Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Como manter seu metabolismo saudável e ativo?

Divulgação
Herbalife
Médico dá dicas sobre o que pode ajudar ou atrapalhar no bom funcionamento do seu metabolismo


O metabolismo é o conjunto de reações químicas pelas quais o corpo transforma os alimentos em energia, que é utilizada em todos os processos fisiológicos como respiração, circulação sanguínea, regulação da temperatura, contração muscular, digestão de alimentos e nutrientes, eliminação de resíduos, funcionamento dos diferentes órgãos, reparação e regeneração de tecidos. 

O médico especialista em Medicina do Esporte e Atividade Física Dr. Carlos Ulloa, membro do Conselho Consultivo de Nutricionistas da Herbalife, explica que vários fatores que podem influenciar na taxa metabólica basal, ou seja, na quantidade de calorias utilizadas pelo corpo para manter suas funções vitais, entre elas, estão “sexo, idade, composição corporal, atividade física e genética, que fazem com que cada indivíduo tenha um metabolismo diferente”, cita o especialista.
 

É possível elevar o metabolismo basal?

Aumentar o metabolismo basal, ou seja, o gasto energético em repouso pode ser benéfico para aquelas pessoas que buscam controlar o peso. Uma forma eficaz disso acontecer é desenvolver mais massa muscular. “O músculo é um tecido que consome mais energia do que a gordura. Portanto, ao diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, serão consumidas mais calorias em repouso. Isso pode ser alcançado por meio de exercícios físicos de resistência que ajudam a desenvolver os músculos”, explica Ulloa. Além disso, o especialista apresenta algumas recomendações que contribuem manter o metabolismo saudável:

  1. Nutrição adequada: Fornecer os nutrientes necessários em qualidade, frequência e quantidade para que o corpo possa realizar adequadamente as funções de cada órgão.
  2. Hidratação: Manter uma boa hidratação com o consumo de água e eletrólitos para garantir um bom funcionamento corporal.
  3. Exercícios: Praticar atividade física, seja recreativa, competitiva ou de bem-estar, para sair do repouso e do sedentarismo.
  4. Evitar substâncias nocivas: Reduzir o consumo de substâncias que podem prejudicar o organismo, como o álcool e as gorduras saturadas.
  5. Descanso: Dormir de 6 a 8 horas por noite para permitir que o corpo realize os processos de reparação e recuperação dos tecidos.
  6. Bem-estar emocional: Manter uma atitude positiva e evitar situações que gerem estresse prolongado, uma vez que isso provoca a liberação de cortisol, hormônio que pode impactar no metabolismo e promover o armazenamento de gordura.

Segundo Ulloa, ao implementar esses hábitos, você não só ajuda a manter um metabolismo ativo, mas também contribui para uma melhor qualidade de vida e saúde geral. Também lembre-se de consultar seu médico de confiança para ter uma orientação personalizada.

 

Herbalife
Herbalife.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados