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sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Fidelização de clientes pode aumentar os lucros da empresa com menos custos

Foto: PhotoMIX Company
Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet, ensina como a fidelização de compradores pode ser uma alternativa estratégica e com menos custos aos negócios 

 

Imagine aumentar o valor do ticket médio, ter mais previsibilidade na receita e ainda receber mais indicações no boca a boca – e tudo isso reduzindo custos. É o que acontece quando você tem estratégias de fidelização de clientes. Afinal, quando você conquista consumidores fiéis, os lucros aumentam e os gastos caem. Mas é também um desafio. 

Pesquisa da Frost & Sullivan encomendada pela Nice Latin America mostra que o custo de aquisição de clientes (CAC) é de cinco a 25 vezes maior do que manter um existente. E um cliente fiel tende a gastar mais, recomendar a marca para os amigos e ainda promover a empresa.

Porém, a mesma pesquisa mostra que para 95% das pessoas a experiência do cliente (CX) é fundamental para definir sua lealdade a uma marca. E aí o atendimento ao cliente tem um papel fundamental para vencer esse desafio e criar diferenciais competitivos no mercado.


Benefícios da fidelização de clientes

Um dos benefícios diretos de conquistar consumidores fiéis é o aumento da rentabilidade. Um estudo publicado na Harvard Business Review, mostra que a fidelização de clientes pode representar um aumento de até 95% no faturamento.

“Quando uma pessoa gosta da sua marca, ela tende a comprar mais vezes, mas também a gastar mais em cada compra, aumentando o valor do ticket. Consequentemente o seu lucro também aumenta”, revela Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet. 

Além disso, o empreendedor passa a ter custos menores com marketing, porque um cliente satisfeito se torna um embaixador da sua marca. Ele indica para os amigos, leva à família e cria um boca a boca positivo que impacta também a imagem da empresa no mercado.


Estratégias eficazes de fidelização:


Programas de recompensas e fidelidade

Através da inscrição gratuita em um cadastro, você pode oferecer pontos, milhas, brindes, descontos, upgrade de serviço, acesso a eventos etc, como maneira de fidelizar os seus clientes 

“Uma das vantagens é a coleta de dados que vão abastecer a sua base de informações e também ajudar a conhecer mais aquele cliente específico para poder, posteriormente, oferecer um atendimento personalizado”, observa. 


Personalização no atendimento e comunicação

O consumidor espera empatia com a sua dor, soluções assertivas para o seu problema, atenção às suas necessidades, equipe bem treinada e agilidade em todas as etapas. 

“Crie uma base de dados compartilhada, que seja de fácil acesso para que o atendente consiga consultar com facilidade o histórico do cliente, desde sua primeira compra até a última interação com a empresa”, recomenda. 

Além disso, lembre-se de que a comunicação com o cliente deve ser uma via de mão dupla. Então, peça feedbacks e utilize as informações para gerar insights que melhorem o atendimento de forma contínua. 


Atendimento ao cliente

Nunca subestime a importância do atendimento ao cliente. Ele não só é um diferencial competitivo, como reflete a qualidade dos serviços da empresa e o respeito ao consumidor, aumentando a sua taxa de fidelização.

A Zignet não é apenas líder no mercado de serviços financeiros, mas tem também o reconhecimento público da sua excelência no atendimento ao cliente.

A empresa acaba de ser indicada ao Prêmio Reclame Aqui, na categoria Pagamentos Online.  “Nossa missão é facilitar a vida financeira dos motoristas e levar o melhor atendimento de maneira descomplicada e sem entrelinhas. Ser uma das empresas indicadas ao Prêmio Reclame Aqui só comprova a nossa responsabilidade, integridade e credibilidade com os nossos clientes”, finaliza. 

As votações são feitas pelos consumidores e acontecem de 01 de setembro a 31 de outubro no site do Reclame Aqui. A premiação irá acontecer nos dias 09 e 10 de dezembro.


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