As ofertas se tornaram as queridinhas
do varejo para fisgar os clientes. Mas é melhor ter cuidado com os descontos
para não comprometer a rentabilidade Freepik
Com a inflação elevada e a
confiança do consumidor ainda patinando, o varejo aposta em promoções para
aumentar as vendas e movimentar os estoques. Mas promoção não é apenas uma
ação de marketing, ela deve dar algum lucro para a empresa.
Pesquisas mostram que os
consumidores valorizam mais as promoções com obtenção de benefícios financeiros
imediatos, como as que oferecem redução do preço ou as do tipo "leve 3 e
pague 2". Muitas vezes essas ações motivam o consumidor
a trocar a marca que tinha intenção de adquirir por outra em
promoção.
Confira abaixo algumas dicas
para fazer promoções inteligentes, garantindo mais resultados e gastando menos:
1 GARANTA
GANHOS PARA OS DOIS LADOS
A economia desaquecida pode
levar muitos lojistas a vender seus produtos pelo preço de custo, quando a
empresa precisa de capital de giro, por exemplo. Porém, promoção inteligente é
aquela que funciona e, portanto, proporciona benefícios para os dois lados
(empresário e cliente).
A promoção tem de dar lucro
para a empresa, sendo que para ter algum lucro com a promoção, o desconto
precisa ser menor que a margem de lucro do produto. Muitos se esquecem de
fazer essa conta e colocam o mesmo desconto para um setor inteiro.
2 VALORIZE
OS LANÇAMENTOS
Se a intenção é convencer o
consumidor a substituir um produto tradicional por outro recém-chegado às
prateleiras - e ainda sem credibilidade - a redução de preço pode não ser
o melhor caminho.
Em vez disso, o consumidor pode
ser seduzido com propostas de experiência, como a oferta de amostras grátis e
degustações.
Essa estratégia ficou bem
evidente há alguns anos durante a chamada guerra dos aplicativos de viagem,
quando a hoje extinta Easy Taxi chegou ao Brasil para concorrer com o Uber.
Para o lançamento, a empresa liberou corridas gratuitas por São Paulo durante
24 horas. A iniciativa manteve 90% dos motoristas do novo serviço ocupados
durante todo o período da promoção.
3 DEFINA
CLARAMENTE O TEMPO DE OFERTA
Há dois perigos na famosa frase
“enquanto durarem os estoques”: a dificuldade de planejamento e o excesso de
adesão. Nos dois casos, a proposta pode trazer grandes problemas ao lojista.
No caso de supermercados e lojas que trabalham com variedade maior de produtos,
ofertas com maior tempo de duração podem prejudicar a ação, já que tende a
dispersar os consumidores. O mais indicado é que dure apenas um dia. Já para
restaurantes e negócios com um público mais uniforme, o ideal é que a promoção
dure, no mínimo, uma semana, para que o estabelecimento seja recomendado para
novos possíveis clientes.
4 TENHA
CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS
Não confunda promoção com bom
relacionamento nas redes sociais. Essas mídias funcionam melhor como uma forma
de interação e para conhecer o público-alvo.
Do mesmo jeito que a
internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou produto em curto período
de tempo, também pode trazer à tona uma enormidade de reclamações de clientes
insatisfeitos.
Assim, só divulgue suas promoções se sua empresa estiver preparada para o
alcance que as redes sociais proporcionam.
5 USE O
CADASTRO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA
Com o cadastro de clientes, o
empresário consegue traçar o perfil de seu público, e saber quais são os
maiores interesses de cada grupo.
Tendo um histórico de compras,
é possível encontrar informações complementares como profissão, restrições
alimentares, idade, estilo e tamanho de roupas e calçados de cada cliente. E
usá-las para planejar as promoções.
Uma sugestão é aproveitar as datas
comemorativas para diferenciar a promoção. No país há muitas datas
comemorativas que poderiam ser melhor aproveitadas pelos comerciantes.
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