Aumento da longevidade no país pode
trazer popularidade para a dataDivulgação
Dia 26 de julho, é celebrado o Dia dos Avós, data que vem ganhando espaço nos calendários das famílias a cada ano que passa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam a parcela da população que mais cresce no Brasil, com o aumento de 57,4% em 12 anos.
Com o aumento da expectativa de vida, estima-se que a efeméride que antes não recebia tanto destaque alcance cada vez mais relevância. A longevidade brasileira não era um assunto relevante na década de 40, uma vez que sua expectativa de vida era de 69,1 anos na época. A cada mil pessoas que atingiram 15 anos, apenas 535 chegariam aos 60 anos de idade. Já em 2019, essa expectativa passou para 76,6 anos.
Com as mudanças na expectativa de vida, o comportamento da população também se alterou. As pessoas passaram a se cuidar mais e a planejar seu futuro. Criando tradições e mudando os papéis sociais que os idosos ocupam em suas famílias, alcançando valorização e destaque por serem os vovôs e as vovós favoritas da casa.
Para Antonio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade MAG, a efeméride e os dados reforçam que é possível ter uma vida mais longeva, com realizações como estudos, trabalho, fortalecimento de amizades e relacionamentos. ”Para as famílias comemorarem essa data tão bonita, se faz necessária a mudança de comportamento, em que se coloque à saúde e a longevidade financeira nos planos, pois cuidar do envelhecimento desde cedo é o que fará a diferença no futuro”, conclui Leitão.
A origem do Dia dos Avós
O Dia dos Avós foi criado para homenagear Santa Ana e São Joaquim,
que, segundo a tradição da Igreja Católica, são os avós de Jesus Cristo. Por
isso, os dois personagens históricos foram enaltecidos no século XVI pelo papa
Gregório VIII.
Segundo a tradição cristã, mediante uma ação milagrosa, o casal concebeu Maria, mesmo sendo estéreis. Santa Ana e São Joaquim receberam muitas comemorações festivas em diversas datas, porém o papa Paulo VI determinou que dia 26 de julho seria a data definitiva.
"Apesar da data não ser amplamente celebrada como o Dia das
Mães ou dos Pais, o Dia dos Avós é uma efeméride importante para ser
comemorada, especialmente considerando que a maioria da população brasileira é
composta por idosos. Além disso, é uma oportunidade para promover a luta pelo
reconhecimento e pelos seus direitos", complementa Leitão.
No Brasil e em Portugal a data é celebrada no dia 26 de julho, mas
outros países celebram em períodos variados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário