As ferramentas de gestão estão disponíveis para
serem utilizadas por qualquer um. Porém, para que seu uso dê certo, é preciso
ter um conhecimento prévio de como fazer a implementação e, principalmente, de
como utilizá-las da maneira correta. Recentemente, o que mais vejo são boas
ferramentas não sendo aproveitadas por falta de entendimento.
Isso acontece com os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados
Chaves) -, que são muito mais que uma metodologia, são uma espécie de filosofia
de gestão que propõe maximizar resultados no curto prazo, através da
transparência, foco e colaboração, para empresas de diferentes tamanhos, tipos
e segmentos.
A ferramenta possibilita que a organização desenvolva capacidade maior de se
adaptar às mudanças do mercado, e também passe a ter uma direção clara e
parâmetros mensuráveis para a conquista dos objetivos. Muito mais do que propor
uma gestão eficiente, os OKRs estão ajudando empresas em seus processos de
transformação.
Várias empresas já utilizam os OKRs, no entanto, me pergunto se estão fazendo
isso de forma correta na prática. A implementação da ferramenta é bem mais
complexa do que se imagina, não passando simplesmente pela implementação de
técnicas e processos, mas se baseando também em um terceiro pilar, que é a
mudança de mentalidade.
Quando fazemos a implementação de OKRs em empresas, é importante termos em
mente que é necessária uma mudança de mentalidade do time, que estava
acostumado com uma maneira de trabalhar (hábitos, práticas, processos), mas que
não se adequa mais ao mundo em que estamos vivendo hoje.
Cada empresa ou negócio tem particularidades, que devem ser aprimoradas para
alcançar bons resultados com o uso da ferramenta. É por isso que, com a
experiência adquirida, podemos acelerar a curva de aprendizagem, o que
economiza tempo e agiliza o processo. A implementação de OKRs de forma
incompleta pode torná-los obsoletos rapidamente.
Uma gestão baseada em OKRs olha para cada indivíduo e área da empresa como
elementos que compõem o todo, o que ajuda a criar um sentimento de unidade e
colaboração. Cada um dos colaboradores deve compreender a importância do seu
papel dentro do modelo de negócio. Entender isso é fundamental para o sucesso
da companhia de forma geral.
Além desse ponto, a ferramenta permite que sejam
feitos ajustes constantes no plano de execução da estratégia, que é possível
graças aos ciclos mais curtos de planejamento, geralmente de três meses. Isso
dá uma maior tração para as mudanças necessárias na organização, permitindo
assim eventuais correções de rota de forma mais rápida.
Neste sentido, o uso de um modelo de gestão com OKRs vai fazer com que a
empresa seja mais eficaz em atingir seus objetivos, tendo colaboradores mais
engajados e felizes, mas acima de tudo, vai proporcionar uma mudança cultural
de crescimento constante muito importante para o seu negócio. Não por acaso, a
ferramenta é usada por companhias globais como Google, Twitter, LinkedIn, Conta
Azul, GoPro, Eventbrite, dentre outras.
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