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quarta-feira, 25 de maio de 2022

Soft Skills: Aprenda a Desenvolver Habilidades Interpessoais.

As soft skills são habilidades que não se relacionam com os conhecimentos técnicos de uma pessoa. Essas habilidades podem ajudar profissionais qualificados a conseguirem excelentes oportunidades no mercado de trabalho, mas também podem fazer com que profissionais com vasto conhecimento em sua área de atuação não consigam evoluir dentro das empresas.

Algumas décadas atrás, era lugar-comum acreditar que o profissional mais preparado seria aquele formado nas melhores faculdades, que saiba falar o maior número de línguas e que tenha um extenso portfólio de cursos. Ao avaliar um profissional, portanto, somente as suas Hard Skills eram colocadas em jogo. 

A gestora de carreiras, hipnoterapeuta e especialista em desenvolvimento humano Madalena Feliciano explica que, hoje em dia, empresas ao redor do mundo inteiro reconhecem a importância não apenas de qualidades técnicas. Cada vez mais, também valorizam as características ligadas ao espectro subjetivo do indivíduo. 

E é quando falamos de interpessoalidade que entendemos por que as Soft Skills são tão importantes no ambiente corporativo. 

No que se refere aos relacionamentos necessários nos ambientes de trabalho, eles podem, facilmente, gerar problemas para funcionários e líderes. “Nas empresas, principalmente tendo em vista um momento de pandemia, no qual a comunicação se tornou essencial no Home Office, os relacionamentos entre colaboradores podem ser difíceis de tal modo que ocasionam discussões e ainda outros prejuízos mais sérios.” diz a especialista.

No mercado de trabalho, as soft skills são muito desejáveis em um candidato, afinal, o conhecimento técnico pode ser desenvolvido de diversas formas. 

Um líder do segmento de tecnologia pode fazer inúmeros cursos, ler livros técnicos e até mesmo aprender na prática as questões relacionadas à sua área de atuação. “Porém, se ele não consegue liderar bem a sua equipe, comunicar-se de forma assertiva e objetiva, passar bons feedbacks e respeitar a diversidade dos seus liderados, ele provavelmente não será um profissional desejado pelas empresas.” indaga Madalena. 

A gestora de carreiras Madalena Feliciano cita algumas soft skills muito importantes, confira:

• Saber ouvir as pessoas;
• Ter facilidade para expressar ideias;
• Ter uma atitude positiva em relação aos desafios;
• Empatizar com os sentimentos dos outros;
• Ter pensamento crítico com foco em buscar soluções;
• Ter inteligência emocional para lidar com frustrações.


Como desenvolver as Soft Skills?

Para desenvolvê-las, você deve começar tendo a mente aberta para refletir sobre quais são os pontos de melhora da sua personalidade.

Uma pessoa que é muito impulsiva, por exemplo, pode tentar ponderar as situações com mais calma e avaliar todas as possibilidades previsíveis antes de tomar decisões.

Alguém que é muito individualista pode começar reconhecendo essa característica para se esforçar mais em ser colaborativo quando for colocado em projetos que demandam o trabalho em equipe.

Além disso, é importante solicitar feedbacks de colegas e superiores. Conversar com alguém da equipe de Recursos Humanos da empresa pode fazer com que novas descobertas e oportunidades surjam para o desenvolvimento das soft skills.

“Treinar essas habilidades interpessoais não promete somente capacitar os funcionários a conseguirem se portar com mais inteligência emocional nos ambientes, mas também traz à empresa uma grande vantagem: Empregados mais do que competentes e capazes, empregados leais que, antes de tudo, são boas pessoas.” ressalta Madalena. 

Uma pesquisa realizada pela Manpower Group com 26 mil empregadores em 43 países, mostra que um terço das empresas estão investindo no treinamento das habilidades interpessoais, as Softs Skills, com os funcionários. No Brasil, o percentual é de 43% de empresas que se preocupam com as comunicações interpessoais. 

Para Madalena Feliciano, “treinar as soft Skills, apesar de ser muito importante, pode ser muito desafiador e trabalhoso, já que envolve mais do que apenas o investimento, mas também a dependência da vontade de outras pessoas”. Ter habilidades comportamentais que facilitam os relacionamentos é essencial, mas como?

A gestora explica que nesse tipo de treinamento, são trabalhados habilidades como empatia, flexibilidade, modos de trabalho - sob pressão, em equipe -, liderança. Por meio de um gerenciamento de tempo, hábitos e modos comuns de se portar, toda a equipe consegue ter êxito nessa tarefa. 

Além disso, as pessoas que possuem boas soft skills podem não só conseguir boas oportunidades na carreira, mas também ter uma qualidade de vida melhor em relação à família, amigos, relacionamentos e muitas outras áreas. 

“O treinamento precisa, obrigatoriamente, despertar interesse. As partes precisam ter vontade de se autoconhecer. Para promover isso, os Softs Skills precisam ser mais do que apenas um tempo desperdiçado na frente do computador. Precisa promover interesse e atividades práticas.” finaliza Madalena Feliciano.

 
Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos.


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