Pesquisar no Blog

segunda-feira, 4 de março de 2024

Março Vermelho – Conhecendo e cuidando de seus rins

O Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN) está junto à campanha sobre os cuidados com o câncer renal


O ‘Março Vermelho’, previsto para a segunda quinta-feira do mês de março, a cada ano, coloca em evidência o estilo de vida saudável como a melhor maneira de prevenir a doença.

 

Com o lema "Faz bem fazer o bem!", e já com 22 anos de caminhada, o Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN), quer sensibilizar as pessoas para a conscientização da saúde dos rins. Alimentação equilibrada, controle do peso, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico regular, estão entre os melhores fatores para reduzir o risco de desenvolver a doença.

 

“O CECAN pode contribuir com atendimento nutricional, orientando o paciente sobre hábitos saudáveis, a redução do sal e controle da pressão arterial, nas atividades físicas orientadas com a fisioterapia, pilates e yoga”, destacou o supervisor clínico da instituição, Wagner Fujarra.

 

A doença 


Conhecida como hipernefroma ou adenocarcinoma renal, o câncer de rim é uma doença grave, que vem crescendo em incidência, muitas vezes - quando precoce - silenciosa e com poucos sintomas. Geralmente, são diagnosticados durante exames médicos de rotina. Detectar a doença precocemente aumenta as chances de cura.

 

Os rins são órgãos vitais do sistema urinário, filtram e eliminam substâncias nocivas ao sangue, e equilibram o funcionamento do organismo. Eles regulam a pressão arterial, produzem hormônios, atuam na formação e na manutenção dos ossos e estimulam a produção de glóbulos vermelhos.

 

É importante que as pessoas estejam cientes dos sinais e sintomas. O mais comum é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria. Devem ser considerados dor na região lombar, massa abdominal palpável, febre e perda de peso sem explicações, fadiga, hipertensão arterial de difícil controle, entre outros sintomas.

 

Mais comuns entre homens com idade entre os 50 e 70 anos, os fatores de risco mais identificados são: excesso de peso, pressão arterial elevada, histórico familiar, idade avançada e doença renal crônica. O tabagismo está entre os mais significativos. Os cigarros contêm uma variedade de produtos químicos carcinogênicos, que podem levar ao desenvolvimento de câncer.

 

CECAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados