Dia Mundial do Veganismo reforça
urgência de mudanças globais em prol dos animais, do meio ambiente e da saúde
No dia 1º de novembro, o mundo celebra o Dia
Mundial do Veganismo, data que nasceu em 1994 pela The Vegan Society com o
intuito de conscientizar as pessoas sobre o impacto da exploração animal e
promover uma mudança de paradigma na relação entre humanos e animais. Neste
ano, as principais organizações que atuam no Brasil em defesa do veganismo e
dos direitos dos animais – Mercy For Animals (MFA), Sociedade Vegetariana
Brasileira (SVB), Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) e a
Geração Vegana (Gen V) – intensificam suas ações em meio a um cenário de
urgência ambiental e de sofrimento crescente dos animais criados para consumo.
A crise climática, que se agrava a cada dia, é um lembrete de que a transição para uma alimentação à base de vegetais não é apenas uma escolha ética, mas uma necessidade urgente para a sobrevivência do planeta. Pesquisas científicas confirmam que a pecuária industrial é uma das maiores responsáveis pela degradação ambiental, poluição de recursos hídricos e emissão de gases de efeito estufa que agravam a crise climática. Além disso, há uma crescente preocupação com a saúde humana, com estudos apontando a dieta vegana como uma forma eficaz de prevenir diversas doenças crônicas.
A Mercy For Animals, que atua globalmente para acabar com o sofrimento dos animais explorados para alimentação, destaca o impacto brutal do atual sistema de produção de alimentos. A organização realiza investigações na indústria, atua em políticas públicas e corporativas e promove diversificação proteica visando transição para uma alimentação rica em vegetais para reduzir a demanda por produtos de origem animal. "Precisamos transformar radicalmente o sistema alimentar. Enquanto ele continuar a existir, animais presos nesse ciclo de exploração viverão uma vida de dor. A transição para um sistema mais ético e sustentável é urgente, não apenas pelos animais, mas pelo futuro do nosso planeta", afirma Cristina Mendonça, diretora executiva da MFA no Brasil.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), uma das maiores organizações veganas do país, recentemente lançou o site www.querovirarvegano.com.br, que oferece suporte prático e contínuo para quem deseja fazer a transição para o veganismo. A plataforma inclui desde cardápios veganos até vídeos educativos e guias de nutrição. “Reconhecemos que a integração social é decisiva para a permanência no veganismo. Nosso novo site foi desenhado para oferecer dicas práticas e criar uma rede de apoio para ajudar nessa jornada. Nosso objetivo é que essa transição seja um passo firme em direção a um mundo mais pacífico e justo”, destaca Mônica Buava, presidente da SVB.
O Fórum Animal, por meio do seu projeto VegMonitor, tem investido em educação e formação vegana, com a oferta de cursos abertos sobre veganismo e sustentabilidade em parceria com diversas universidades. O curso "Veganismo: um modo de viver justo para todos" já formou mais de 2 mil pessoas e continua a democratizar o acesso ao conhecimento. Taylison Santos, diretor executivo do Fórum Animal, reforça: “Nosso objetivo é capacitar as pessoas com informações sólidas, desmistificando o veganismo e mostrando como ele pode ser fundamental na construção de um futuro mais justo e sustentável para todos os seres.”
A Geração Vegana, por sua vez, estreou recentemente o curta-metragem de animação "Santuário", com narração de Xuxa Meneghel na versão brasileira. O filme busca sensibilizar o público para a realidade dos animais resgatados de fazendas e transmitir uma mensagem de compaixão e respeito. “Os nossos esforços na produção do curta visam revelar, de forma sensível e delicada, o sofrimento que os animais enfrentam na indústria alimentícia”, comentou Isabel Siano, diretora no Brasil da Geração Vegana. “É um filme muito interessante. E não é só para a galera que é vegana. É uma mensagem muito bacana para todas as idades ", comentou a apresentadora Xuxa sobre o projeto. A organização acredita que a arte tem o poder de transformar corações e mentes, promovendo um veganismo mais acessível e empático.
Neste Dia
Mundial do Veganismo, essas organizações reiteram a urgência de uma mudança de
hábitos em prol dos animais, do meio ambiente e da saúde humana. O veganismo,
que tem crescido significativamente em todo o mundo, é visto por muitos como
uma solução viável e necessária para mitigar os danos causados pela pecuária
industrial e construir um futuro mais ético e sustentável.
Organizações
participantes: Mercy For Animals, Sociedade Vegetariana Brasileira, Fórum
Animal, Geração Vegana
Sites para mais
informações:
- Mercy For Animals: www.mercyforanimals.org.br
- SVB: www.svb.org.br
- Fórum Animal: www.forumanimal.org
Geração Vegana: www.geracaov.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário