Tecnologia
possibilita uso de dados e informações para criar mensagens e ofertas
relevantes e individuais
Cada vez mais a tecnologia permite que se
personalize o atendimento aos clientes, aumentando as chances de conversão de
negócios. Isso acontece graças ao estudo de dados, que possibilita que as
empresas conheçam melhor quem é atendido por elas ou as procura. Ou seja, suas
preferências, demandas e históricos de interações.
Segundo Renato Torres, especialista
em Marketing, a personalização de interações é muito importante para aumentar
as chances de vendas. “Tudo começa com uma coleta de dados abrangente sobre os
clientes. Quanto mais uma empresa consegue entender sobre seu comportamento,
melhor conseguirá personalizar a forma como fala com eles. Com isso, é preciso
pensar em uma segmentação bem estruturada, que permita a criação de segmentos com
base em comportamentos de compra, preferências, localização geográfica, etc”,
explica.
De acordo com Torres, quanto mais dados, melhor
será a possibilidade de personalizar em escala. “A automação tem um papel
essencial, já que é possível usar ferramentas e sistemas para rastrear e
analisar dados em tempo real. É possível, inclusive, implementar algoritmos de
recomendação para analisar comportamentos e sugerir produtos, serviços e
conteúdos que sejam importantes”, afirma.
O especialista ressalta que a personalização em
grande escala requer amplo investimento em tecnologia, análise de dados e
estratégias, mas pode melhorar a experiência do cliente, possibilitar respostas
rápidas e eficientes e até antecipar eventuais necessidades. “Ao analisar os
dados, as empresas conseguem até mesmo prever demandas e oferecer soluções,
projetando tendências e padrões de comportamento”, diz Torres.
Um ponto importante mencionado pelo especialista é
que é preciso solicitar feedback regular dos clientes para que a personalização
possa se tornar cada vez melhor. “Além disso, as empresas devem investir em
treinamento contínuo para que os colaboradores saibam entender e usar as
informações personalizadas de forma eficaz”.
Outra questão essencial é que as empresas devem
garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes. “A tecnologia
possibilita uma grande facilidade de se entender melhor o cliente hoje em dia,
porém, é crucial que sejam cumpridas todas as regulamentações relacionadas à
privacidade e segurança de dados”, orienta.
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