Com tantas opções de entretenimento disponíveis nos
meios digitais, surge uma questão relevante: a tecnologia está roubando um
tempo que poderia ser dedicado à leitura? É fato que os jovens têm grande
afinidade com jogos, redes sociais e vídeos. Entretanto, os adultos também
acabam perdendo tempo com as inúmeras distrações disponíveis nas telas e, por
vezes, deixam de incentivar o hábito da leitura em seus filhos. Esse pode ser
um dos motivos pelos quais os jovens e as crianças estão se tornando cada vez
menos leitores assíduos. “A família tem um papel extremamente importante nesse
despertar do interesse pela leitura. Os pais que leem para as crianças na hora
de dormir, por exemplo, criam uma memória afetiva que pode estimular esse
interesse posteriormente”, ressalta a gerente de projetos no Instituto
Pró-Livro, Zoara Failla.
As distrações digitais são, de fato, as principais
responsáveis pela queda do número de leitores no Brasil. No entanto, segundo a
gerente editorial da Aprende Brasil Educação, Cristina Kerscher, essa não é a
única razão. “O desinteresse pela leitura pode ser atribuído à falta de acesso
aos livros, tanto em casa quanto na escola, o que muitas vezes ocorre em
virtude do custo, que é um fator limitador para famílias de baixa renda”,
aponta. Zoara acrescenta que existe a possibilidade de se utilizar desse poder
das redes sociais para incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes,
principalmente por meio dos booktubers. “Realizamos uma pesquisa
sobre o que influenciou as pessoas a iniciar a leitura do livro que estavam
consumindo, e a maior parte das respostas foi a indicação de influenciadores
digitais que produzem conteúdos relacionados à literatura, mostrando que as
pessoas também podem usar os meios digitais para desenvolver esse interesse
pela leitura”.
A escola também desempenha papel fundamental na
formação de potenciais leitores. No entanto, segundo Zoara, a falta de
políticas públicas relacionadas à literatura no Brasil contribui para a
diminuição do número de jovens leitores. “Faltam ações que garantam esse acesso
à leitura para todos, com um maior número de bibliotecas, acervos atualizados e
foco na formação de professores leitores”, destaca a educadora, revelando que
60% das escolas públicas do país não têm biblioteca. Cristina enfatiza que os
pais precisam engajar pelo exemplo, e as escolas devem selecionar livros
apropriados a cada faixa etária com temas que efetivamente sejam de interesse
dos estudantes. “É importante que sejam propostas atividades interessantes
relacionadas aos títulos, como discussões em grupos, dramatizações, projetos
criativos e outras atividades que relacionem o tema dos enredos a outras áreas
de conhecimento”, finaliza Cristina.
“Hábito da Leitura” é o tema do episódio 62 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts do Brasil.
Sistema de Ensino Aprende Brasil
http://sistemaaprendebrasil.com.br/
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