2 em cada 3
consumidores pretendem aproveitar promoções, e empresas se preparam para
aumento da demanda
Com a Black Friday 2024 se aproximando, as expectativas
no varejo e comércio são otimistas, refletindo um cenário de planejamento
antecipado e aumento significativo na demanda. Uma pesquisa realizada pela
empresa de tecnologia Wake, em parceria com o Opinion Box, revela que 32,5% dos
brasileiros já começaram a monitorar os preços no final de julho, evidenciando
uma preparação antecipada para as ofertas. Além disso, 2 em cada 3 consumidores
afirmam que planejam aproveitar as promoções deste ano.
Durante o evento Google Black Friday 2024,
especialistas destacaram que a edição deste ano promete superar a anterior. Com
um “otimismo realista” em relação às vendas, os dados do primeiro semestre
mostram um crescimento de 13% nas buscas por compras on-line, enquanto 62% dos
consumidores já demonstram intenção de compra para a data.
De acordo com dados da Senior Sistemas, multinacional
catarinense referência em tecnologia para gestão, a movimentação logística de
grandes varejistas que utilizam suas soluções tem registrado um crescimento
expressivo no volume de pedidos. Segundo a Head de Produtos da Senior Sistemas,
Joelma Vieira, a semana do Dia dos Pais serviu como um importante termômetro
para a Black Friday. “A média de pedidos dos clientes para o Dia dos Pais
cresceu 55% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados indicam
que a Black Friday continua a ser um impulsionador fundamental das vendas em
novembro. Durante todo o mês, especialmente na semana da Black Friday, o
aumento no número de pedidos e itens movimentados é significativo",
explica.
Vieira destaca que, na Black Friday de 2023, houve
um crescimento de 9,2% no volume de pedidos em novembro em comparação ao ano
anterior. Esse aumento foi observado tanto no varejo e e-commerce (+8,6%)
quanto no setor de atacado e distribuição (+13,4%), mostrando que a data não só
beneficia o consumidor final, mas também amplia as oportunidades de vendas no
segmento B2B. Ao todo, foram registrados 2,2 milhões de pedidos na Black Week,
sendo 597.800 apenas na Black Friday.
A expectativa para 2024 é ainda maior, já que o crescimento registrado em
eventos como o Dia dos Pais reforça o impacto contínuo das promoções e da
sazonalidade no comportamento do consumidor, exigindo que as empresas otimizem
suas operações logísticas. As soluções da Senior Sistemas têm desempenhado um
papel essencial nesse processo, ajudando as empresas a atender à demanda
crescente com eficiência e precisão.
Embora os dados específicos da Black Friday de 2024
ainda estejam sendo consolidados, algumas tendências já se destacam. Os consumidores
estão cada vez mais preparados para as promoções, com um aumento considerável
na intenção de compra. Muitos varejistas planejam ampliar suas ofertas,
antecipar promoções e oferecer incentivos adicionais para compras on-line. Com
o crescimento das vendas digitais e a recuperação econômica em diversas
regiões, a expectativa é de que as vendas em 2024 superem as dos anos
anteriores.
A rapidez na entrega se tornou um fator
indispensável na decisão de compra. Com consumidores cada vez mais exigentes, a
expectativa é que os prazos sejam rigorosamente cumpridos, representando um dos
principais desafios enfrentados por varejistas e comerciantes durante essa
data. Segundo pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, um dos principais problemas
da Black Friday 2023 foi o atraso na entrega, que representou 16.89% das
reclamações, seguido por propaganda enganosa ( 16.03%) e produtos não recebidos
(15%).
Nos últimos anos, houve um crescimento no uso de
tecnologias pelas empresas para dar suporte em períodos de alta demanda.
Pesquisa LIGA/Quantas, com dados de propriedade do Google indicam que 47% dos
empresários destinaram mais de 20% dos investimentos do mês em contratações de
serviços de Marketing e Vendas, Logística e Tecnologia SaaS, com 94% indicando
que um dos objetivos centrais era facilitar o dia a dia e ganhar eficiência. Os
serviços mais procurados para a Black Friday foram sistemas de marketing e
vendas (21%), sistemas logísticos (20%) e hospedagem de site (20%).
As soluções da Senior Sistemas se destacam pela
tecnologia avançada, com a capacidade de monitorar em tempo real a movimentação
de cada operação e compará-la com dados de mercado do mesmo segmento,
permitindo ajustes operacionais dinâmicos e garantindo maior produtividade. “A integração
de soluções de inteligência artificial (IA) nos sistemas de gerenciamento de
armazém (WMS) possibilita análises em tempo real das movimentações, fornecendo insights valiosos
para melhorias operacionais. Isso resulta em entregas mais ágeis, proporcionando
uma experiência positiva tanto para o consumidor quanto para o cliente”,
explica Joelma.
Um exemplo do uso dessa solução foi o volume de
pedidos monitorado durante a última Black Friday por um de nossos clientes do
segmento de e-commerce de cosméticos, que atingiu um pico de mais de 80 mil
pedidos expedidos em um único período. Esse cliente já se prepara para
enfrentar um aumento nas operações neste ano, com um reforço na mão de obra e
equipamentos.
Em 2024, a busca por facilitadores continua
aumentando, com projeção de crescimento em torno de 4% entre agosto e outubro,
com destaque para a procura de softwares de inventário e gestão de
ativos, sistemas de logística e softwares de gestão de processos.
A empresa monitora 40% de todas as vendas de e-commerce no Brasil, oferecendo uma visão abrangente dos setores que impulsionam a economia durante períodos de alta demanda. No último ano, isso se traduziu em mais de 600 mil pedidos e 73 milhões de itens movimentados por meio das soluções da Senior Sistemas, pioneira em agilizar processos e fornecer insights operacionais. Seis dos dez maiores varejistas brasileiros, incluindo Magalu, Centauro, Época, Ybera, L'Occitane e Atacadão, utilizam suas soluções.
Senior Sistemas
www.senior.com.br
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