Omnidata Intelligence é uma metodologia de negócios responsável por extrair valor de inúmeras fontes de dados. Atualmente, existem muitas fontes de dados disponíveis, mas poucos meios para os proprietários de empresas extraírem o valor total da enorme quantidade de informações que têm acesso. Mas novos problemas geram, inevitavelmente, novas soluções e a Omnidata é uma delas.
O tempo em que o marketing trabalhava apenas no achismo ficou no passado. Hoje,
principalmente no marketing digital, existem diversas ferramentas onde
conseguimos por meio de análise de dados direcionar melhor as estratégias,
diminuindo as chances de possíveis fracassos e perda de recursos.
No varejo, os Web Analytics têm ajudado os e-commerces a se posicionarem
estrategicamente, trazendo o entendimento de todos os passos dos clientes.
Dados básicos, como número de visitantes, origem, taxa de rejeição e tempo
médio de navegação na loja on-line tem orientado os profissionais na melhoria
de UX (User Experience), UI (User Interface), além de conteúdo e
mensuração da satisfação do público em relação à estratégia de posicionamento
da empresa. E nas lojas físicas? Quais as possibilidades para extração de dados
assertivos para a tomada de decisão?
Nas lojas físicas, uma das responsabilidades do profissional de Trade Marketing
é melhorar a exposição dos produtos, que também pode ser feita por meio da
análise do comportamento do consumidor. As análises, na maioria das vezes, são
realizadas manualmente, algo efetivo, mas na visão tecnológica, nem tanto.
Segundo o premiado cientista de mídia social no HubSpot e autor de livros, Dan
Zarrella, marketing sem dados é como dirigir de olhos fechados. E realmente ele
está certo, pois, independente do físico ou digital, trabalhar com dados reais
é importante para estabelecer estratégias sólidas, e com o avanço da tecnologia
novas possibilidades começam surgir.
Como IoT pode ajudar?
Uma maneira de usar a tecnologia para aprimorar o relacionamento com os
clientes é por meio da Internet das Coisas, que funciona por meio de
dispositivos embutidos em objetos, eletrônicos, softwares e redes com o
objetivo de trocar e coletar informações com ferramentas e sistemas na
internet.
Em lojas físicas, câmeras, Wi-Fi Guest e contadores de pessoas podem monitorar
e avaliam o comportamento dos clientes, dentro e fora de lojas, trazendo insights
valiosos para estratégias de PDV, aumentando as possibilidades de compra. A
inteligência do negócio é um futuro promissor para o planejamento e a
assertividade em Trade Marketing e Visual Merchandising, direcionando as ações
que precisam ser realizadas em fachadas, vitrines e prateleiras.
Com a inteligência do IoT em câmeras surge a possibilidade de mapear a jornada
do consumidor dentro da loja, retirando ideias para melhorar o posicionamento
de produtos. No Wi-Fi-Guest, a inteligência do marketing digital pode
influenciar na criação de campanhas personalizadas de remarketing para
visitantes locais, por exemplo.
Além da loja física
Além do varejo, o Omnidata Intelligence é cabível em diversos segmentos como
restaurantes, hospitais, estádios, aeroportos etc. Quem não se irrita com uma
fila gigante ou a demora para ser atendido?
Reposicionamento
de colaboradores conforme demanda de clientes é um dos pontos que pode ser
trabalhado por meio da IoT nas câmeras, garantindo a satisfação dos clientes em
diversos tipos de estabelecimentos comerciais, e efetivando a fidelização.
Na saúde, antes da Covid-19, a lotação de hospitais já era uma preocupação, principalmente em horários de pico. Após a pandemia, a alta concentração de pacientes ocorre periodicamente por conta de surtos. A IoT pode auxiliar neste controle. Com câmeras e dispositivos de rede, posicionamento de funcionários, monitoramento de filas e multidões, rastreamento de profissionais específicos e equipamentos perdidos, as possibilidades são infinitas e não se limitam somente às lojas físicas, mas aos diversos tipos de espaços.
Explore!
A IoT traz oportunidades significativas para melhor análise de comportamento do consumidor, fazendo com que cada vez mais os dados sejam explorados e efetivando o Data Driven Marketing como uma estratégia indispensável para as companhias.
No mundo atual, a tecnologia vem tomando espaço de alguns setores
trazendo mais efetividade e consequentemente descartando algumas funções, mas
no marketing a IoT pode ser um grande aliado. Com mais dados e mais
possibilidades, não existem limites para a melhoria de processos, que virá com
inovação e os novos rumos do marketing no varejo. A inteligência Omnidata pode
dar voz aos seus clientes e identificar exatamente o que você precisa para
levar seus serviços a um novo patamar.
Gabriel Climas -
Head de Marketing na Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções com
foco em automação IoT, segurança, monitoramento omnidata, redes, edge
performance e armazenamento.
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