Incluir atividades divertidas como músicas e brincadeiras na rotina da criançada ajuda a aprender de forma natural e abrangente
No dia 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, data que reforça a importância dos primeiros anos de estudos na formação de uma pessoa. A infância é considerada uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, é quando o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos.
Crianças expostas a mais de um idioma ampliam as chances de desenvolver competências cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico e flexibilidade mental. Pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford no estudo Bilingual Brains evidenciam que crianças que aprendem duas línguas desde cedo demonstram habilidades aprimoradas em outras áreas, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, competências essenciais para o sucesso acadêmico e para a adaptação a novos contextos globais. Além disso, aprender uma segunda língua nesse período pode ajudar a formar cidadãos mais preparados para um mundo cada vez mais globalizado e multicultural.
“A infância é o terreno fértil onde podemos plantar sementes que irão florescer por toda a vida. Dominar outro idioma é uma ferramenta importante para o futuro. Com ela, a criança amplia seu universo e abre portas para diversas possibilidades, desde fazer viagens internacionais e conhecer novas culturas, até se formar em outro país ou conseguir o emprego dos sonhos. Por isso, é importante estimular esse ganho desde cedo”, reforça Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+.
Para
estimular o aprendizado, o executivo listou 4 formas de incluir um segundo
idioma na vida de uma criança. Quando o aprendizado é realizado por meio do
brincar, cantar e explorar o mundo, o idioma estrangeiro deixa de ser uma
matéria e passa a ser uma vivência”, comenta.
- Músicas e vídeos
Segundo Patrick Savage, diretor do Keio University CompMusic Lab, a música atinge os centros emocionais e de memória do cérebro, então informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chances de ser memorizadas. Com isso, melodias e repetições facilitam a aquisição vocabulário e estruturas gramaticais. O ritmo, junto com um vídeo animado, ajuda as crianças a internalizarem a pronúncia de forma natural, sem esforço consciente, além de prender a atenção e promover estímulo auditivo que melhora a compreensão oral.
Por
exemplo: canções infantis com vídeos e personagens animados são excelentes para
manter o interesse da criança e reforçam vocabulário temático, como cores,
números e animais, entre outros.
- Histórias e livros ilustrados
Histórias
despertam a imaginação da criançada. Quando combinadas com imagens, ajudam a
construir o sentido ou identificar o significado mesmo quando nem todas as
palavras são compreendidas. Isso reduz a frustração e os estimula a
"decifrar" o idioma. Esse modelo constrói vocabulário contextualizado
e cria familiaridade com estruturas e narrativas.
Por
exemplo: livros bilíngues com histórias e ilustrações expressivas permitem que
pais e filhos leiam juntos, mesmo que nem todos sejam fluentes.
- Jogos e brincadeiras
Apresentar um segundo idioma envolvendo brincadeiras torna o aprendizado espontâneo e divertido. Os jogos criam situações reais de comunicação, estimulando o uso prático da nova língua. Essa modalidade desenvolve vocabulário ligado a ações e objetos do dia a dia, favorece o aprendizado social e gera motivação e aprendizado sem a criança perceber.
Exemplos:
jogos de memória com imagens e palavras, brincadeiras de faz-de-conta com
comandos em outro idioma ou apps educativos com desafios interativos.
- Rotinas bilíngues
Inserir o segundo idioma no cotidiano cria um ambiente de imersão leve e constante. A repetição de frases e expressões na rotina diária ajuda a criança a associar palavras a ações concretas, fortalece a compreensão e desenvolve o uso espontâneo. A rotina incorpora a língua estrangeira como parte da vida da criança, e não apenas como uma aula, além de estimular a escuta ativa e a memória.
Por
exemplo: usar expressões do dia a dia, como "Let’s brush your teeth"
(“Vamos escovar os dentes”) ou "Time to eat" (“Hora de comer”)
durante as atividades, repetindo todos os dias e utilizando gestos que ajudem
na associação.
Grupo CNA+
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