Crédito: Parque das Aves |
Aves têm como destino o Projeto Jacutinga, que reintroduz no ambiente natural os filhotes desta espécie da Mata Atlântica
Programa da LATAM está vinculado à sua estratégia de Sustentabilidade e disponível para sociedade e ecossistemas da América do Sul em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais
A LATAM Cargo, por meio do Programa Avião Solidário, concluiu ontem (5/7) o transporte aéreo gratuito de três aves da espécie jacutinga (Aburria Jacutinga), considerada ameaçada de extinção. Os animais nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), e foram enviados para o Projeto Jacutinga, em São Paulo (SP).
O projeto, da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), busca aumentar a população de jacutingas em seu ambiente natural de ocorrência por meio da reintrodução e monitoramento de animais, baseado em pesquisa científica, educação ambiental e articulação com órgãos ambientais. O transporte ocorreu no voo LA3109 (Foz do Iguaçu-São Paulo/Congonhas), que decolou às 10h35 e pousou às 12h01.
“O programa Avião Solidário acumula no Brasil um histórico de transporte gratuito de mais de 4600 animais de diferentes espécies, sobretudo as ameaçadas de extinção. Somente em 2022, já foram transportados mais de 120 animais silvestres pelo programa no Brasil”, conta Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.
Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves, destaca que “o transporte da LATAM é crucial para fortalecer os esforços atualmente empregados pelo Parque das Aves e seus parceiros em projetos de conservação que estão em desenvolvimento. Essa parceria contribui com o abrigo e acolhimento de animais que por ações antrópicas não têm a possibilidade de retornar ao seu ambiente natural, bem como no transporte de animais que são peças-chave para a conservação direta ou indireta de espécies muito ameaçadas de desaparecer. A LATAM Cargo faz junto com Parque das Aves, SAVE Brasil e AZAB uma diferença enorme na conservação destas espécies ameaçadas”.
Os animais recebidos pelo Projeto Jacutinga geralmente
vêm de zoológicos ou criadouros, e passam por um período de ambientação com
treinamento para aprimorar os sucessos da sua reintrodução em seu ambiente
natural. Após esse período, ocorre uma reintrodução branda acompanhada do
monitoramento via transmissor VHF de todos os indivíduos. “Ações de conservação
nunca são realizadas de maneira isolada. Por isso, parceiros que possibilitem
que as ações necessárias sejam conduzidas com eficiência, tanto em ambiente
natural, quanto dentro da instituição, têm importância vital”, enfatiza Paloma.
O Parque das Aves e o Projeto Jacutinga mantêm
colaboração desde 2017 para reintroduzir no ambiente natural os filhotes desta
espécie endêmica da Mata Atlântica.
Já o programa Avião Solidário do grupo LATAM existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, pois coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha aérea da empresa para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário