Melhora na jornada
do consumidor é consequência da experiência de compra integrada no varejoFreepik
A busca pela reinvenção para atrair e conquistar clientes do varejo, principalmente nas datas comemorativas, como na Black Friday, tomou grandes proporções. Nada de contar com a sorte ou só focar nas táticas tradicionais; o momento é de objetividade, entender o comportamento específico de cada público-alvo e suas preferências para aprimorar estratégias de venda. A alta da tendência phygital, que une experiências físicas e digitais, mostra que as vivências interativas e personalizadas são certeiras e, seguindo as predileções dos consumidores, transformou o modo de compra e venda do setor.
A força da interatividade no varejo se dá graças à
combinação entre a tecnologia e a jornada do usuário. A união permite que as
marcas se adaptem rapidamente às mudanças e ofereçam serviços e produtos em
alta, uma demanda social e geracional por agilidade e personalização. Alguns
efeitos têm surgido nesta relação, moldando o engajamento com a marca, a
pesquisa e a aquisição de mercadorias. É o caso da NBA Store Arena, localizada
no Rio de Janeiro, que fortaleceu o investimento no espaço físico com a loja
conceito, mas também apostou na digitalização da marca, oferecendo opções de
compras multicanais.
“Um dos efeitos é o surgimento das experiências multicanais, em que a compra passou a ser menos linear, como costumava ser. Dessa forma, a interação simultânea com as marcas por meio de diferentes plataformas como sites, lojas físicas, redes sociais e aplicativos vêm tendo destaque”, afirma Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp Enterprise, sistema de gestão integrado voltado às grandes operações do varejo de moda.
Realizada pela Opinion Box e Dito, a Pesquisa Tendências do Varejo 2023 revelou que 84% dos clientes gostam que as lojas físicas e online estejam integradas, ou seja, desejam ter a possibilidade de consumir os mesmos itens em canais diferentes e até mesmo integrar as operações. Assim, a omnicanalidade ganhou espaço e tornou-se insubstituível, revolucionando o comércio eletrônico e permitindo um leque mais amplo de produtos e serviços
“A transformação no modo de consumo vai muito além dos
diferentes métodos de pagamentos disponíveis nos últimos anos. Ela está,
principalmente, nas mudanças da jornada de compra. O cliente tem poder de
decisão sobre quase todas as etapas, desde onde vai pesquisar preços até o modo
de receber o item”, continua Regis.
Por fim, Juliano acredita que, para ter destaque, as
empresas precisam oferecer o máximo de personalização possível. “É essa
interatividade que vai impulsionar a conexão entre as marcas e os consumidores.
Fica mais fácil comunicar ao cliente que ele está sendo percebido e ouvido,
ponto-chave para atrair e converter o público”, finaliza o executivo.
Myrp - pioneiro como sistema de gestão
empresarial em nuvem no país.
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