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terça-feira, 16 de maio de 2023

Consumo de alimentos e bebidas é influenciado pelo contexto da refeição

Estudo da Kantar aponta diferenças entre ocasiões no Brasil e no México

 

O consumo de alimentos e bebidas muda conforme contexto e país. Tanto é que os lanches entre as refeições são vistos pelos brasileiros como um hábito saudável, enquanto os mexicanos enxergam a ocasião como indulgência. Os dados são do estudo “Appetite for Growth”, produzido pela Kantar – empresa líder em dados, insights e consultoria. 

O mesmo momento de consumo também pode apresentar hábitos diversos entre os países. No almoço, os três itens mais consumidos pelos brasileiros são arroz (presente em 77,6% das ocasiões), feijão (64,8%) e óleo (50,4%). No México, o ranking é formado por vegetais (51,4%), especiarias (51,2%) e a combinação de cebola e alho (49,6%). 

Independentemente das diferenças, o aumento da inflação na região fez com que as proteínas mais caras perdessem espaço no almoço e jantar. Enquanto a carne bovina caiu 2,9 p.p. em ocasiões em ambos os países, houve alta na procura por proteínas mais baratas, como salsicha (+2,7 p.p.) e carne de porco (+1,5 p.p.).

 

Ótica aprofundada 

Para ter uma visão ainda mais aprofundada dessas diferenças, a Kantar usa o conceito de “momentos de demanda para o consumo”. O relatório aponta que as ações das pessoas são influenciadas pelo Coração (priorizar a relação emocional com o produto ou racional) e Estômago (saciar a fome ou cozinhar por prazer), tudo isso influenciado pelo Relógio, que dita o tempo disponível ou o dia e hora da semana em que ocorrem, conforme o momento de consumo. 

A partir dessas esferas, são desmembrados quatro cenários: Nutrição Diária, Restauração & Reabastecimento, Tempo Juntos, e Descontração e Relaxamento. Dentro deles, outros 14 subcenários são criados, os chamados “momentos de demanda”. 

O cenário Nutrição Diária é o mais relevante tanto no Brasil (30% das ocasiões) como no México (43%). A diferença está no subcenário. No primeiro país desponta a preferência por uma refeição nutritiva, rápida e fácil para começar o dia ou manter o ritmo da família (16%), enquanto os mexicanos priorizam refeições semanais práticas e partilhadas por toda a família (27%). 

O relatório “Appetite for Growth” analisou um total de 2,5 milhões de ocasiões de alimentação dentro dos lares de cinco países. São eles: Brasil, Espanha, França, México e Reino Unido. A amostra rotativa cobriu 52 semanas no terceiro trimestre de 2022. 






Kantar

www.kantar.com/brazil


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