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sexta-feira, 17 de maio de 2024

Fragmentação dos gastos desempenha papel essencial na recuperação de consumo na América Latina

 Estudo da Kantar aponta principais tendências de compras no mercado de bens de consumo massivos durante primeiro trimestre de 2024

 

A América Latina se encontra no melhor momento para a indústria de bens não duráveis desde 2017. Prova disso é que, no primeiro trimestre deste ano, a região completou sete trimestres consecutivos de expansão no consumo. É o que aponta o levantamento Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. 

O cenário positivo é consequência de determinados fatores. A economia, por exemplo, continua a se apresentar sólida e resiliente após os reveses gerados pela pandemia de Covid-19 e pela inflação, que também começa a se estabilizar. Ainda vale destacar que o crescimento do PIB é positivo, e o baixo nível de desemprego (em perspectiva histórica) é fundamental. 

Nesse contexto, o omnichannel é responsável por desempenhar papel determinante na recuperação de consumo. “Com condições econômicas favoráveis, os latino-americanos têm mais capacidade para fazer compras maiores e escolher melhor os canais. Em média, visitaram nove canais no primeiro trimestre de 2024. Cada um deles oferecendo um mix de atrações diferentes em termos de categorias, marcas, tamanhos e preços”, explica Marcela Botana, Market Development Director Latam  da Kantar. 

A grande maioria dos canais se beneficia dessa tendência, sendo E-commerce (+37%), Lojas de Conveniência (+29,7%), Lojas de Descontos (+25,3%) e Atacadistas (+21,8%) os líderes no aumento dos gastos dos compradores. Também vale apontar que, juntas, Lojas de Descontos e Atacadistas ganharam 3% de participação no quesito desde 2022. Cada participação de 1% representa US$ 2 bilhões em vendas de bens de consumo massivo. 

No primeiro trimestre de 2024, os latino-americanos compraram, em média, 56 categorias. Aqui, os Hipermercados se enquadram como o canal com compras de mais categorias – 31, no total. “Isso mostra que, hoje, não existe um único canal que as famílias usam para comprar todas as categorias. Cada loja cumpre seu papel e compõe a carteira do consumidor”, comenta Marcela. 

Ainda em relação às categorias, três vêm se beneficiando do omnicanal: Tratamentos Capilares (+4,9 p.p. em penetração e crescimento em 17 canais), Chocolates (+3,9 p.p. em penetração e alta em 15 canais) e Isotônicos e Bebidas Esportivas (+5,6 p.p. em penetração e ascensão em 12 canais). 

Um fator-chave que reforça a natureza estrutural dessa mudança é que ela ocorre em todos os grupos demográficos: níveis socioeconômicos altos e baixos, compradores jovens e mais velhos, famílias pequenas e numerosas. Todos aumentam a proporção dos gastos com a tendência do omnichannel”, acrescenta especialista da Kantar. 

Grande parte dessa democratização vem com o incremento do uso de mais métodos de pagamento para compras desses produtos, que permitiram às famílias ter acesso a compras maiores. O principal exemplo é que nos formatos Modernos, como Hiper e Supermercados, 40% dos carrinhos são pagos com cartões de débito ou crédito. Os métodos permitem um tíquete 50% maior em comparação com compras em dinheiro. 



Kantar
www.kantar.com/brazil


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