Pesquisar no Blog

quarta-feira, 27 de março de 2024

Páscoa, açúcar e cáries: professora de Odontologia do Einstein indica cuidados com a saúde bucal das crianças


O aumento do consumo de chocolate durante a Páscoa amplia a necessidade de atenção com a saúde bucal das crianças. 

O açúcar, tão presente nos ovos, bombons, colombas e sobremesas comuns da data, é um dos principais fatores para o desenvolvimento da cárie, doença multifatorial caracterizada pela desmineralização do esmalte do dente ou da dentina. 

“O açúcar alimenta uma bactéria que, em resposta, produz um ácido. Esse ácido desmineraliza o esmalte e reduz o pH bucal, favorecendo a colonização de mais bactérias associadas à cárie”, explica a cirurgiã-dentista Nídia Castro dos Santos, professora do curso de Odontologia do Ensino Einstein. 

Para evitar o impacto negativo do consumo de açúcar na saúde bucal, a especialista recomenda que as porções de doces sejam oferecidas de forma moderada e em momentos pré-determinados. 

“Quando a criança pega um pedaço de chocolate e vai brincar, depois volta e pega outro, dali a alguns minutos outro, há a manutenção de um nível alto de açúcar na boca, o que favorece a ocorrência da cárie”, afirma. 

O estabelecimento de horários de oferta específicos e vinculados à rotina de escovar os dentes após as refeições evita que resquícios do doce permaneçam por horas na boca, alterando a acidez. 

“Quando as crianças já estão acostumadas a escovar os dentes após as refeições é mais fácil. É um cuidado que existe na rotina e continua também na Páscoa”, observa Santos. 

Outros aspectos que merecem atenção são os componentes dos ovos de Páscoa. As crianças podem tentar abrir as embalagens e os brinquedos que acompanham o doce usando os dentes, gerando riscos de engasgos e lesões. 

“Não devemos usar os dentes para abrir nada, em nenhuma idade, porque há chances de machucar o lábio ou a gengiva ou mesmo quebrar o dente”, orienta a professora. 

A especialista ressalta ainda a importância de acostumar as crianças a passar o fio dental antes da escovação e visitar regularmente o dentista. “O segredo da saúde bucal é manter o cuidado a vida toda”, ensina.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados