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quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Especialista aponta estratégias mais eficientes para contratações sazonais

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, um planejamento bem estruturado é o primeiro passo para encontrar candidatos temporários que se encaixam nas expectativas comportamentais e técnicas das empresas


A temporada de Natal e fim de ano é um momento crucial para muitas empresas, especialmente no varejo e na indústria de serviços, quando a demanda por mão-de-obra temporária aumenta significativamente. 

Nesse período, as empresas enfrentam o desafio de encontrar candidatos qualificados para preencher vagas sazonais e garantir que suas operações funcionem sem problemas durante a agitada época festiva. No entanto, para se destacar nessa busca por talentos temporários, é essencial que esses empreendimentos adotem uma abordagem estratégica e proativa no processo de recrutamento e seleção. 

De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, o planejamento das contratações temporárias de final de ano deve ser feito em conjunto ou ser um output do Planejamento Estratégico da empresa “Empresas que têm recorrência no aumento de demanda no final de ano podem observar seu histórico de headcount para prever a necessidade de disponibilizar vagas temporárias. Para isso, é preciso fazer o mapeamento dos cargos que mais necessitarão de posições para suprir a demanda durante o período em questão”, revela.

O desenho das estratégias de divulgação das vagas e da atração de candidatos é um dos principais pontos do planejamento das contratações temporárias de final de ano. “É preciso realizar uma análise aprofundada para entender quais portais de divulgação serão mais efetivos com o público de candidatos que se quer alcançar, compreender como tornar as vagas atrativas durante essa comunicação, se será necessário fazer hunting para alguns cargos, além de mapear como seriam as etapas de busca por candidatos qualificados para o processo seletivo”, declara.

Vale lembrar que o alinhamento com as lideranças das áreas que necessitarão de novas posições é fundamental para entender requisitos do cargo e alinhar expectativas. “Após esse planejamento inicial, o recrutador deve iniciar a estruturação dos processos seletivos das vagas temporárias, desenhando as etapas necessárias de acordo com todos os dados mapeados até então”, relata Alisson.

Em algumas áreas, se não houver esse aumento na capacidade de atendimento em períodos de grande movimentação, podem existir impactos significativos. “Sobrecarregar a equipe irá abalar o clima organizacional e a saúde mental dos colaboradores. Com isso, a empresa pode não conseguir atender ao aumento de demanda e, consequentemente, todo potencial de lucro não será explorado. Além disso, a eficiência do atendimento também pode ser afetada, impactando a imagem da organização”, alerta.

O CEO da abler acredita que a busca por profissionais temporários capacitados deve contar com a mesma seriedade de contratações definitivas. “Os gestores e a área de RH devem considerar o fit do colaborador com a cultura da empresa, bem como com as habilidades técnicas e comportamentais desejadas para o cargo”, pontua.

Além de um planejamento bem estruturado, outras estratégias são capazes de agilizar o fechamento de vagas temporárias. “Uma boa estratégia é montar um banco de talentos próprio com candidatos que já participaram de processos seletivos, facilitando buscas futuras. Outra alternativa pode ser a contração de uma plataforma externa. O ATS da abler, por exemplo, é o único com um banco de talentos com mais de 6 milhões de candidatos e que permite filtrar e convidar profissionais para os processos seletivos”, revela.

Alisson ressalta que a organização é um ponto de grande importância para minimizar os obstáculos que a jornada do recrutamento proporciona. “Com as vagas temporárias, há um aumento de demanda no processo de seleção e os recrutadores acabam sofrendo com o excesso de trabalho operacional. Uma gestão organizada promove economia de tempo e maior produtividade”, declara.

Para o CEO, apostar na tecnologia e em sistemas de recrutamento e seleção é um passo essencial para os gestores que procuram um processo mais otimizado e efetivo. “Essas plataformas são capazes de aumentar a produtividade das equipes de seleção, oferecem maior alcance de pessoas candidatas e centralizam as informações e uma solução organizada. Além disso, possibilitam o acompanhamento de métricas e dados, facilitando a análise dos profissionais de RH”, finaliza.  



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Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.


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