Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Com temporada das baleias-francas aberta, atletas do Desafio Rota da Baleia vão avistar mamíferos durante corrida em 13 de setembro

Em maior edição de sua história, evento esportivo tem percurso
por 23 belas praias do litoral sul de Santa Catarina
 Foto: ProFRANCA/Instituto Australis

Como já é tradição, o Desafio Rota da Baleia 2025 vai contar com participações muito especiais. Confirmadas para 13 de setembro, as corridas nas distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km terão um atrativo à parte: as baleias-francas nas águas do litoral de Santa Catarina. Com a abertura da temporada das baleias, elas estarão nas águas das 23 belas praias de Laguna, Imbituba e Garopaba, pelas quais passam os percursos.  

Este ano, o Desafio Rota da Baleia terá a maior edição de sua história. O número de atletas confirmados até o momento ultrapassa o do ano passado. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento, o www.desafiorotadabaleia.com.br. O percurso de 80 km, que também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. As provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais. 

 

Anualmente, entre os meses de julho a novembro, as baleias-francas surgem nas águas do litoral sul catarinense. Com o pico em setembro, durante a realização do Desafio Rota da Baleia, elas cruzam mares até encontrar águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. As melhores praias para vê-las no mar estão entre Laguna, Imbituba e Garopaba, as mesmas do percurso do evento esportivo. 

 

“A avistagem das baleias durante as corridas, especialmente nas de maiores distâncias, já é uma tradição do nosso evento. É um atrativo natural do Desafio Rota da Baleia. Nesta edição não será diferente, por conta da realização na metade do mês de setembro, quando ocorre o período de maior presença delas nas praias dos percursos das corridas de 80 km, 42 km e 21 km”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

 

Com mais de 800 atletas confirmados até o momento, o Desafio Rota da Baleia homenageia as principais visitantes do litoral do Sul de Santa Catarina do início do segundo semestre. Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, a corrida de 80 km passa por 23 praias e por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. 

 

Entre as novidades da edição deste ano está a corrida de 42 km. Realizada com 40 km nos anos anteriores, ganhou dois quilômetros para que tenha a distância de maratona. A largada continua na Praia da Vila, em Imbituba. Outra nova atração é a corrida de menor distância. Os 8 km serão inteiros pelas areias da Praia do Centro, em Garopaba. Já a corrida de 21 km começa na Praia do Rosa, em Imbituba. A Praia do Rosa é a única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, constituído por apenas 30 enseadas de todo o planeta. Em todas as distâncias, a chegada será no Camping Lagoamar, na Praia do Centro de Garopaba, onde estará montada a arena do evento. 


Além de camiseta, número de peito e medalha (para concluintes), o kit-atleta do Desafio Rota da Baleia 2025 terá um par de meias, chaveiro personalizado, adesivos do evento, tatuagem temporárias e brindes de patrocinadores. 


O Desafio Rota da Baleia tem apoio de Ada Nutracêuticos, Baly, Rocha Alimentos e Chocolate Benevento, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados