Pesquisar no Blog

domingo, 2 de abril de 2023

Chocolates funcionais são opções saudáveis e que não comprometem a dieta na Páscoa

Produtos com mais cacau e menos açúcares ou até mesmo opções com adição de whey protein e colágeno, ajudam no consumo de proteínas, promovem sensação de saciedade, além de contribuir para o controle de peso e beleza da pele 




A época mais cremosa do ano está chegando e, com ela, os ovos de chocolate! E o que para muitos é sinônimo de felicidade, para outros, pode ser uma preocupação. Mas afinal, chocolates são bons ou ruins para a saúde?

Os chocolates são produzidos a partir da combinação de cacau com manteiga de cacau, açúcares ou adoçantes e outros ingredientes. No entanto, a proporção desses ingredientes varia bastante conforme o tipo do chocolate. O chocolate amargo é o que possui a maior concentração de cacau e menos teores de manteiga de cacau e açúcares; já o chocolate branco, tem menos cacau, mais manteiga de cacau e mais açúcares. A nutricionista da Vitamine-se, Carol Tavares, apresenta as principais vantagens e as opções de substituição para os chocolates comuns.

“Ter essas informações em mente é importantíssimo, pois as vantagens do chocolate se devem ao cacau e quanto menor sua proporção no produto, menor seus benefícios para a saúde”, destaca a especialista.

É no cacau que são encontradas substâncias como triptofano, anandamida, magnésio, entre outros compostos, que ajudam a regular nosso humor, trazendo a sensação de bem-estar, por estimular a liberação de serotonina, também conhecida como “hormônio da felicidade”. Mas será que é só por isso que gostamos tanto de chocolate?

Todos nós nascemos com uma predisposição a gostar do sabor doce, algo que vem desde a nossa evolução. Isso porque o gosto doce era encontrado principalmente em alimentos com alta densidade de nutrientes, como as frutas, importantes para a nossa sobrevivência. Já o amargo, era comum em venenos e toxinas, o que com a evolução, “treinou” nosso cérebro a rejeitar esse sabor.

“O cacau possui naturalmente um sabor mais amargo, assim, para melhorar o seu sabor e aumentar a sua aceitação, o açúcar se tornou o protagonista de grande parte das receitas”, ressalta Carol Tavares.

Esse cenário, no entanto, levanta duas questões importantes: a primeira delas, é que o açúcar está muito associado ao “comer emocional”. Quem nunca se deliciou com um docinho como recompensa depois de um dia difícil ou em uma ocasião especial? Outro fato é que o consumo de açúcar, em excesso, traz diversos prejuízos para a saúde, dentre eles, sintomas como irritabilidade, mau humor e até mesmo depressão.

Isso acontece, pois o excesso de açúcares “desvia” substâncias essenciais da produção de serotonina para sua metabolização - que é a sua transformação em energia - como as vitaminas do complexo B, por exemplo, diminuindo, assim, a liberação do hormônio da felicidade. Além disso, picos muito elevados de açúcar no sangue, faz com que o nosso corpo produza mais insulina, o hormônio responsável pela sua absorção pelas células, promovendo a queda rápida de seus níveis no sangue e sintomas como irritabilidade, mau humor e tontura.

“A glicose é o principal combustível do nosso cérebro. Sem isso, ele não funciona direito, exigindo um grande esforço do organismo para compensar sua falta”, afirma a nutricionista. Por isso, nem todos os chocolates trazem felicidade e a dica para aproveitar os ovos de Páscoa, sem peso na consciência, é ficar de olho nos rótulos!

Carol Tavares ainda aconselha: “procure por produtos com mais cacau e menos açúcares, ou até mesmo as versões adoçadas com adoçantes naturais, como Stevia, por exemplo. Hoje também é possível encontrar alternativas mais nutritivas, como opções com adição de whey protein (proteína do soro do leite), que além de ajudarem no consumo de proteínas, ainda promovem a sensação de saciedade, contribuindo, assim, para o controle do peso corporal. Há, ainda, variedades com colágeno adicionado, uma proteína que ajuda a promover a beleza da pele”, conclui a nutricionista da Vitamine-se.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados