Valor da bebida consumida após o almoço passou de R$ 2,39 em 2014 para R$ 5,29 em 2024
Segundo a Organização Internacional do Café (OIC),
o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos
Estados Unidos. E o grão vem passando por aumentos em seu preço, de acordo com
o mais recente Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): em 2024, o
valor do produto nas gôndolas dos supermercados pelo país subiu 39,60%.
Levantamento feito pela Ticket, marca da Edenred
Brasil de Benefícios e Engajamento, constatou crescimento no valor da bebida
pronta, servida em restaurantes: de acordo com a pesquisa + Valor, o
preço médio do cafezinho em mais de 4,5 mil estabelecimentos espalhados pelo
Brasil é de R$ 5,29, o que representa um aumento de 12% em relação a 2023,
quando era comercializado em média a R$ 4,72, e de 121% nos últimos dez
anos.
Em 2014, o preço do cafezinho comumente consumido
após o almoço em restaurantes era de R$ 2,39. No comparativo com os últimos
cinco anos, o incremento no preço do cafezinho foi de 55,5%. Em 2019, a
pesquisa + Valor revelou que a bebida custava R$ 3,40.
“O café é um importante complemento do almoço do
brasileiro e hoje representa 10% do valor total da refeição completa (R$
51,61), que inclui também, além do prato de comida, bebida e sobremesa. Esta pesquisa
é importante nortear os valores depositados pelas empresas no benefício de
refeição de seus colaboradores”, comenta Natália Ghiotto, Diretora de Produtos
da Ticket.
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