Quem nunca aguardou ansiosamente a Black Friday para adquirir um produto tão desejado, na esperança de encontrar promoções realmente atraentes? Essa é, sem dúvidas, uma das datas mais importantes para alavancar as vendas no varejo, desde que esses lojistas saibam como implementar e administrar uma boa estratégia para que, com isso, adquiram resultados excepcionais para fechar 2023 com chave de ouro.
Normalmente, existem dois tipos de vendas que
compõem perfeitamente esta época: as calculadas, nas quais os clientes se
organizam financeiramente para comprar produtos específicos por valores mais em
conta em suas marcas prediletas; e as por impulso, cujas promoções realmente
benéficas acabam fazendo com que muitos adquiram itens sem que, realmente,
estivessem precisando deles – a compra por impulso.
De qualquer forma, a Black Friday é um grande
momento que as empresas não podem deixar de fora como estratégia impactante
para os negócios. Segundo dados divulgados pelo Reclame Aqui e Linx, 55% dos
varejistas se sentem otimistas referentes à edição deste ano, confirmando que
irão apostar em promoções que estimulem o brasileiro a comprarem mais nesta
data. Portanto, com a aproximação da data, confira quatro estratégias primordiais
para alavancar as vendas da sua marca e obter resultados excelentes para seu
destaque e crescimento:
#1 Estoque: independentemente do objetivo
estratégico para essa época, todo varejista precisa compreender como está o seu
cenário de estoque – analisando questões como o nível de produtos disponível e
quais os itens mais interessantes que podem ser aproveitados com valores mais
baixos. Caso seu negócio divulgue um produto que não tenha reservado em boa
quantidade, pode esgotar rapidamente nas lojas e, com isso, criar má percepção
nos clientes, fazendo com que se sintam enganados e com que a companhia tenha
que gerenciar uma crise de imagem. Compreender essa disponibilidade no estoque
é um dos pontos primordiais e a ser cuidado.
#2 Escolha dos produtos: não são
todos os produtos que devem ser investidos nas estratégias da Black Friday. Uma
dica para ajudar as empresas nessa seleção é escolher itens sazonais conforme
estação do ano por exemplo, ou aqueles mais ligados a tendências de moda,
consumo, ou que tenham sempre em bastante quantidade, de forma que possam ser
trabalhados como isca para atrair mais clientes e fidelizá-los. É preciso ter
muita inteligência ao verificar qual vale a pena ser divulgado
promocionalmente, assim como o risco de não trazerem o resultado esperado e os
impactos que isso trará ao negócio.
#3 Atendimento: cerca de
60% das pessoas baseiam suas decisões de compra no nível de atendimento que
esperam receber de suas marcas, segundo dados da Zendesk. Dessa forma, um
cliente mal atendido dificilmente voltará a interagir com a sua marca, além de
poder compartilhar desta má experiência com outras pessoas. Para evitar esse
dano, os lojistas precisam avaliar o volume de consumidores atendidos na mesma
época no ano anterior e, com base nestes dados, estabelecer uma previsão de
procura para que consigam atender a essa demanda de forma ágil e humanizada.
Isso inclui, como exemplo, verificar se será preciso contratar vendedores para
atingir essa meta, mesmo que temporariamente.
#4 Capacitação dos times: os
profissionais precisam estar preparados para lidar com o alto volume de buscas
desta época do ano. Portanto, é extremamente importante que a empresas ofereçam
treinamentos que os capacitem para administrar essa demanda, em termos de
produtos a serem trabalhados, técnicas e comportamentos, o que dará uma maior
credibilidade e segurança ao consumidor e demonstrará grande capacidade de
organização do negócio. Essa educação continuada deve ser prezada a todo o
momento, para que estejam preparados para conquistar resultados cada vez
melhores.
Existem diversos fatores que podem prejudicar a
experiência dos consumidores ao longo desta data, desde sua primeira interação
com a marca até o momento de fechamento de compras, incluindo problemas com
pagamentos e otimização do processo. Por isso, quanto mais os lojistas se
organizarem estrategicamente para este período, maiores serão as chances de
oferecem promoções realmente atrativas que atraiam e fidelizem um volume
significativo de clientes.
Escola de Lojistas
https://escoladelojistas.com.br/
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