A auditoria das demonstrações financeiras de uma empresa é uma ferramenta extremamente importante que visa fornecer ao mercado uma posição transparente, conforme e fidedigna livre de erros da posição patrimonial do negócio em determinado período. Contudo, esse é um procedimento delicado, que demanda certos cuidados a fim de evitar inconsistências perante os usuários das demonstrações financeiras e, com isso, assegurar a saúde financeira do negócio.
Regulamentado pela Lei 11.638/2007, todas as
empresas de grande porte que possuem ativos acima de R$ 240.000.000,00 e
receita bruta anual de superior a R$ 300.000.000,00, são obrigadas a realizar
este procedimento. Normalmente, muitas se preocupam em passar por um processo
de auditoria em função dos possíveis apontamentos de erros, inconformidades,
gastos na contratação do auditor ou, ainda, falta de disponibilidade de mão de
obra para atendimento das demandas dos auditores. Porém, os ganhos em
realizá-la superam, em muito, os custos deste processo.
Além de garantir a conformidade com leis e
regulamentos fiscais e contábeis, a auditoria financeira permite que as
companhias consigam identificar e gerenciar riscos com maior segurança,
avaliando sua eficiência operacional, otimizando recursos, prevenindo seus
ativos contra fraudes e desperdícios e, acima de tudo, promovendo uma maior
transparência e governança corporativa, facilitando a tomada de decisões estratégicas
com informações imparciais.
Mas, para que estas vantagens sejam obtidas, alguns
cuidados precisam ser ressaltados para que este processo ocorra de maneira
eficiente e objetiva. Veja os principais:
#1 Possua profissionais de
contabilidade de qualidade: o sucesso de um
parecer de auditoria livre de ressalvas vai passar, necessariamente, pela
qualidade das demonstrações contábeis. Isso está intrinsicamente relacionado ao
contador ou a empresa contábil preparadora das demonstrações financeiras.
Portanto, tenha certeza de que conta com profissionais capacitados para
atendimento aos auditores.
#2 Designe responsáveis: designe um líder de equipe para coordenar a resposta à auditoria e
identificar pontos de contato para áreas específicas da empresa. Essa pessoa
deve atribuir as atividades para cada responsável da equipe e gerenciar as
entregas e devolutivas para os auditores.
#3 Entenda os requisitos da
auditoria: certifique-se de compreender completamente as expectativas
e os critérios pelos quais a empresa será avaliada. Nesta etapa, é muito
importante se reunir com os auditores, definir prazos, expectativas e fazer
reuniões recorrentes de alinhamento para que seja possível identificar qualquer
problema de imediato.
#4 Organize a documentação: crie um sistema de organização eficiente para reunir todos os
documentos relevantes necessários para a auditoria. Isso pode incluir registros
financeiros, relatórios de conformidade, políticas da empresa, contratos e
quaisquer outros documentos exigidos. Faça um cronograma para gerenciar essas
demandas, e coloque um responsável e prazos para cada uma das etapas.
#5 Treine e capacite a equipe: ofereça treinamento abrangente à equipe para garantir que todos
entendam suas responsabilidades durante a auditoria. Eles devem estar
familiarizados com os procedimentos de auditoria, saber onde encontrar
documentação relevante e estar preparados para responder às perguntas dos
auditores.
#6 Esteja pronto para ação
corretiva: esteja aberto a feedback e pronto para implementar
quaisquer recomendações ou correções sugeridas pelos auditores. Desenvolva um
plano de ação claro para abordar quaisquer áreas de não conformidade
identificadas durante a auditoria.
#7 Pós-auditoria: esse é um momento de análise e melhoria contínua. Após a auditoria,
reserve tempo para revisar o desempenho e identificar oportunidades de melhoria
constante. Use os resultados da auditoria como um ponto de partida para fortalecer
ainda mais os processos e procedimentos da empresa.
#8 Elabore um plano de ação: após a emissão dos relatórios oficiais, é importante definir um plano
de ação para colocar em prática os pontos de melhoria apontados. Isso garante
que a empresa está empenha em trabalhar constante evolução.
Ao seguir estas diretrizes, sua empresa estará
preparada para enfrentar uma auditoria empresarial com confiança e eficiência,
de forma que consiga focar cada dia mais em seu core business e,
com isso, manter sua saúde financeira para um desempenho excelente.
Jessica Becalette - Coordenadora contábil na ECOVIS® BSP.
Lucas Leme - sócio e supervisor de contabilidade na ECOVIS® BSP.
BSP
https://ecovisbsp.com.br/
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