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quinta-feira, 11 de maio de 2023

A gestão a partir de Inteligência de dados é obrigação na Educação Superior


As tecnologias evoluem e são utilizadas nos diversos segmentos nos seus setores produtivos. A referência da criação da prensa, das máquinas a vapor, do sistema móvel biela/manivela, os motores e geradores elétricos movidos a fluido em movimento, desde a água até combustíveis mais eficientes e mais caros. Sempre vemos a substituição de uma tecnologia por outra, a exemplo das linguagens de programação: já vivemos a fase do FORTRAN (representada no filme Hidden Figure – lançamento dos foguetes peal NASA), do BASIC, do C++, do Java e agora do Phyton.


Referente a evolução dos sistemas de gestão para acompanhar as evoluções tecnológicas dos sistemas produtivos, podemos dar destaque aos controles básicos de estoques, os controles de fluxos de produção e armazenagem, a organização a partir dos ERPs (sistemas de gestão com controle de todas as etapas produtivas) e, mais recentemente com a evolução da inteligência artificial, o conhecimento dos desejos, dos interesses dos cidadãos que são os clientes a serem atendidos pelos serviços e pelos bens.


Na educação, setor fundamental para movimentar a economia do País e estimular o movimento social pela modificação do cidadão e da sociedade pelo cidadão, o cliente se mistura com o produto e a sua produção é denominada “um bem social” (destacada na LDB – Lei de Diretrizes e Bases de 1996). Mas, apesar de ser tão importante e transformador, o setor educacional tem uma enorme dificuldade em implantar reformas até com a aplicação da tecnologia no seu sistema produtivo e na estrutura das atividades de aulas.


A resistência à inovação é refletida em debates infindáveis quanto à qualidade, defendida como importante em todas as esferas e graus de discussão, mas que não se encontra a partir de resultados decorrentes de avaliações e de etapas de medição. A educação é um dos segmentos onde a participação do ser humano é mais intensa, mais essencial, pois é ele a matéria-prima, o produto final nas etapas do ensino e um dos fatores de produção mais importantes de todos os ciclos do processo.


Desta forma, por que mapear interesses, mapear satisfação com o processo e mapear satisfação com o resultado são ações vistas como assustadoras e pouco utilizadas efetivamente?


O SINAES, Sistema de Nacional de Avaliação do Ensino Superior, criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 traz um tripé (qualquer analogia com a estabilidade física não é mera coincidência) de elementos de avaliação. A Instituição, os cursos e os estudantes. O grande valor dos SINAES foi destrinchar em eixos (cinco) e dimensões (10) as variáveis importantes e que precisam ser medidas, avaliadas em cada etapa do processo avaliativo.


Dando destaque ao processo avaliativo institucional, que é onde os cursos são ofertados e os alunos estão associados, são 50 itens de avaliação que, se acompanhados de maneira precisa e eficiente, é possível ter um diagnóstico claro do andamento institucional, dos cursos com suas dificuldades e desafios e também da satisfação do estudante em todas as etapas de sua formação no curso dentro da instituição chamada de IES (Instituição de Ensino Superior).


A análise dos indicadores institucionais é como se fosse feita a leitura de um checkup de um organismo. Alguns indicadores institucionais ou de exames são claros em si, mas é preciso fazer um mapeamento mais preciso de falhas de processo a associação de resultados e valores dos indicadores.


Na era da inteligência de dados, em um dos setores de mais sensibilidade social e que mais tem seres humanos participando, não ter um diagnóstico claro dos principais órgãos (IESs) que fazem parte deste ecossistema caracteriza a realidade de um setor onde são oferecidas quase 30 milhões de vagas em cursos de graduação por ano e somente 10% são preenchidas. Junto a este fato, não se pode deixar de mencionar que os valores de mensalidades caem junto com o preço das ações dos grupos educacionais listados em bolsa.


Governança e sustentabilidade são resultados inerentes de um sistema bem gerido, que conhece os seus clientes (candidatos, leads, os milhões de não matriculados), que ouve e dá participação no processo aos seus alunos (medindo e aferindo em tempo real a satisfação do cliente-produto) e que se sintoniza com os segmentos e setores que demandam este aluno formado (aferindo a satisfação dos outros segmentos durante a etapa de formação, trilhas de estágios, programas de traines).


Não aplicar os SINAES adequadamente é não querer conhecer os sinais da qualidade do seu serviço realizado, e não usar o que tem mais valor neste período da história do homem, os dados.


Não são só carreiras que vão desaparecer e não são só profissionais que ficarão obsoletos, mas também as organizações que ignoram a importância do acompanhamento contínuo de uma avaliação de processo, que temem o que será resultado de um ciclo de realimentação contínuo perderão o seu valor e colocarão a sua existência em cheque.


O valor de uma instituição não está no custo de uma mensalidade proposta e sim no valor que o aluno, o cliente e o mercado têm interesse em pagar pelo serviço prestado. Conhecer o custo é parte inerente do processo de gestão e que é considerado superado com a profissionalização do setor (espero que isto seja verdade...), mas saber quanto vale o que se oferece e se disponibiliza é o real valor do bem social que está sendo entregue.


Não usar gestão de dados mantendo um ciclo avaliativo contínuo é a grande causa da falta de sustentabilidade dos negócios educacionais que estão esgotando as carreiras e perdendo o seu valor intrínseco de segmento de transformação, de motivação e inspiração social.


Está na mão dos gestores o papel de salvar as suas instituições, com a aplicação de sistemas de inteligência de dados no acompanhamento dos processos e na melhoria contínua essencial para o setor educacional, em especial no Ensino Superior. Ao Gestor Educacional: não tenha medo dos indicadores e dos resultados, a partir deles a verdade se apresenta e sua ação será mais eficiente, precisa e sustentável.

 

César Silva - diretor Presidente da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP há mais de 30 anos. Foi vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza. É formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Projetos, Processos Organizacionais e Sistemas de Informação.


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