3.
Antecipe suas compras de Natal
Aproveite os
dias que antecedem a data para já fazer as compras de Natal. Apesar da crise
pela qual passa o País, nada garante que Papai Noel consiga oferecer descontos
maiores do que os da Black Friday. Se você procurar bem, pode encontrar
produtos com preços até 80% menores, de acordo com a pesquisa BigData. Por
isso, o mês de novembro pode ser um bom momento para fazer bons negócios e,
também, evitar lojas lotadas e filas nos caixas, cenários tipicamente
natalinos.
4.
Conheça os sites participantes antes de ir às compras
Seus maiores
amigos durante a data são os sites de defesa do consumidor, como o Procon e o
ReclameAQUI. Não se engane: ainda tem muita gente que se aproveita da Black
Friday para enrolar o consumidor. Se o desconto parecer excessivamente bom,
desconfie e busque referências da loja. Outro bom endereço para ter em seus
bookmarks é o oficial do evento (www.blackfriday.com.br).
5. Tire
um tempo, compare preços e ofertas
Mas nem tanto...
porque, quanto mais perto da sexta-feira, mais gente passa a comprar, menores
ficam os estoques das lojas e as conexões à internet se tornam instáveis. O
ideal é fazer a lista de desejos do que você realmente quer comprar bem antes
de a febre dos descontos começar. Até para evitar compras por impulso,
geralmente equivocadas e por preços mais altos.
6. Fique
de olho na Cyber Monday
É a
segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças, adotada pelo varejo
norte-americano para liquidar eletroeletrônicos. E costumam ser ótimas
oportunidades para boas compras. Este ano, será no dia 26 de novembro (confira
as lojas já cadastradas em www.cybermondaybrasil.com.br).
Segundo estudo da Big Data Corp. feito para o PayPal Brasil, em 2015, promoções
online neste dia tiveram adesão de 63,5% dos sites de vendas online nacionais:
100% dos grandes e-commerces e 60,10% dos pequenos.
7.
Denuncie as lojas que vendem gato por lebre
Por último,
faça a sua parte e ajude a Black Friday a ficar cada vez melhor. Se, durante
suas buscas por promoções, você deparar com ofertas enganosas, entre em contato
com os sites de defesa do consumidor, como Procon e ReclameAQUI. Este último
tem uma aba voltada especialmente para a data, em que os consumidores podem
relatar problemas.
Anotou tudo?
Então, uma boa Black Friday para você. E para todos nós!
Paula
Paschoal - Diretora Comercial do PayPal Brasil