Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Aquecimento global é principal preocupação dos latino-americanos quando o assunto é sustentabilidade

De acordo com estudo da Kantar, inquietude ligada ao clima cresce 3 pontos percentuais entre 2023 e 2024 e lidera o ranking das preocupações.

 

A América Latina presenciou eventos climáticos extremos em 2024. No Brasil, enchentes assolaram o Rio Grande do Sul. Na Argentina, uma onda de calor ultrapassou 40ºC nos termômetros. Isso sem contar os incêndios florestais no Chile, a crise hídrica na Colômbia e os terremotos no México. Tudo isso fez com que o aquecimento global se tornasse a principal preocupação dos latino-americanos quando o assunto é sustentabilidade. 

De acordo com o estudo Sustentar Para Ganhar 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, a inquietude ligada ao clima cresceu 3 pontos percentuais entre 2023 e 2024, passando de 13% para 16%, e se mostrou ainda maior no Brasil e na Argentina, com ganhos de 173% e 122%, respectivamente. 

Mais do que afetar o planeta, 24% das pessoas na região já entendem a urgência do tema e assim relatam que as condições ambientais impactam negativamente suas saúdes física e mental. 

No entanto, quando pensamos em comportamento de compra sustentável, existem barreiras. “Vemos cada vez mais latino-americanos declarando que está muito difícil atuar de maneira sustentável em nossa região por conta de temas sociais ou econômicos. Em 2024, notamos um salto de 8 pontos percentuais, chegando a 22% da população concordando com essa afirmação”, salienta Kesley Gomes, PanelVoice Director Latam, da divisão Worldpanel da Kantar. 

Apesar das circunstâncias, os latino-americanos estão tentando fazer o melhor possível para reduzir os impactos ambientais na vida cotidiana. Prova disso é que 33% da população na região declara que se aborrece com a quantidade de plástico comprada. Também há crescimento expressivo na afirmação de indivíduos evitando adquirir qualquer produto plástico, pulando de 29% em 2023 para 36% em 2024. 

Ainda é válido destacar que os consumidores da região estão apostando em atitudes simples do dia a dia. Por exemplo, chegamos a esta pesquisa com 70% das pessoas já adotando sacolas reutilizáveis próprias para fazer compras e 47% preferem embalagens de papel. 

Também é possível afirmar que os problemas climáticos impulsionaram perfis de consumidores mais engajados. Os chamados Eco-Actives – compradores que se preocupam muito com a sustentabilidade e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício – já representam 1/3 da população na América Latina e gastam em torno de US$ 17 bilhões em compras de bens não duráveis. 

“O entorno e as circunstâncias de vida da população influenciam invariavelmente o consumo. Neste contexto, é imprescindível entender que os compradores conscientes já há muito deixaram de ser um nicho. As marcas, portanto, devem ver a sustentabilidade como um investimento, ofertando produtos que visem qualidade, saúde e sabor, para ganhar a confiança deste público exigente”, conclui a especialista.

 

Metodologia 

O estudo Sustentar Para Ganhar 2024, produzido pela divisão Worldpanel da Kantar, apresenta análises de comportamento e de compra relacionadas à sustentabilidade na América Latina. O material contempla mais de 15 mil entrevistas em oito mercados. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.



Kantar
www.kantar.com/brazil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados