Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

6 Plantas que favorecem a saúde da mulher na Menopausa

O poder das plantas é capaz de aliviar sintomas físicos, mentais e até emocionais causados pela baixa dos hormônios 

 

Quando a menopausa ou mesmo a perimenopausa chegam, a mulher passa a sentir muitos sintomas como os fogachos, insônia, irritabilidade, cansaço, falta de libido entre outros tantos. Nessa hora, elas costumam buscar solução em diversas modalidades da medicina, inclusive a fitoterapia.

O uso das plantas medicinais é aceito há tempos em diferentes culturas para tratar e prevenir doenças e desequilíbrios. No tratamento da menopausa, algumas tornaram-se, ao longo dos séculos, uma base importante de apoio das mulheres.

Para ajudar nessa busca por melhorias no estado físico, mental e emocional, a Dra. Helena Campiglia, médica especialista em medicina integrativa e saúde da mulher, elencou 6 plantas que ajudarão as mulheres nesse período de instabilidade hormonal:

 

1.  Amora (Morus Nigra)

A folha da Amora, amplamente encontrada no Brasil é uma aliada no tratamento da menopausa. Rica em fitoestrógenos, a amora auxilia na redução das ondas de calor, além de contribuir para a melhora da memória e da qualidade do so no. Pode ser consumida na forma de tintura ou chá, preparado com a infusão de suas folhas.

 

2.  Dong Quai (Angelica sinensis)

Conhecida como "ginseng feminino", Dong Quai é uma das ervas mais tradicionais da Medicina Chinesa. Tonifica o sangue, regula a menstruação e auxilia no alívio da fadiga e dos fogachos da menopausa. Estudos sugerem que sua combinação com outras ervas pode reduzir a frequência e intensidade dos sintomas vasomotores. Entretanto, é importante ter cautela, pois pode aumentar o fluxo menstrual e interagir com anticoagulantes.

 

3.  Maca Peruana (Lepidium peruvianum)

Essa raiz, tradicional dos Andes, é valorizada por seus potenciais efeitos afrodisíacos e energéticos. Alguns estudos indicam benefícios para o humor em mulheres na pós-menopausa, mas ainda são necessárias mais evidências científicas. Não há relatos de efeitos adversos ou interações medicamentosas.

 

4.  Vitex (Vitex Agnus Castus)

Ampliamente utilizado para tratar sintomas da TPM, infertilidade e ovários policísticos, o Vitex também pode ajudar no alívio da ansiedade, dos fogachos e do sangramento irregular no período de transição menopausal.

 

5.  Cimicífuga (Actea Racemosa)

Planta com propriedades anti-inflamatórias e sedativas, a Cimicífuga é usada para aliviar cólicas menstruais, tensão pré-menstrual e calores da menopausa. Estudos indicam que pode ser uma alternativa segura para mulheres com histórico de câncer de mama, pois não apresenta atividade estrogênica. No entanto, pacientes com problemas hepáticos devem ter cautela, já que algumas formulações podem afetar a função do fígado.

 

6.  Erva de São João (Hypericum perforatum L.)

Reconhecida por seu efeito antidepressivo, a Erva de São João também tem mostrado eficácia na redução das ondas de calor em mulheres na menopausa. Estudos apontam benefícios adicionais quando combinada com Cimicífuga, especialmente para tratar sintomas como insônia, fogachos e depressão.

 

Em “Medicina Integrativa & Saúde da Mulher”, seu terceiro livro, Dra. Helena traz abordagens e soluções mais sustentáveis e menos invasivas através de terapias complementares como nutrição, estilo de vida, suplementação, acupuntura, meditação, práticas mente-corpo, fitoterapia, e técnicas de relaxamento em conjunto com a medicina convencional. Como e quando escolher e associar esses diferentes caminhos é o fio condutor dessa obra que esclarece muito sobre a saúde da mulher.

“O uso de plantas medicinais pode ser um recurso valioso para aliviar os sintomas da menopausa, mas é fundamental buscar orientação profissional para garantir um uso seguro e eficaz. O acompanhamento especializado ajuda a evitar interações medicamentosas e a adaptar o tratamento às necessidades individuais de cada mulher”, finaliza Dra. Helena que também é professora da Universidade do Arizona.

 

“Propor modelos integrativos para uma medicina baseada em doença, e não em saúde é um enorme desafio. Meu desejo é que este livro possa acrescentar reflexão, profundidade e conhecimento à prática de muitos profissionais da área e que isso se reflita na vida de seus pacientes.” – Dra Helena Campiglia




Helena Campiglia - médica formada pela Universidade de São Paulo (USP), fez Residência em Clínica Médica, especialização em Acupuntura, Medicina Chinesa e Endocrinologia Ginecológica. Formou-se em Medicina Integrativa pelo fellowship no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA). Atualmente é professora convidada na Universidade McMaster, Toronto (Canadá) e mentora dos alunos do Fellowship de Medicina Integrativa no AWCIM pela Universidade do Arizona (EUA). Autora dos livros “Psique e Medicina Tradicional Chinesa” e “O Domínio do Yin: Da Fertilidade à Maternidade; a Mulher e suas fases segundo a Medicina Tradicional Chinesa”, ambos na sua 3ª edição. Atua como Clínica Geral e em Saúde da Mulher há mais de 25 anos unindo a Medicina convencional às práticas integrativas.



Serviço:

Título: Medicina Integrativa & Saúde da Mulher
Autor: Dra. Helena Campiglia (@helenacampiglia)
Editora: Guanabara Koogan GRUPO GEN
Páginas: 288
Disponível em: https://amz.run/9WXI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados