Mudanças no
mercado, aumento de preços e busca por flexibilidade alteram perfil de
consumidores jovensCrédito: Envato
Nada de ansiedade pela maioridade legal para correr
com a busca pela primeira habilitação. De acordo com uma pesquisa realizada
pela Tecnobank, a maior parte do público brasileiro na faixa etária entre 18 e
25 anos não comprou carro nos últimos dois anos e tampouco pretende comprar nos
próximos dois.
De fato, já faz alguns anos que a relação das
gerações mais novas com bens duráveis vem se modificando. Enquanto os boomers
tendiam a buscar estabilidade - o que envolvia, entre outras coisas, adquirir
imóveis e automóveis próprios -, millennials e as gerações Y e Z questionam os
benefícios de se apegar a esse tipo de aquisição. Para muitos, comprar uma casa
ou um carro significa prender-se a um estilo de vida mais engessado, que impede
grandes mudanças - exatamente o oposto do que eles querem para a própria
trajetória pessoal e profissional.
Registros de contratos de financiamento de veículos
são a especialidade da Tecnobank, responsável pelo levantamento. Segundo o
estudo, quanto menor a idade, menor é a intenção de comprar um carro nos
próximos 24 meses. Para o diretor de Comunicação e Marketing da empresa,
Cristiano Caporici, há outros motivos para essa mudança no comportamento dos
jovens. “Além do perfil desses consumidores, que querem mais flexibilidade para
suas vidas, há fatores econômicos envolvidos. Atualmente, eles preferem aplicar
esse dinheiro em itens como viagens e até mesmo investimentos financeiros”,
explica.
Tecnobank
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