O estudo exclusivo
do e-commerce brasileiro mostrou crescimento também no ticket médio
No 1° trimestre de 2023, o Brasil registrou 3,9% em
tentativas de fraudes, de acordo com um levantamento exclusivo da ClearSale,
empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. Já o
ticket médio da fraude foi de R$1.263, resultado 9,4% maior em relação ao mesmo
período do ano anterior. Foram analisados mais de 38 milhões de pedidos feitos
no e-commerce brasileiro no período de 1° de janeiro até 31 de março de
2023.
Porém, as tentativas de fraude foram 27,3% menores
em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com Marcelo Queiroz, Head de
Estratégia de Mercado da ClearSale, os dados consolidam a expectativa de
desaceleração do setor. “Como já esperávamos, a desaceleração do comércio
eletrônico e as incertezas financeiras dos consumidores resultaram em queda nos
números. Mas, os varejistas e consumidores devem continuar atentos aos golpes,
tendo em vista que os números seguem altos”, explica.
Categorias
As categorias que mais sofreram tentativas de
fraudes neste trimestre foram eletrônicos (5,1%) com ticket médio de R$2.816,
acessórios (4,2%), com R$999, automotivo (4,1%), apresentando R$1.308 e móveis
(3,9%), totalizando R$698.
Regiões
A região Norte apresentou o maior índice de
tentativas de fraudes no 1° trimestre, com 2,5% e ticket médio de R$1.483, em
segundo lugar ficou o Nordeste (2,2%) e ticket médio de R$1.355. Já a
região Centro Oeste (1,6%) e Sudeste (1,6%) ficaram empatadas em tentativas,
todavia, a primeira apresentou ticket médio de R$1.490, o maior do ranking, e a
segunda fechou com R$1.206.
ClearSale
clear.sale
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