Empresas que não
se abriram ao avanço tecnológico têm problemas com acúmulo de trabalho, atrasos
constantes e perdas de prazos Pixabay
A oferta de fretes de cargas, no Brasil, encerrou
2021 com um aumento de 37,6% quando comparado ao ano de 2020. O motivo, segundo
a 6ª edição do “Relatório FreteBras – O Transporte Rodoviário de Cargas”, é o
avanço da digitalização em meio à pandemia da Covid-19, responsável por
impactar de maneira positiva o segmento de transportes e logística como um
todo. A tendência é que o setor cresça ainda mais, com direito a drones,
caminhões autônomos, same day delivery, gestão inteligente e tecnologias para a
segurança de dados.
Frente a essa realidade, e com clientes cada vez
mais imediatistas visando agilidade, mas sem deixar de lado a eficiência, a
qualidade e custos reduzidos, um assunto vem ganhando corpo nas empresas para
garantir o equilíbrio dos custos no segmento logístico: reduzir erros humanos,
bem como aumentar a lucratividade das vendas: trata-se da auditoria de fretes.
Tudo porque, de tempos em tempos, segundo o que
consta em contrato, as transportadoras fazem o envio de pré-faturas para as
empresas. Tais documentos são como um “espelho” da cobrança e servem para a
autenticação da fatura que será enviada para posterior pagamento. O ideal é que
a conferência desses espelhos seja feita à medida que eles vão sendo enviados,
o que evita acúmulo de trabalho ou atrasos em contestações. E este é justamente
o trabalho das auditorias de fretes.
Por ajudar os embarcadores, que são as pessoas
(físicas ou jurídicas) responsáveis por contratar o frete terceirizado, a
identificar as falhas de cobranças por parte das transportadoras, e em alguns
casos até corrigir erros operacionais que podem causar prejuízos, tal tarefa,
que tem seu ponto de atenção diretamente nos pagamentos, tem vários benefícios:
checar duplicidades; se os serviços entregues estão em consonância com o que
foi preliminarmente acertado em contrato; o cumprimento das tabelas e regras; o
impedimento de cobranças erradas; e um controle assertivo e em tempo real do
andamento de todo o trabalho.
Outra vantagem, como explica Rodrigo Fávero, CEO da
Everlog, especializada na gestão de fretes com foco na redução de custos com
uso de Sistemas de Gerenciamento de Transportes (TMS), é o impedimento do
pagamento indevido de tributos, bem como a perda de prazos, tendo, portanto, um
maior nível de compliance fiscal.
Além disso, com a solução é possível ampliar a
qualificação do transporte: “Com ela, o gestor passa a ter um controle sobre
quais empresas têm melhor avaliação, elevando o nível de toda a sua cadeia
logística”, informa.
Rodrigo Fávero- CEO da
Everlog.
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