A mais extensa pesquisa sobre turismo sustentável da plataforma até o momento destaca como a incerteza econômica está influenciando decisões significativas acerca desse modo de viajar este ano
A Booking.com acaba de lançar uma nova pesquisa*
com foco em turismo sustentável, com informações coletadas de mais de 33 mil
viajantes em 35 países, incluindo o Brasil. O estudo destaca um dilema, no qual
as pessoas se sentem potencialmente pressionadas a decidir entre cortar custos
e fazer escolhas de viagem mais conscientes. Em um momento de incerteza global,
viajar de forma mais ecologicamente correta continua sendo prioridade para os
viajantes, dos quais quatro em cada cinco (83%) brasileiros acreditam ser necessário
agir agora para fazer escolhas mais corretas e salvar o planeta para as
gerações futuras – sendo a quarta nacionalidade mais engajada neste quesito,
atrás apenas de Quênia, Filipinas e Tailândia, e empatado com a Índia. No
entanto, isso envolve outro dilema que as pessoas enfrentam quando se trata de
serem mais conscientes sobre quando, onde e como viajam: enquanto quase um
terço (32%) acredita que o meio ambiente tende a piorar nos próximos 6 meses,
40% acreditam que também haverá uma piora na crise do custo de vida, deixando
as pessoas sem saber o que priorizar ao tentarem conciliar o que é importante
para elas com as demandas da vida cotidiana.
Com a mudança do clima econômico desde o ano
passado, os grandes temas que estão na mente das pessoas, hoje, são as crises
do custo de vida e a climática. Nove em cada dez (90%) brasileiros dizem que
querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, enquanto dois
terços (67%) afirmam que a crise energética global e o aumento do custo de vida
estão impactando seus planos de gastos. Alguns viajantes, no entanto, acreditam
que não há como conciliar as duas coisas. Com o aumento da inflação, esses
turistas pensam que devem escolher entre sustentabilidade e orçamento.
Um obstáculo para acreditarem em viagens mais
baratas é que 52% dos brasileiros acham que opções de viagem mais sustentáveis
são muito caras (um aumento de 13 pontos percentuais em relação aos dados
de 2022 da Booking.com). Para essas pessoas entrevistadas, combinar
sustentabilidade e viagens não é algo urgente quando a preocupação maior é o
pagamento das contas. Por outro lado, com a volta definitiva das viagens para
algumas pessoas, e um foco mais urgente em escolhas conscientes, mais da metade
(55%) dos viajantes brasileiros estariam dispostos a pagar mais por opções de
viagem com uma certificação sustentável, aumentando os gastos para sentirem que
estão fazendo a diferença.
À medida que um número cada vez maior de viajantes
sente o impacto, esses turistas passam a buscar opções de viagem mais
eco-friendly que incluam recompensas, destacando a compensação percebida entre
fazer escolhas conscientes e economizar dinheiro e a necessidade de ter
incentivos. Mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e
incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas (um aumento de 16 pontos
percentuais em relação a 2022), enquanto 48% se sentiriam encorajados a viajar
de forma mais sustentável se recebessem pontos de recompensa por essas
escolhas, que poderiam usar para obter benefícios grátis ou descontos extras em
sites de reservas de viagens on-line.
“Embora as viagens possam estar de volta, o aumento
do custo de vida e a ansiedade climática levaram a uma maior demanda por opções
mais econômicas e ecológicas”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com.
“Viajar pode ser uma força para o bem, e os próprios viajantes estão
demonstrando ser os agentes da mudança hoje, adotando hábitos de viagem mais
sustentáveis e buscando experiências responsáveis. Estamos prestando atenção e,
junto com nossos parceiros do setor, estamos liderando uma mudança positiva e
examinando cada parte das viagens para apoiar os viajantes e beneficiar as
comunidades locais e seus entornos. Viagens mais sustentáveis são um
investimento para o mundo, e estamos comprometidos em fazer com que fique mais
fácil para todas as pessoas vivenciarem o turismo de uma forma mais consciente
e responsável, não importa onde estejam em sua jornada rumo à
sustentabilidade”.
Como fazer com que escolher
opções sustentáveis seja mais fácil para todos
Desde que a Booking.com comemorou um ano do seu Programa
Viagens Sustentáveis em novembro de 2022, novos recursos e projetos
incluem:
- Os
viajantes agora também podem encontrar e reservar opções de táxi mais
ecológicas em 95 cidades em todo o mundo. Para isso, basta que procurem o
ícone ‘100% Elétrico’ nos resultados de pesquisa.
- Para
maior transparência sobre o impacto dos seus voos, além de poderem
comparar as emissões de CO2 para diferentes opções, os clientes logo verão
um ícone que indica quando uma determinada rota ou companhia aérea está
oferecendo uma opção com emissão relativamente mais baixa.
- Opções
de venda de bilhetes de transporte público estão disponíveis após fazer
uma reserva de acomodação em 47 cidades em todo o mundo.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com
e realizada de maneira independente com 33.228 entrevistados em 35 países e
territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18
anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem
planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela
decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A
pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário