Recentemente tenho notado uma preocupação maior das empresas com a retenção de colaboradores, o que é um ótimo sinal, pois a partir do momento em que a organização percebe os talentos que têm e começa um processo para retê-los, todos os envolvidos são favorecidos. Por outro lado, muitos gestores não sabem como fazer isso da maneira certa, o que acaba afastando ainda mais a pessoa da empresa.
Segundo uma pesquisa realizada pela Glassdoor, aplicativo de emprego gratuito,
quando o processo de recepção e integração de novos colaboradores - conhecido
como onboarding - é bem feito, torna-se possível ampliar a
retenção de talentos em até 82% a longo prazo, o que também acaba elevando em
até 70% as taxas de produtividade, pois se sentirão mais motivados e irão se
engajar em suas tarefas.
Ou seja, podemos perceber que o processo para reter um talento começa desde o
primeiro momento pós-contratação, nos primeiros dias de trabalho. Este contato
inicial é importante para reforçar a cultura organizacional da empresa, fazer
com que aquele colaborador se sinta bem-vindo e principalmente, perceba que tem
um lugar seguro para compartilhar ideias, tirar dúvidas e exercer suas funções
com segurança.
É claro que uma empresa que investe em retenção de talentos não está sendo
‘boazinha’, pois também está pensando nos próprios benefícios de ter uma pessoa
competente em sua equipe. Afinal, em períodos de demissões em massa e cortes de
gastos, é preciso saber como manter os melhores profissionais na empresa e não
perdê-los para a concorrência. No entanto, é preciso estratégias para isso.
Neste sentido, os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados
Chaves) - podem ajudar a gestão a ser mais próxima dos colaboradores, já que a
ferramenta propõe uma participação maior do time, onde todos conhecem as
funções e sabem da importância do trabalho de cada um para a empresa de forma
geral, fazendo assim com que se sintam mais valorizados.
E valorização pode ser um dos segredos para a retenção de talentos. Muitos
colaboradores tendem a procurar novos empregos quando passam a achar que não
estão tendo o devido reconhecimento por suas ações e que suas habilidades estão
sendo desperdiçadas. Isso pode acabar resultando na demissão de um bom
profissional, o que é algo negativo para a sua empresa.
Por essa razão, é importante que os colaboradores sejam ouvidos constantemente, para que seja possível promover um ambiente de trabalho agradável e assim extrair o máximo do potencial de cada um. Utilizar os OKRs para realizar esses ajustes frequentes pode ser vantajoso, com o objetivo de consertar o que não está funcionando e fortalecer a relação entre gestão e equipe.
Pedro Signorelli - um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. http://www.gestaopragmatica.com.br/
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