Segundo doutor em Psicologia, um dos passos mais importantes é ajustar gradualmente os horários de dormir e acordar
O retorno às aulas após as férias é um momento marcado por sentimentos mistos. Por um lado, há a excitação de reencontrar amigos e professores e de retomar o aprendizado. Por outro, esse período pode ser acompanhado de estresse e ansiedade, tanto para estudantes quanto para seus pais. A volta à rotina escolar exige adaptação e pode trazer à tona preocupações relacionadas ao desempenho acadêmico e à gestão do tempo.
Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, que oferece pós-graduação e forma psicólogos atuantes, a transição das férias para o período escolar pode ser desafiadora devido às mudanças na rotina. “Durante as férias, os horários tendem a ser mais flexíveis, com menos compromisso com horários rígidos. Para facilitar esse retorno, é fundamental estabelecer rotinas saudáveis antes mesmo do início das aulas”, sugere.
Um dos passos mais importantes, segundo o especialista, é ajustar gradualmente os horários de dormir e acordar. A recomendação é que, uma semana antes do início das aulas, os horários sejam gradualmente modificados para se aproximar da rotina escolar. Isso ajuda o corpo a se adaptar e reduz a resistência que é comum no primeiro dia de aula.
Além disso, de acordo com Danilo Suassuna, é essencial preparar um espaço dedicado ao estudo. “Um ambiente organizado, silencioso e livre de distrações pode melhorar a concentração e a produtividade. É importante que o local seja bem iluminado e equipado com todo o material necessário para as atividades escolares”, aconselha.
O doutor em psicologia também ressalta a necessidade da criação de um cronograma com horários fixos para a criança ou adolescente estudar, se alimentar, praticar atividades físicas e descansar. “Isso ajuda a reduzir a ansiedade, pois eles saberão exatamente o que esperar e quando. A regularidade nas atividades proporciona uma sensação de segurança e controle”, afirma Danilo Suassuna.
Confira outras estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade
na volta às aulas:
- Alimentação Balanceada: O retorno às aulas é um bom
momento para retomar uma dieta balanceada, rica em nutrientes que
favorecem a concentração e o bem-estar emocional. “Estudos indicam que uma
dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais está
associada a um melhor desempenho cognitivo e menor incidência de sintomas
depressivos”, explica Danilo Suassuna.
- Atividade Física Regular: Segundo o especialista, a
atividade física não apenas melhora a saúde física, mas também é uma
poderosa aliada na redução do estresse e da ansiedade.
- Técnicas de Gerenciamento de Tempo: A gestão eficiente
do tempo é uma habilidade que pode aliviar significativamente o estresse
associado ao retorno às aulas, já que a falta de organização pode levar à
procrastinação e ao acúmulo de tarefas, o que aumenta a sensação de
sobrecarga.
- Planejamento Semanal: Reservar um momento no início da
semana para organizar todas as tarefas e compromissos pode fazer uma
grande diferença.
- Divisão de Tarefas: Outra estratégia importante, de
acordo com Danilo Suassuna, é a divisão de tarefas maiores em partes
menores. “Grandes projetos podem ser intimidadores, mas ao dividi-los em
etapas menores, tornam-se mais gerenciáveis”, afirma.
- Importância de um Suporte Emocional: O suporte emocional
é um componente essencial para lidar com o estresse e a ansiedade do
retorno às aulas. Este suporte pode vir de várias fontes, como familiares,
amigos, professores e profissionais de saúde mental.
- Envolvimento dos Pais e Responsáveis: Segundo Danilo Suassuna, muitas crianças e adolescentes podem sentir medo de ficar longe da família, especialmente após um período prolongado de convívio durante as férias. “É essencial que os pais estejam presentes e ofereçam segurança emocional, reforçando que estarão disponíveis para ajudar com qualquer dificuldade que surja”, conclui.
Danilo Suassuna - Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: danilosuassuna.
Instituto Suassuna
Para mais informações, acesse o site
instagram e canal no youtube.
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