De acordo com
Alisson Souza, CEO da abler, um planejamento bem estruturado é o primeiro passo
para encontrar candidatos temporários que se encaixam nas expectativas
comportamentais e técnicas das empresas
A temporada de Natal e fim de ano é um momento
crucial para muitas empresas, especialmente no varejo e na indústria de
serviços, quando a demanda por mão-de-obra temporária aumenta
significativamente.
Nesse período, as empresas enfrentam o desafio de
encontrar candidatos qualificados para preencher vagas sazonais e garantir que
suas operações funcionem sem problemas durante a agitada época festiva. No
entanto, para se destacar nessa busca por talentos temporários, é essencial que
esses empreendimentos adotem uma abordagem estratégica e proativa no processo
de recrutamento e seleção.
De acordo com Alisson Souza, CEO da abler, startup que
tem o propósito de conectar empresas e pessoas candidatas, o planejamento das
contratações temporárias de final de ano deve ser feito em conjunto ou ser um
output do Planejamento Estratégico da empresa “Empresas que têm recorrência no
aumento de demanda no final de ano podem observar seu histórico de headcount para
prever a necessidade de disponibilizar vagas temporárias. Para isso, é preciso
fazer o mapeamento dos cargos que mais necessitarão de posições para suprir a
demanda durante o período em questão”, revela.
O desenho das estratégias de divulgação das vagas e
da atração de candidatos é um dos principais pontos do planejamento das
contratações temporárias de final de ano. “É preciso realizar uma análise
aprofundada para entender quais portais
de divulgação serão mais efetivos com o público de candidatos que se quer
alcançar, compreender como tornar as vagas atrativas durante essa comunicação,
se será necessário fazer hunting para alguns cargos, além de
mapear como seriam as etapas de busca por candidatos qualificados para o
processo seletivo”, declara.
Vale lembrar que o alinhamento com as lideranças
das áreas que necessitarão de novas posições é fundamental para entender
requisitos do cargo e alinhar expectativas. “Após esse planejamento inicial, o
recrutador deve iniciar a estruturação
dos processos seletivos das vagas temporárias, desenhando as etapas
necessárias de acordo com todos os dados mapeados até então”, relata Alisson.
Em algumas áreas, se não houver esse aumento na
capacidade de atendimento em períodos de grande movimentação, podem existir
impactos significativos. “Sobrecarregar a equipe irá abalar o clima
organizacional e a saúde mental dos colaboradores. Com isso, a empresa pode não
conseguir atender ao aumento de demanda e, consequentemente, todo potencial de
lucro não será explorado. Além disso, a eficiência do atendimento também pode
ser afetada, impactando a imagem da organização”, alerta.
O CEO da abler acredita que a busca por
profissionais temporários capacitados deve contar com a mesma seriedade de
contratações definitivas. “Os gestores e a área de RH devem considerar o fit do colaborador com a cultura da
empresa, bem como com as habilidades técnicas e comportamentais desejadas para
o cargo”, pontua.
Além de um planejamento bem estruturado, outras
estratégias são capazes de agilizar o fechamento de vagas temporárias. “Uma boa
estratégia é montar um banco de talentos próprio com candidatos que já
participaram de processos seletivos, facilitando buscas futuras. Outra
alternativa pode ser a contração de uma plataforma externa. O ATS da abler, por
exemplo, é o único com um banco de talentos com mais de 6 milhões de candidatos
e que permite filtrar e convidar profissionais para os processos seletivos”,
revela.
Alisson ressalta que a organização é um ponto de
grande importância para minimizar os obstáculos que a jornada do recrutamento
proporciona. “Com as vagas temporárias, há um aumento de demanda no processo de
seleção e os recrutadores acabam sofrendo com o excesso de trabalho
operacional. Uma gestão organizada promove economia de tempo e maior
produtividade”, declara.
Para o CEO, apostar na tecnologia e em sistemas de recrutamento e seleção é um passo essencial para os gestores que procuram um processo mais otimizado e efetivo. “Essas plataformas são capazes de aumentar a produtividade das equipes de seleção, oferecem maior alcance de pessoas candidatas e centralizam as informações e uma solução organizada. Além disso, possibilitam o acompanhamento de métricas e dados, facilitando a análise dos profissionais de RH”, finaliza.
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Alisson Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
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