Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente
Chega de filas,
paradas em pedágios e trocas de dinheiro. Com o intuito de promover uma
circulação mais fluida e segura, as rodovias concedidas do Estado de São Paulo
passarão a receber, em breve, o sistema Free Flow. E para esclarecer eventuais
questionamentos dos usuários, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo -
ARTESP explica os benefícios e funcionalidades principais desse novo sistema.
Em 1° de agosto, duas praças da SP-333 utilizarão a tecnologia: em Itápolis, km
179, no sentido leste; e em Jaboticabal, km 110, no sentido oeste.
O sistema de
pedágio Free Flow se destaca como uma solução inovadora que visa aprimorar a
experiência dos usuários nas rodovias, proporcionando maior fluidez, segurança
e comodidade. Por meio da implementação de adesivos (TAGs) instalados nos
para-brisas dos veículos, o sistema elimina a necessidade de paradas em praças
de pedágio, otimizando o tempo de viagem e reduzindo o congestionamento. O
valor da tarifa é debitado de forma direta, sem a necessidade de interação
direta do motorista.
A aquisição de uma
TAG proporciona maior agilidade e conforto nas viagens, eliminando a
necessidade de paradas nas praças de pedágio e o manuseio de dinheiro em
espécie. Além disso, os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um
desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Desconto de Usuário
Frequente (DUF), exclusivo para carros, que oferece descontos progressivos a
cada passagem durante o mesmo mês.
Os pórticos de
cobrança, que substituirão as praças de pedágio de barreiras, são estruturas
equipadas com tecnologia avançada para a leitura e identificação dos veículos.
O cronograma de substituição está definido em contrato, garantindo que todas as
pistas sejam contempladas pelo novo recurso. Ademais, o sistema é preparado
para identificar os veículos em qualquer uma das pistas do ponto de cobrança,
garantindo uma transição suave e eficiente.
As TAGs instaladas
são administradas pelas Operadoras de Serviço de Arrecadação (OSAs),
assegurando que sejam aceitos em todos os pedágios convencionais e pórticos de
rodovias concedidas do Estado de São Paulo.
Para garantir uma
viagem tranquila e evitar autuações por evasão de pedágio, é fundamental que os
usuários planejem sua rota antecipadamente, verificando as tarifas ao longo do
trajeto e os métodos de pagamento aceitos em cada concessionária. Além disso,
ao utilizar as pistas automáticas, os motoristas devem certificar-se de que
seus dispositivos eletrônicos estão devidamente liberados para cobrança e
obedecer às regulamentações de velocidade e distância, assim como às
sinalizações de passagem e cancela.
"A chegada
do sistema Free Flow representa um marco significativo para as rodovias
concedidas do Estado de São Paulo, promovendo uma circulação mais fluida e
segura para os usuários", destaca Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.
"Ao eliminar a necessidade de paradas, variações de velocidade ou trocas
de faixa, como ocorre na chegada das praças de pedágio, o modelo traz economia
de tempo, aumento da segurança viária e até redução no consumo de
combustível."
Cronograma
de implantação
A EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração da SP-333 (Rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari) entre Itápolis e Jaboticabal, prepara para o início do segundo semestre a primeira implantação desse modelo em rodovias estaduais paulistas e a quarta no país. Os usuários que já possuem TAGs ativas serão identificados automaticamente nos pórticos, enquanto os demais poderão efetuar o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico através dos canais que serão disponibilizados pela concessionária.
Além da nova
tecnologia de cobrança de pedágio, a concessionária também avança na
transformação digital das rodovias sob sua administração, que inclui a
instalação de câmeras de monitoramento, sistemas de conectividade gratuita para
os usuários, painéis de mensagens e a aceitação de cartões de crédito ou débito
por aproximação em todas as praças de pedágio.
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