Total de junho ultrapassou as 860 mil diligências, volume que
representa alta de 4,6% em comparação com o mesmo período de 2023;
Média foi de uma
ocorrência a cada 3 segundos no Brasil.
No primeiro semestre de 2024, ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos no país, totalizando 5,3 milhões no período, evitadas por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Apenas em junho, o número foi de 860.966 ocorrências, 4,6% acima dos registrados no mesmo período de 2023. Veja, nos gráficos a seguir, os dados dos últimos 12 meses e a evolução do acumulado semestral.
Veja, nos gráficos a seguir, os dados dos
últimos 12 meses e a evolução do acumulado semestral:
Na visão por modalidade, 60,4% das
tentativas de fraudes evitadas no semestre foram identificadas por
inconsistências nos dados cadastrais; 33,2% por padrões fraudulentos ligados à
autenticidade de documentos e validação biométrica e 6,4% pelos comportamentos
suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, estar um passo à frente das fraudes é fundamental para combatê-las, garantindo que as instituições possam proteger a si próprios e aos clientes de forma eficaz. “A confiança do consumidor é fortalecida quando ele sabe que suas informações estão seguras. Nosso Relatório de Identidade Digital e Fraude já revelou que o consumidor está cada vez mais familiarizado com o ambiente digital e prioriza a segurança, demonstrando maior confiança nas empresas que a garantem".
“Bancos e Cartões” foi o setor em que houve mais registro de tentativas de fraudes no semestre (54%) e “Telefonia” o segmento com a menor recorrência (4,7%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Fonte: Serasa Experian
Fraudadores
continuam se concentrando nas regiões Sul e Sudeste
No primeiro semestre deste ano, os estados
do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação no número de tentativas
de fraude e Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os maiores percentuais.
Veja a seguir os gráficos com a participação anual e a variação dos últimos
doze meses
Fonte: Serasa Experian
Tentativas a cada milhão de habitantes
O indicador também trouxe a visão de que
ocorreram, em média, 4.110 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no
Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por MT, SC, SP, PR e MS.
Confira a lista completa com os números a seguir:
Fonte:
Serasa Experian
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger Consumidores:
· Garanta
que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para
acesso aos aplicativos;
· Desconfie
de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.
Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas
para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas
de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e
informações pessoais do comprador;
· Atenção
com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam
os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre
suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo
bancário, Internet Banking ou agências;
· Não
forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não
faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
· Inclua
suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se
trata de um ambiente seguro;
· Monitore
o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
· Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
· Em um
ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes
evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas
uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
· Garanta
a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a
partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e
ameaças das fraudes;
· Entenda
profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos
de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem
comprometer a segurança.
· Utilize
a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma
orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e
permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas
de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de
informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs
efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2),
além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia
referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação
cadastral.
experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário