Agtech Supercampo,
formada por 12 cooperativas, é responsável pela criação e desenvolvimento dos
Balcões Digitais
O agronegócio tem sido reconhecido como um vetor
crucial do crescimento econômico brasileiro. Em 2020, a soma de bens e serviços
gerados no agronegócio chegou a R$ 1,98 trilhão ou 27% do PIB brasileiro.
Dentre os segmentos, a maior parcela é do ramo agrícola, que corresponde a 70%
desse valor (R$ 1,38 trilhão), a pecuária corresponde a 30%, ou R$ 602,3
bilhões.
O PIB do agronegócio no Brasil, calculado pelo
Cepea- USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada de São Paulo), em
parceria com a CNA – Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, cresceu
8,36% em 2021. Na última medição, o setor alcançou uma participação de 27,4% no
PIB brasileiro, a maior taxa desde 2004.
Os investimentos no setor levam o Brasil a ser
referência em práticas modernas, entre elas o investimento tecnológico, não
limitado à tecnologia para campo e colheita, mas também para o e-commerce. E
com esse foco, as cooperativas passam a investir também em novas formas de
negócio, com suporte tecnológico, surgindo assim, os balcões digitais, uma nova
ferramenta de compras para as cooperativas.
Leandro Carvalho, CEO da Supercampo, responsável
pela criação dos balcões digitais das cooperativas formadoras da agtech,
explica que o visual do Balcão Digital é similar a de um e-commerce, onde o
cooperado realiza o pedido online por meio de uma plataforma virtual completa e
ilustrada, podendo optar em pagar de forma digital ou presencial na loja. “Com
essa ferramenta, a compra de produtos recorrentes pelo cooperado se torna mais
rápida e fácil, onde a pessoa pode salvar o pedido para repeti-lo quando
precisar, além de facilitar a retirada do produto, que pode ser realizada pelo próprio
cooperado, ou por funcionários, sem o risco de erro na compra”, salienta.
“Hoje todo processo de digitalização das
cooperativas não é algo 100% tecnológico, ao contrário, é um processo
comercial”, enfatiza Leandro. Para ele, a criação dos balcões digitais para as
cooperativas é uma tendência e um facilitador para atender o público cooperado.
“A agilidade, confiança e facilidade na compra, por ela ser atrativa, gera uma
nova experiência, não apenas ao cliente, como para o vendedor, que tem todo o
estoque num mesmo aplicativo”, explica.
O papel da Supercampo nesse processo da criação dos
Balcões Digitais é unificação dessa forma de compra e a negociação realizada
visando à redução de custos para as cooperativas. “Com o tempo, o cooperado
será o maior beneficiado, pois terá, além de uma tecnologia de ponta, as melhores
opções de negócios e de custo”, finaliza Leandro.
Supercampo - formada pelas cooperativas Agrária, Alfa, Capal, Castrolanda,
Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e
Lar
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