Pesquisa da Issviva revela que
sim.
Sintoma foi apontado por 77% das participantes
|
A pesquisa ainda está ativa e pode ser encontrada no site da Issviva, marca do grupo Essity dedicada a desmitificar e quebrar os tabus que ainda envolvem a menopausa e apoiar a mulher nessa fase da vida, que vai da pré-menopausa (também chamada perimenopausa) até a interrupção total dos ciclos menstruais. Todo esse período, é conhecido por climatério e varia de mulher para mulher, mas é consenso que começa, geralmente, ao redor dos 45 anos, estendendo-se, em média, até 58 anos de idade.
Realizada na forma de quiz, a enquete teve início em 21 de março de 2023 e ouviu, até o momento, 99.902 mulheres brasileiras. A falta de memória foi apontada por 77% como um problema relacionado à menopausa. Outros sintomas de saúde mental e emocional assinalados foram confusão mental 25%, depressão 40%, ansiedade 83% e alterações de humor 87%. A opção “nenhuma das anteriores” foi apontada por 4%.
Estudos mostram
que os problemas de memória aumentam no decorrer da idade e ficam mais latentes
na fase da menopausa. Além disso, há fatores que intensificam os sintomas, como
redução dos níveis de estrogênio, distúrbios do sono, fadiga, estresse agudo,
ansiedade, mudança de humor, depressão crônica, quimioterapia, deficiência de
vitamina B12, baixos níveis de hormônios que são produzidos pela glândula da
tireoide, tabagismo, sedentarismo e suores noturno.
A falta de memória além de impactar na saúde física e mental ela também
prejudica a vida profissional. Em pesquisas já realizadas pelo Grupo Essity,
62% das mulheres trabalharam em tempo integral, 18% delas trabalharam meio
período, já 8% tiveram um período de licença devido à menopausa e 54% disseram
ao empregador o motivo da licença. O sintoma da falta de memória também altera
e intensificam outros fatores, por isso, devem ser considerados importantes
para a hora que aquela mulher está no seu esgotamento e precisa se recolher
para cuidar de si.
Pesquisa
Issviva: ferramenta para conhecer a mulher na menopausa
A pesquisa é uma
ferramenta de teste recorrente da Issviva para interagir com a mulher
brasileira e entender as suas necessidades na menopausa. Com base nas
respostas, a marca desenvolve soluções e serviços direcionados a esse grupo de
mulheres. "Queremos apoiar a mulher nesta etapa, criando uma comunidade
de sustentação para a troca de informações e experiências, além de desenvolver
produtos específicos para cada sintoma. Queremos que ela não se sinta sozinha e
entenda a menopausa como mais uma etapa da vida e não como um fim",
diz Cristina Arbeláez, Diretora de Marketing da Issviva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário