Independente do
seu segmento, ter um site é essencial! Afinal, mais da metade da população
brasileira já acessa a internet e essas pessoas estão sempre em busca de
informações, produtos e negócios que possam ser realizados pelo meio digital.
Por isso, ter ideias para atrair clientes é necessário quando se quer ter
sucesso na internet.
Engana-se aqueles que acreditam que sites só servem
para o B2C. Indústrias de diversos portes e segmentos, serviços B2B e o
Agronegócio já estão se beneficiando das vantagens em ter uma presença digital
sólida.
Para te ajudar, neste guia, Ricardo Martins,
CEO e principal estrategista de Marketing
Digital da TRIWI lhe dá algumas dicas de como você pode melhorar
e potencializar a maneira de obter clientes de qualidade através de seu site!
Otimize suas páginas e oriente o que o visitante
deve fazer
Você, muito provavelmente, tem uma ideia clara do
que deseja que as pessoas façam quando chegarem ao seu site, mas já parou para
pensar se ele realmente as incentiva a tomar essa ação?
Seu site deve ter uma página para cada produto ou
serviço que você fornece. As páginas devem mesclar entre o racional e
emocional. Unir características técnicas, benefícios, fotos, depoimentos, cases
de sucesso e uma indicação clara do que devem fazer em seguida, ou seja, entrar
em contato com você. Oriente seu visitante!
Lembre-se de reservar um tempo para garantir que
suas páginas sejam compreensíveis e seus call-to-actions realmente estão
incentivando as pessoas a agirem.
Otimize o processo de geração de leads
Caso você esteja gerando leads, é provável que
exista um formulário de contato para ser preenchido, se houver um formulário de
contato ruim, isso pode custar a você as próprias oportunidades (portanto, as
vendas).
Confira 2 erros comuns em formulário de contato que
são fáceis de corrigir:
- Seu formulário possui muitos campos: um erro
muito comum é fazer perguntas desnecessárias, como idade, sexo, cargo etc.
Seu formulário de contato deve ser curto, quanto mais campos alguém
preencher, menor a probabilidade de concluir o preenchimento. Esses dados
podem ser captados posteriormente.
- Torne o seu formulário disponível a qualquer
momento: verifique se o formulário de contato está destacado em todas as
páginas em que você está vendendo um serviço. Ele deve estar fortemente
vinculado ao call-to-action desta página.
Disponibilize um telefone para contato
Formulários de contato são ótimos, mas o telefone
ainda é essencial para muitos segmentos. Disponibilize o número do telefone em
seu site e tenha um atendimento focado e orientado para receber as futuras
oportunidades.
Muitas empresas colocam pessoas despreparadas para
atender o telefone, tanto no quesito de conhecimento do produto ou serviço como
também no quesito comunicação. Esta pessoa será o primeiro contato do futuro
cliente com sua empresa.
Atualmente há ferramentas que monitoram e gravam as
ligações para fins de treinamento do time comercial, como também ferramentas
que identificam a origem das ligações. Assim, é possível entender de onde o
futuro cliente veio.
Chats em tempo real e Whatsapp
Outra maneira de aumentar as oportunidades de
negócio é disponibilizar canais de contato em tempo real, como chats online e o
próprio Whatsapp.
São ótimos canais de interação e de vendas. Ajudam
a estreitar o relacionamento com o futuro cliente e tornam as vendas mais
fáceis.
Ofereça algo
Incentive as pessoas a entrarem em contato
oferecendo um brinde ou algum conteúdo exclusivo. Dependendo do serviço que
você oferece, esse pode ser um teste gratuito ou uma demonstração sem custo.
As pessoas adoram coisas grátis e isso também dá a
chance de mostrar que seus serviços são uma boa opção. Outra opção é oferecer
algum conteúdo exclusivo, como um estudo ou pesquisa sobre o mercado.
Aumente seu tráfego
Obter leads sem visitantes no site não dá certo né?
Além de melhorar suas páginas, também é necessário garantir a atração de
tráfego.
É importante trabalhar com estratégias de curto,
médio e longo prazo. A publicidade paga no Google ADs, Redes Sociais e LinkedIn
são excelentes para atrair visitantes e geram resultados imediatos. Para
estratégias de médio e longo prazo o SEO
(Otimização para Mecanismos de Busca) e Conteúdo Estratégico são excelentes.
Estas estratégias ajudarão o seu site a ter mais
relevância e aparecer quando seus futuros clientes buscarem pelo seu serviço.
Pessoas utilizam o Google todos os dias para buscar por produtos e serviços,
quando não acham você certamente vai achar seus concorrentes. Mas lembre-se! A
publicidade paga pode ser altamente eficaz, mas também pode ser cara se você
não souber o que está fazendo.
Meça tudo e teste tudo
Para saber o que está funcionando é importante
testar, TESTE TUDO!
Para analisar os resultados utilizem o Google
Analytics, ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Configurar as metas
de conversão é essencial para que você entenda de onde vêm seus leads e o
comportamento deles em seu site.
Para concluir
Ter um ótimo site que não gera leads para sua
empresa pode ser algo desanimador. Contudo, se você começar a tomar as medidas
certas, é possível atrair pessoas interessadas no que você faz e, a partir daí,
aumentar o número de oportunidades de negócios gerados pelo site.
Ricardo Martins -
CEO e principal estrategista da TRIWI. Especialista em marketing digital, é
graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e
concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos
de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como
Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu
organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e
Multilaser.
TRIWI
www.triwi.com.br